segunda-feira, agosto 15, 2011

Vamos abusar dos ricos!

Meu texto novo no OrdemLivre.org sobre a retórica sensacionalista do presidente Obama, que quer "resolver" o problema do défict aumentando impostos sobre os ricos.

14 comentários:

  1. Eu ouvi um dado que o governo americano está gastando 25% do PIB e arrecadando 15% em impostos. Veja só 15% em impostos apenas! No Brasil como sabemos arrecada-se mais que o dobro disso. O que as pessoas estão defendendo aqui é a subida da arrecadacao para 20% e a reduzida dos gastos para 20%. Me parece justo, o que vc acha Rodrigo?

    Se vc concorda em que subir os impostos de 15% para 20% é aceitável, então a pergunta seguinte é de onde poderá vir essa arrecadacao extra?

    1 - Dos mais pobres
    2 - Dos mais ricos
    3 - Do setor produtivo

    Estou no grupo dois e acho que a contribuicao terá que vir de lá. Não vejo outra saída. Vc vê? Achar que o governo americano vai reduzir gastos de 25% para 15% do PIB, de forma a não precisar aumentar impostos é utópico.

    ResponderExcluir
  2. Sergio Oliveira, A resposta é DIMINUIR DESPESA, CONTROLAR ORÇAMENTO, DIMINUIR OS ENTITLEMENTS, ou VS acha que estes 40% que são arrecadados no Brasil são bem aplicados.
    AMENTAR IMPOSTOS? O CÉU É O LIMITE!
    É possível que até aqui neste Blog não vem nem uma sugestão de como diminuir a despesa pública?

    ResponderExcluir
  3. Hearing OBAMA, Kerry, Reid, Barney Frank speaking about the Tea Party movement you learn what you fighting against: You fighting against hypocrisy, you fighting the scum of morality, you are fighting lies.

    ResponderExcluir
  4. Samuel, concordo que tem que diminuir e conter as dispesas, mas veja que as dispesas estão em 25% do PIB. Vão ter que fazer um esforco grande para baixar para 20%. Me parece IMPOSSIVEL achar que vai ser viável no curto/médio prazo baixar isso para 15% do PIB, mesmo acabando com a guerra do Iraque e Afagenistão. Acho que nem o Tea Party consegue explicar como vão fazer isso. Isso terá que ser feito de forma progressiva.

    Concordo que o Obama fala de uma maneira muito agressiva contra os ricos, como um socialista ignorante. O texto do Rodrigo toca bem nesse ponto. Mas o que ninguém explica é como vai-se gerar um superávit no curto prazo, sem elevar impostos. Não me parece racional dizer que "basta cortar gastos". Estamos falando de um corte de 25 para 15 porcento. É uma fatia gigantesca do orcamento.

    ResponderExcluir
  5. Sérgio, a solução passa pela mudança do modelo, pelo encontro com a realidade, pelo desmonte do welfare state. Ou seja, não há solução sem cortar corte estrutural, leia-se os "entitlements" (Medicare, Medicaid e Social Security). São insustentáveis e precisam ser desarmados.

    ResponderExcluir
  6. Vejam isso: http://abcnews.go.com/Politics/warren-buffett-raise-taxes-wealthy-friends/story?id=14307993

    O que eu sugiro é: primeiro veja o máximo que se pode cortar dos entitlements. Não creio que será possível cortar tudo numa tacada só. Provavelmente terá que ser progressivo.

    E temporariamente faz isso que o Buffet está recomendando.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, alguns dados que você apresentou em seu artigo vão de encontro com o que li nesse outro, no G1: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/08/warren-buffett-pede-aumento-de-impostos-dos-mais-ricos-como-ele.html.
    O investidor Warren Buffet está defendendo um aumento de impostos para os mais ricos e afirmando que, realtivamente, está pagando menos impostos que os mais pobres.
    Ele tem razão ou está sendo demagogo? Ou será que entendi algo errado?

    ResponderExcluir
  8. Gustavo8:29 PM

    Sergio, onde leste essas mentiras?
    Me parece que esses numeros sao apenas os impostos e gastos do governo federal, nao vamos nos esquecer que la o federalismo eh forte, entao tambem tem impostos estaduais e municipais. Colocando tudo na conta, os impostos nos EUA ficam em torno de 27% (felizmente ainda abaixo de todos os paises social-democratas da Europa, e do Brasil):

    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Tax-Revenues-As-GDP-Percentage-%2875-05%29.JPG

    Ja os gastos do governo ficaram em aproximadamente 40% do PIB em 2010:

    http://www.usgovernmentspending.com/us_20th_century_chart.html

    Se quiser ver em que gastam esses valores:

    http://www.usgovernmentspending.com/#usgs302a

    Entao, parece que os favoraveis a aumento de impostos novamente fizeram distorcoes nos numeros para tentar mostrar seu ponto.

    Nao sei quanto a voce, mas eu acho que 40% (em vez de 25%) eh gasto governamental excessivo, e 27% (em vez de 15%) nao eh um imposto tao baixo.

    ResponderExcluir
  9. alexandre8:45 PM

    Ricos não podem ter aumento de imposto mas programas sociais podem ser cortados ? Nem o Buffet aceita isso ! E os EUA agora são "welfare state" ? Quando a economia americana está bombando, ela não é welfare state. Quando está em crise, é welfare state ? não entendi

    ResponderExcluir
  10. alexandre11:39 PM

    Sérgio
    Vc está correto. Sua estatística se refere ao governo federal. Como os EUA é um federalismo, o governo federal não tem poder para cortar gastos dos governos estaduais nem locais. Aliás, analisando os gastos do governo total, percebi que o gasto sempre esteve na faixa dos 35% desde 1882, Governo Reagan. Pulou para 40% no governo Obama, em razão dos gastos para ajudar o sistema financeiro americano. E minha opinião sobre os republicanos é clara : são uns hipócritas ! vem com esse papo de equilíbrio fiscal mas os Governos Reagan e Bush se caracterizaram por aumentar o déficit público. Eles não fazem na prática o que pregam na teoria.

    ResponderExcluir
  11. Sobre o OBAMA querer elevar os impostos dos ricos nos EUA.....interessante que em O Globo de hoje temos o Warren Buffet, em extensa reportagem, dizendo que os empregados dele pagam muito mais impostos do que ele...ainda bem que em O Globo de vez em quando há artigos do Joseph Stiglitz, do Krugman, que ajudam a esclarecer muito estes pontos.

    ResponderExcluir
  12. Quando os empresários bilionários falam algo que a esquerda gosta, aí eles viram símbolos...

    Stiglitz e especialmente Krugman não são mais levados a sério nos lugares sérios. Krugman é patético.

    Sobre os impostos dos ricos, meu artigo mostra dados oficiais. Os ricos pagam e muito.

    ResponderExcluir
  13. alexandre7:52 PM

    No seu texto vc menciona uma possível inveja aos ricos. Eu acho sua tese um pouco simplista. Parece um "pobrismo" às avessas. No "pobrismo", o pobre sempre é vítima. No seu artigo, passa a imagem que os ricos são vítimas de um sistema invejoso, e que eles são "coitadinhos". Acho um certo exagero isso.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2:15 PM

    A fuga dos ricos faria com que a carga de impostos recaísse sobre a classe média, como você mencionou. É como Robin Hood lido nas entrelinhas: tirar dos ricos para sobrecarregar os pobres.

    ResponderExcluir