sexta-feira, julho 22, 2011

Ingenuidade e memória curta


Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

Não são poucos os que passaram a acreditar nas melhores intenções da presidente Dilma com esta “faxina” no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), um dos maiores antros de corrupção do governo. A demissão de vários funcionários ligados aos caciques do PR causou a impressão, em alguns, de que a presidente pretende fazer uma limpa no governo. Seria a “vassoura” moralista de uma presidente intolerante com a corrupção. E ainda tem quem compre este tese!

Como o brasileiro costuma ter memória curta, é sempre bom ajudá-lo a refrescá-la. Esta mesma Dilma Rousseff, agora presidente, era a ministra poderosa do corrupto governo Lula, aquele do “mensalão”. Foi Dilma quem alçou ao elevado posto de ministra-chefe da Casa Civil sua aliada próxima, Erenice Guerra. Erenice, para quem já não lembra mais, caiu envolta em escândalos de corrupção e nepotismo. Erenice, para quem já esqueceu, era o braço-direito de Dilma. Erenice, para as vítimas de Alzheimer, estava no dia da posse da nova presidente, como convidada especial da própria.

Este recém-adquirido moralismo da presidente só convence alguém muito ingênuo mesmo. A ajuda que a grande imprensa tem dado a esta imagem até é fácil de entender: estão aproveitando a oportunidade para pressionar uma presidente fraca a tomar medidas salutares contra a corrupção, na tentativa de separá-la da imagem do ex-presidente Lula, sempre disposto a beijar a mão dos maiores corruptos. A própria presidente pode estar aproveitando isso para conquistar parte da classe média, enojada com os infindáveis casos de roubalheira no governo.

Mas não há desculpas para quem realmente abraça a tese da presidente moralista e intolerante com a corrupção. Dilma foi cúmplice de Lula, que foi cúmplice de Delúbio Soares e José Dirceu; todos eles são farinha do mesmo saco. E como minha memória vai mais longe ainda, aproveito para questionar aos que admiram o esforço “genuíno” de Dilma pela moralidade: onde foram parar aqueles US$ 2,6 milhões roubados do cofre de Adhemar de Barros pelo grupo guerrilheiro VAR-Palmares, que Dilma fazia parte no passado?

9 comentários:

  1. Anônimo5:13 PM

    Engraçado o silêncio desse e de vários blogs de direita sobre os grampos e escutas ilegais do dono da Fox News, um dos bastiôes dos 'libertários'.
    É um silêncio que fala mais que mil palavras.
    Vai ver eles acham que não existe problema nenhum em nada disso, já que não houve uso da 'força', não é Luke?

    ResponderExcluir
  2. Prezado anônimo, não sei o que seu comentário tem a ver com esse post. Talvez vc pense que ao acusar Murdoch vc livra a cara dos safados do PT?

    Mas eu não comento todos os assuntos. São muitos.

    Sobre o escândalo em um dos tabloides de Murdoch, é simples: crime! E os culpados merecem punição!!!

    O que isso tem a ver com o CONTEÚDO da Fox News? Nada. Isso justifica intervenção estatal na imprensa? Só um ditador diria isso!

    Logo, continuo sem ver o nexo.

    Mas se quiser, eu deixo aqui registrado meu comentário: os jornalistas que praticaram crime merecem cadeia! Não importa se são do Fox da direita ou da CNN da esquerda.

    Entendeu?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:38 PM

    Gostei da sua resposta ao alienado do pt.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:46 PM

    Não é ingenuidade nem falta de memória: é medo de muitos e interesse de tantos outros.Tá tudo dominado. O Brasil acabou!!!

    ResponderExcluir
  5. Foi boa sua resposta ao petralha anonimo. Ele que nao se preocupe que la os culpados serao punidos mesmo que sejam partidarios de MacacoBama. O povo de la exige que a lei seja cumprida. Por enquanto estamos tratando das infamias do Governo do Brasil que nao tem mais fim.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:21 AM

    Sobre memória curta eu vou repetir até morrer para que ninguém se esqueça do caseiro Francenildo. Quebraram o sigilo bancário do homem na cara dura e o expuseram em mídia nacional. Afinal foi um tiro contra o próprio pé.

    ResponderExcluir
  7. Os resultados econômico-sociais, gargateados por Lula, dado o cenário externo e ciclo econômico, foram 8anos estagnação de investimentos e estagnação e tempo perdido num ciclo de maturação da MO com data de vcto. A atividade econômica atinge logo seus fatores de pleno emprego, pois mão foram investidos na infra-extrutura,portos,energia,M.O etc. Todavia a pior herança deste governo Lula e PT com a Dilma e seus Guerrilheiros e a decadência moral implantada no pais.Desde o Mensalão e ainda houve a releição do Lula, e o sistema de alugar o governo, com ministérios,empresas mixtas e etc, com verbas bilionárias, em troca da votação da base aliada, com toda a corrupção instalada em todas as areas do governo e transmitida e contagiando justamente aqueles que lhes dão os votos e que se benefeciam do poder: OS MAIS RICOS,banqueiros, grandes empresários com juros subsidiados e os pobres emergentes benefiados com auxilios sociais, Aonde Justificam; ELE ROUBA MAS FAZ.

    Quem está pagando a conta, como sempre é a tradicional classe média, quer moralmente quer economicamente pois esta sofre com a inflação e com os impostos que são direcionados exclusivamente para os pobres e ou aos ricos atravez dos juros.
    E dada a falta de cultura e de interesse das gerações atuais pela politica,a falta de lideres políticos, somente alguns e cada vez mais escassos jornais,revistas investigativas é que fazem a resistencia.O quadro é cético.

    Estou errado Dr.Constantino?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:09 AM

    É a genialidade petralha: o cara ser corrupto é uma qualidade. Defeito é se deixar ser descoberto. Aí é demitido por incompetência.

    Maria Aparecida Nery

    ResponderExcluir
  9. Não sei qual partido essas pessoas aqui apóiam, mas para mim isso não é interessante. Nunca fui a favor de partidos e sim do melhor para a sociedade. Agora, pelo jeito que eu vejo aqui parece que só o PT que tem corrupção.

    ResponderExcluir