segunda-feira, março 19, 2012

Corrupção: a reportagem do Fantástico

Vídeo onde comento a reportagem do Fantástico mostrando as imagens "chocantes" de corrupção em um hospital público. Tento apontar as 3 principais causas da corrupção, alegando que houve um desvio de foco na reação do público. É como dizia Stanislaw Ponte Preta: "Ou restaura-se a moralidade, ou nos locupletemos todos". Como não pretendo aderir ao esquema de corrupção, só me resta lutar pelo resgate da moralidade. E isso passa, necessariamente, pela redução do tamanho do governo.

7 comentários:

márcio disse...

redução do tamanho do governo como no caso de um hospital público ? acabar com os hospitais públicos ? só ter hospital privado ? é isso que vc pensa ?

Francisco Fernandes disse...

Realmente,da forma que a reportagem foi
realizada e da maneira que repercutiu,da a impressão que o único culpado é o "representante comercial da S/A e Cia Ltda".

Anônimo disse...

Tanto na reportagem, como nos comentários sobre a mesma, verifica-se que está sendo enfatizado apenas um dos lados da corrupção, a dos empresários, ignorando-se o outro lado, que é muito mais grave, a dos agentes públicos.

Paultruc

Alexandre disse...

Os SUS é baseado numa falácia, onde a saúde é reconhecida como direito e não um bem. Temos de lembrar q quando falamos saúde estamos nos referindo à profissionais caros e insumos mais caros ainda. Como pode ser direito vc receber algo caro? Nos países europeus com sistemas socializados vemos já um sistema ineficiente, com filas de mais de 1 ano para se consultar com um especialista.
Alguém vai se perguntar. E como os pobres serão atendidos? Se vc quiser pagar po ele tudo bem, mas não obrigue quem não quer. O nome disso é altruismo.

Bruno Tôrres de Melo Rêgo. disse...

Rodrigo, tendo em vista que o inchado e imenso Estado brasileiro só faz crescer e não vemos nenhum sinal de intenção de redução dessa robustez, em algum momento, num momento limite, esse Estado vai explodir e colapsar. Quanto tempo você acha que isso demora e, quando explodir, o que vai acontecer com o Brasil? Penso que chegaremos num ponto de ineficiência tal em alguns setores, que os serviços vão simplesmente parar e até serem retomados levará um bom tempo, prejudicando enormemente a população. O que vai se fazer com uma imensa legião de funcionários públicos que estudaram pra passar num concurso, se agarraram nas tetas do Governo e, de repente, estarão sem emprego e sem qualificação pra buscar uma posição no mercado? Eu tenho muito medo do Brasil virar uma Grécia, muito mais populosa e muito mais difícil de resolver.

Anônimo disse...

O emrpesário faz isso pra sobreviver, agora o funça n tem desculpa, ele tem estabilidade e já ganha muito mais do que quem trabalha na iniciativa privada
A intenção foi essa mesma, demonizar os empresários pro povo estúpido querer mais governo
ntsr

Anônimo disse...

Três empreiteiros estão visitando a Casa Branca. Um americano, outro canadense e o terceiro brasileiro. O guia que os acompanha pergunta o que eles fazem. Ao saber que são empreiteiros, ele diz:
- Que bom! Nós estamos justamente com um problema na cerca oeste, que precisa ser refeita. Vocês não querem fazer um orçamento?
O empreiteiro americano pega uma trena e mede a cerca. Ele pega uma calculadora e um caderninho, faz umas contas e diz:
- Vai custar 900 dólares. 400 de material, 400 de mão-de-obra e 100 do meu lucro.
O empreiteiro canadense faz suas contas e diz:
- Posso fazer por 700. 300 de material, 300 de mão-de-obra e 100 do meu lucro.
O empreiteiro brasileiro nem faz conta. Já diz de cara:
- Vai custar 2.700.
O guia, incrédulo, responde:
- O senhor nem mesmo mediu a cerca como seus colegas! Como e que chegou a esse valor?
- Fácil! - responde o empreiteiro brasileiro - 1.000 para mim, 1.000 para você e contratamos o empreiteiro canadense!