domingo, junho 21, 2009

O Petróleo é Deles - Vídeo



Vídeo onde faço um desabafo em relação ao fato de, em pleno século XXI, tantos idiotas úteis ainda acreditarem no discurso nacionalista de "o petróleo é nosso", feito por oportunistas que desejam blindar a estatal de críticas e investigação. O fato de o setor ser "estratégico" nada tem a ver com a necessidade de controle estatal. Argumento ainda que muitos países importadores de petróleo são ricos e desenvolvidos, enquanto vários exportadores do "ouro negro" são miseráveis e vivem sob regimes autoritários. O petróleo não é nosso. É deles! Dessa corja no poder e dos "amigos do rei", que exploram em benefício próprio a estatal.

4 comentários:

Unknown disse...

Rodrigo, amo seus artigos, mas seu sotaque é insuportável.

fejuncor disse...

Em mercados públicos mal regulados (como, no Brasil, caso único da Petrobras) estimula-se as empresas fornecedoras a desenvolver não mecanismos de melhoria tecnológica de seus produtos de modo a conseguir baixar seus preços, mas o poder de corromper. A referida estatal é uma companhia mista de capital aberto, o que a enquadraria na Lei 8666. Porém, faz 80% das compras sem licitação. Indicativo do que pode estar ocorrendo.

Mas daria para ir longe discorrendo sobre isto. Outro caso, o da Sabesp. A matéria prima da empresa é "água", um bem gratuito, abundante na natureza. Numa breve análise de seu B.P. fica bastante difícil encontrar qq explicação que justifique seus custos altíssimos apresentados.

São caixas-pretas não devidamente abertas.

Eduardo Bernasconi disse...

Rodrigo
Sempre achei que o custo da exploração off-shore praticado pela PB deve ser muito elevado em relação ao custo de exploração de companhias privadas internacionais.
Você conhece este número?
Grato

UNIFORMES 25 disse...

Prezado Rodrigo;

Sou graduando da FECAP em São Paulo, sinto-me isolado quando defendo a prizatização da "Petrossauro". Vejo que há um concentimento geral de que essa empresa é do povo brasileiro e isso me irrita muito.
Desejo saber se vocês tem algum grupo de estudos e debates em São Paulo, sou adepto de idéias liberais desde muito jovem, mas nunca encontrei nenhum grupo em São Paulo para compartilhar esses ideais.

Abraço

Carlos Galileu
carlosgalileu@ig.com.br