segunda-feira, setembro 12, 2011

Marketing francês

LUIZ FELIPE PONDÉ, Folha de SP

Nada há na Revolução Francesa que remotamente tenha a ver com liberdade, igualdade e fraternidade

A Revolução Francesa (1789-1799) é um fenômeno de marketing. Foi importante para medirmos a febre de um país sob um rei incompetente e não para nos ensinar a vida cotidiana em democracia.
Nada há na Revolução Francesa que tenha a ver com liberdade, igualdade e fraternidade. Essas palavras são apenas um slogan que faz inveja a qualquer redator publicitário.
Esse slogan, aliado ao que os revolucionários fizeram (mataram, roubaram, violentaram, enfim, ideologizaram a violência em grande escala), é uma piada.
É uma aula de marketing político: todo mundo cita a Revolução Francesa como ícone da liberdade.
O marketing da revolução ficou a cargo da filosofia. Primeiro caso na história de um fato claramente ideologizado para vermos nele outra coisa. Os "philosophes" do Iluminismo contribuíram muito para essa matriz do marketing político de todos os tempos, a Revolução Francesa.
Começa com a criação da ideia de que existe uma coisa chamada "povo que ama a liberdade" para além da violência que ele representa quando desagradado.
"Povo" é uma das palavras mais usadas na retórica democrática e mais sem sentido preciso.
A única precisão é quando há violência popular ou quando muitos morrem de fome por conta da velha miséria moral humana.
As "cheerleaders" da primavera árabe têm orgasmos nas ruas de Damasco, Trípoli, Cairo e Tunis. Já imaginam os árabes lendo Rousseau, Marx e Foucault (que, de início, "adotou" a revolução iraniana).
Dançam para esses movimentos como se ali não estivessem em jogo divisões religiosas atávicas do próprio islamismo, quase total ausência de instituições políticas, tribalismo atroz, grupos religiosos fanáticos muito próximos do crime organizado, para não falar do óbvio terrorismo.
De vez em quando, o "povo" mata, lincha, violenta e destrói cidades, a casa dos outros e o diabo a quatro.
Mas como (e isso é um dado essencial do efeito do marketing da Revolução Francesa) pensamos que o mundo começou em 1789, achamos que o "povo" nunca destruiu tudo o que viu pela frente antes da queda da Bastilha.
A historiadora americana Gertrude Himmelfarb, em seu livro essencial "Caminhos para a Modernidade", publicado no Brasil pela É Realizações, chama o iluminismo francês de "ideologia da razão", com toda razão.
Os "philosophes" criaram um fantasma chamado "la raison", que seria a deusa dos revolucionários.
Se no plano bruto "la raison" justificaria assassinatos nos tribunais populares (que deixam as "cheerleaders" dos movimentos populares até hoje em orgasmo), no plano sofisticado do pensamento, seria a única capaz de entender e organizar o mundo desde então.
Esse fantasma da "la raison" nada tem a ver com a necessária faculdade humana de pensar para além dos desejos e medos humanos, que é muito dolorosa e rara.
Ela é uma deusa mítica que ficaria no lugar do Deus morto, dando a última palavra para tudo.
Foram muito mais os britânicos e americanos que nos ensinaram a vida cotidiana em democracia. Mas o iluminismo anglo-saxão não foi marqueteiro.
Nas palavras de Himmelfarb, os britânicos, com sua "sociologia das virtudes", buscavam compreender como as pessoas e as sociedades geram virtudes e vícios. Entre elas, a benevolência e o hábito de respeito à lei comum.
Os filósofos americanos criaram uma "política da liberdade", nas palavras de Himmelfarb.
Eles associavam a qualidade de pensadores a de homens políticos práticos que investigavam a liberdade, não como uma ideia abstrata, mas como algo a ser preservado pela lei da tentativa contínua do homem em destruí-la em nome de qualquer delírio.
Daí as instituições americanas serem as mais sólidas, até hoje, em termos de defesa dos indivíduos contra os delírios do governo e do Estado.
Os britânicos e os americanos nos ensinaram a liberdade que conhecemos e que dá a você o direito de dizer e pensar o que quiser nos limites da lei.
É hora de deixar nossos alunos lerem mais Locke, Hume, Burke, Tocqueville, Stuart Mill, Oakeshott, Berlin, os federalistas e antifederalistas, Rawls, Strauss e não apenas Rousseau, Marx e suas crias.

8 comentários:

  1. Otimo. So uma coisa entretanto: eu não sei, mas me parece que a lei nos EUA as vezes é rígida demais. A Economist teve uma reportagem enorme sobre isso uns meses atras. Tem gente que quebra leis sem saber que elas existem. Ok, em muitos paises há leis em excesso que desconhecemos, mas o problema nos EUA é que eles aplicam essas leis e botam gente na cadeia por isso. Sei lá, talvez parte do problema seja a globalização, imigração, violência, crimes, etc, está ficando cada vez mais difícil de manter as coisas em ordem (a não ser naquelas sociedades homogênas, do tipo Nova Zelândia, Finlândia, etc). Enfim: as vezes a mão do estado é pesada demais sobre o indivíduo, também nos EUA. Mas pelo menos nos EUA eles compreendem o valor da liberdade e lutam para mantê-la, isso está no inconsciente coletivo da sociedade.

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  2. Excelente artigo! Pondé brilha demais.

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  3. Anônimo11:45 AM

    Aula de história, que não aprendi nos livros escolares.

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  4. Somente depois de escapar da orientação e dos livros escolares e então pude organizar minha própria biblioteca é que vim a descobrir que a democracia moderna não foi inventada na revolução francesa, mas pelos ingleses, Crownwell, parlamento inglês. Surpresa: A independência americana veio ANTES da revolução dos franceses, essa que é vendida como o começo de tudo.

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  5. Anônimo7:02 AM

    Pois é, mas por que causa, motivo, razão ou circunstância a esquerda gosta tanto das coisas francesas?
    Coincidência?
    ntsr

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  6. Carlos Magno12:05 PM

    Eu recomendo aos nobres liberais e/ou conservadores a leitura de uma ótima obra:
    Contra história do Liberalismo, de Domenico Losurdo.
    leiam e depois falamos sobre liberdade.

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  7. Carlos, Losurdo é um marxista. Em pleno séc. 21!

    Tenha dó...

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  8. alexandre11:12 PM

    A revolução francesa trouxe legados para a humanidade : a declaração universal dos direitos dos homens, o fim das práticas feudais na França e posteriormente no mundo, a independência na América latina e a disseminação da ordem burguesia para outros países. Isso é pouco ? Eu acho que não mas parece que ultimamente a "ditadura do politicamente incorreto" está em voga. Quanto mais polêmico melhor . Ganha um pouco de espaço na mídia.

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