segunda-feira, julho 29, 2013

Scheinkman culpa governo por economia travada

Rodrigo Constantino

Em entrevista para a Folha, o economista José Alexandre Scheinkman coloca a culpa de nossa economia travada na incompetência e na ideologia equivocada do governo. Seguem alguns trechos relevantes:

Sim, e essas empresas melhoram ao se tornar formais. Mas, como há um tamanho máximo de faturamento para ficar dentro das faixas de tributação no Brasil, há um desestímulo na busca por crescimento por parte dessas empresas e isso prejudica a eficiência da economia.

O ideal seria diminuir os impostos para as firmas maiores e trazê-las mais perto das outras.
Há os casos de proteção setorial. As pessoas esquecem que a política setorial dificulta a vida das indústrias que usam o insumo do setor protegido. Elas acabam não podendo se tornar tão eficientes quanto as de países que têm acesso ao mesmo insumo a preço relativamente menor.

Um amigo meu diz --e eu concordo-- que um dos grandes problemas do governo brasileiro é a incompetência. Eu não consigo explicar isso por malevolência, por um pensamento de que o governo quer um país atrasado.

Às vezes as políticas são extremamente prejudiciais ao país por incompetência --por exemplo, quando o governo controla o preço da gasolina. Isso levou ao aumento do congestionamento e da poluição e prejudicou uma das poucas tecnologias importantes criadas no Brasil, a da indústria do etanol.

Não imagino que o governo decidiu gerar essas consequências. Mas alguém teve a brilhante ideia de, entre aspas, controlar a inflação mantendo o preço da gasolina estável e não pensou nas consequências.
Há uma questão também de ideologia. Há reformas que precisavam ser feitas, mas que não atendiam à ideologia do governo. Acho que agora o governo entendeu que precisa trazer mais investimento privado para áreas como ferrovias, portos etc.

Outro problema importante é a baixa taxa de poupança. Então, o governo cobra muito imposto, mas tem gastos enormes e pouca capacidade financeira para investir, além da falta de capacidade que eu já mencionei de competência do setor público.
Excesso de intervencionismo econômico, altos impostos para permitir elevados gastos públicos, desconfiança com o livre mercado, protecionismo comercial, enfim, as mazelas de nossa economia são conhecidas, e foram intensificadas durante o governo Dilma. O Brasil precisa, mais que nunca, resgatar uma agenda de reformas liberais, reduzindo o papel estatal e ampliando o do mercado. Ou isso, ou continuaremos travados.  

Um comentário:

  1. JOSEPH D. A. NETO10:37 PM

    RODRIGO,


    COMENTE POR FAVOR... A ESPERTEZA DO PT E DO GOVERNO PETRALHA!!!!


    IDH: estados governados pelo PT desabam, estados governados pelo PSDB sobem.

    Na comparação de 2003 a 2013, que envolve o período petista, os números não mentem. No confronto PT x PSDB, os tucanos ganham de lavada.

    À exceção do Distrito Federal, que manteve a sua posição por motivos óbvios, Acre, Bahia, Rio Grande do Sul e Sergipe perderam posições no ranking do IDH.

    Um fiasco em termos de gestão. De cinco estados, apenas um manteve a sua posição, os outros quatro pioraram.

    Já os estados governados por tucanos, à exceção do Pará, que perdeu posições, de Alagoas e Paraná que mantiveram os seus postos, cinco estados melhoraram o IDH: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Roraima.

    O IDH não é feito pela mídia golpista, COM DIZEM OS PETRALHAS... nem tampouco pela elite fascista!!!. É um índice da ONU. Portanto, só resta ao PT reconhecer que faz o marketing da miséria muito bem. Já acabar com ela são outros quinhentos......

    Tanto é que em 2003 o IDH do Brasil era 0,792. O IDH de 2013 ficou em 0,727. Uma queda de mais de 8%.

    AUGUSTO, Por isso, os espertinhos estão comparando tudo com os últimos 20 anos!!!!. Mais um motivo para comprovar que o PT apenas puxou os índices para baixo.


    VEJAM A TABELA PUBLICADA PELO IPEA QUE MONTOU A TRAMÓIA DOS ÚLTIMOS 20 ANOS...

    Se olharmos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) publicado em 2003 com o apresentado hoje, pelo IPEA, temos um quadro que pode estar expressando uma década perdida, marcada pelas duas gestões de Lula. O IDH 2013, que cobre a gestão do petista, é menor do que o IDH 2003, que abrange a gestão tucana.

    Ao que parece, de forma esperta, o IPEA resolveu analisar 20 anos, em vez de 10 anos. O que faz desconfiar que existe, aí, uma manipulação safada dos dados para não mostrar que o Brasil melhorou mais, no IDH, com FHC do que com Lula.

    E ISSO FOI AO NO JORNAL NACIONAL COMO SE FOSSE UMA NOTICIA POSITIVA DO PETISMO... PODE ISSO??

    CADÊ A OPOSIÇÃO???? PRA DESMASCARAR ISSO???


    JA SEI NÃO TEMOS OPOSIÇÃO.... RESTA OS JORNALISTAS SÉRIOS PRA COLOCAR AS COISAS COMO DE FATO ELAS SÃO...

    RETROCESSO O IDH... NA ERA PT,,, ESSE DEVERIA SE A NOTICIA DE HOJE NO JORNAL NACIONAL... MAS AI É PEDIR DEMAIS NÃO É NÃO??? A GLOBO É PAPAGAIO DE PIRATA DO PT... UMA VERGONHA...


    ABRAÇOS

    ResponderExcluir