Fonte: Folha |
Deu no Bloomberg: Apesar de banco estatal ter divulgado à Bloomberg, após pedido que citou Lei de Acesso à informação, que empresas EBX contrataram R$ 10,4 bi em financiamentos, BNDES não quis dizer quanto desse total já foi desembolsado. Headlines:
- BNDES rejeitou pedidos de procuradores e congressistas para detalhar os empréstimos
- Deputado Federal Cesar Colnago (PSDB-ES) fez proposta de excluir empréstimos e operações do BNDES da lei do sigilo bancário
- Taxa de títulos do BNDES com vencimento em 2022 acumulam alta de 2,05 pp este ano
- Aldo Musachio, professor da Harvard Business School, diz que colapso de empresas de Eike Batista gera receios de perdas para o BNDES, com riscos para o contribuinte
- Moody's disse em 8/julho que BNDES é banco mais exposto às empresas EBX
- Ministério da Fazenda não quis fazer comentários
- BNDES disse por e-mail que lei do sigilo bancário impede a divulgação de total liberado para empresas de Eike
Uma vez que o valor envolvido é gigantesco, e que o "império" de Eike Batista ruiu, acredito ser fundamental o "contribuinte" ter acesso a essas informações. Uma coisa é o banco alegar confidencialidade em fase de conversas, para não mexer no mercado, não impactar as ações de grupos que negociam financiamento com o BNDES. Isso até dá para engolir.
Mas depois que todos já sabem que o grupo levantou bilhões no banco estatal, e que essa montanha de recursos corre o risco de desaparecer, parece-me que a transparência é questão de absoluto direito do pagador de impostos. Não podemos saber quanto do nosso dinheiro foi parar nas empresas de Eike? Esse sigilo, para um banco público, é algo inaceitável.
Até pq se o BNDES já anunciou o quanto aprovou, a informacao já nao tem sigilo bancario. Fora isso, existem varios outros casos onde o proprio BNDES divulga operacoes que em tese seriam caracterizadas como sigilio bancario.
ResponderExcluirSomos todos acionistas do BNDES, temos o direito de saber!
ResponderExcluirTodos nós somos acionistas do BNDES, temos o direito de saber!
ResponderExcluir