Idéias de um livre pensador sem medo da polêmica ou da patrulha dos "politicamente corretos".
terça-feira, junho 29, 2010
Ponto para a Liberdade
Lei sobre porte de armas nos EUA vale também para estados federados, decide Suprema Corte
O Globo / Agências internacionais
RIO - A Suprema Corte dos Estados Unidos estendeu nesta segunda-feira os direitos de porte de armas para todos os estados e cidades do país, num julgamento envolvendo um caso de Chicago. Com 5 votos a 4 - uma divisão entre as linhas conservadoras e liberais -, a mais alta corte dos EUA ampliou a Segunda Emenda da Constituição, de 2008, para que os americanos tenham o direito de portar armas em todas as cidades e estados.
O direito de portar armas era aplicado anteriormente apenas para as leis federais e territórios federais, como a capital Washington DC, onde o tribunal derrubou uma proibição de arma semelhante na sua decisão de 2008.
O porte de armas tem sido uma das questões que mais dividem a poupulação social, política e juridicamente. Cerca de 90 milhões de pessoas nos EUA portam aproximadamente 200 milhões de armas de fogo.
Em boa hora chega essa decisão.
ResponderExcluirOlá Rodrigo, gostaria de dar os parabéns pelo blog e pelos excelentes comentários sobre economia e política. Sou estudante de economia do IBMEC e ficaria muito grato se houvesse um artigo sobre a relação do ouro com inflação e uma análise da nova política cambial chinesa . Obrigado.
ResponderExcluirÓtima decisão da Suprema Corte dos EUA. Que pena que ainda não experimentamos algo assim por aqui. Cada vez fica mais evidente a correlação Mais Armas, Menos Crime.
ResponderExcluirEm boa hora chega essa decisão.[2]
ResponderExcluirQuem tiver interesse no assunto vai encontrar um bom material no trabalho do economista John R. Lott (http://johnrlott.blogspot.com)
ResponderExcluirNo nosso país é o inverso, proibiram o povo de ter armas, sob alegação que o cidadão armava os bandidos pela falta de experiência no manuseio etc., então escancaram as leis e fronteiras para os marginais que nos intimidam, e gozam de todos os privilégios que a lei lhes facultam. Um povo desarmado e sem voz, é subserviente e incapaz de reagir e isso não é estreia esse filme já foi exibido.
ResponderExcluirNos EUA é assim: máxima liberdade com máxima responsabilidade pessoal.Aqui, ao contrário, é mínima liberdade com mínima responsabilidade pessoal. Cada povo com seus avanços e atrasos!
ResponderExcluirpaulo roberto