Idéias de um livre pensador sem medo da polêmica ou da patrulha dos "politicamente corretos".
quinta-feira, setembro 09, 2010
O estrago petista na Petrobras
Rodrigo Constantino
Somente neste ano as ações da Petrobras já perderam 25% de valor em dólar, enquanto o Ibovespa está praticamente estável. É o custo PT destruindo valor na principal empresa do país. A Petrobras valia cerca de $ 200 bilhões no começo do ano, e agora vale $ 150 bilhões. Esses $ 50 bilhões a menos foram dizimados pela politicagem oportunista do governo Lula na estatal, de olho grande no pré-sal.
A empresa fará um mega levantamento de recursos no mercado daqui a alguns dias. O valor esperado é semelhante ao destruído por conta das incertezas dos investidores e da supervalorização das reservas de petróleo da União na hora de capitalizar a empresa com esse ativo (para os leigos, trata-se de roubo puro e simples).
Eis a brilhante lógica petista: para levantar $ 50 bilhões de capital novo para a estatal, o governo destrói $ 50 bilhões de valor de mercado dela antes! Fica tudo na mesma depois, com uma singela diferença: agora os acionistas privados minoritários (ou seria "menor otários"?) serão diluídos, enquanto o governo terá maior participação na empresa. Milhares de investidores do FGTS precisam perder, para o governo ganhar. Nada mais justo!
O petróleo é "nosso"; mas os recursos provenientes do "ouro negro" é deles, já que ninguém é de ferro (muito menos os "altruístas petralhas"). E para quem acha que está ruim, lembre-se que sempre pode piorar. Vide a PDVSA do camarada Chávez, na Venezuela, aquele que declarou abertamente sua preferência por Dilma nas eleições brasileiras. Por que será?
Petrobrás era "blue ship". Virou carne de vaca.
ResponderExcluirVocê acreditaria no papel de uma empresa cuja diretoria é vista em comícios de bairro prometendo ilusões a um povo subdesenvolvido?
ResponderExcluirA banalização das obras eleitoreiras que o Mulla obriga a Petro a fazer em detrimento dos acionistas, como o caixa da empresa esta baixo e ela esta proxima da inadimplência, recorrendo mensalmente a bancos e alavancando mais dívidas com previsão de lucro a muito longo prazo. O pré sal por enquanto é só gogó e ninguém quer mais financiar as falácias do PT com o dinheiro da empresa.
ResponderExcluirBem feito, e os tontos falam que a Petrobrás é nossa. Sustentamos esse governo comprando carros e colocando combustível. Se o brasileiro souber que paga o carro mais caro do mundo e o combustível também, talvez pense um pouco mais e escolha um futuro melhor para seus filhos. E tem mais, quase toda a frota circulante pertence aos bancos que a financia. Infelizmente a indústria automobilística e a Petrobrás são duas doenças graves, que acabam com o dinheiro do pobre contribuinte brasileiro.
ResponderExcluirO Correios diz: estatais, amanha todas vcs serão iguais a mim!
ResponderExcluirVocê é um otimista. O realismo diz que os Correios até que aguentaram bastante. Já percebeu como a Petrobrás anda correndo por aí atrás de dinheiro?
ResponderExcluirBanditismo total. Nenhum parâmetro ético. Só roubar.
ResponderExcluir