terça-feira, janeiro 26, 2010

1º Seminário de Economia Austríaca no Brasil



Pela primeira vez na história, o Brasil terá um seminário exclusivo sobre a Escola Austríaca de Economia. De 11 a 12 de abril de 2010, no Hotel Sheraton, Porto Alegre receberá estudantes e profissionais de todo o país para discutirem os desafios da Ciência Econômica no século XXI.


O I Seminário de Economia Austríaca é um evento realizado pelo Instituto Ludwig von Mises Brasil, associação voltada à produção e à disseminação de estudos econômicos e de ciências sociais que promovam os princípios de livre mercado e de uma sociedade livre. O seminário reunirá, pela primeira vez na história do Brasil, os principais nomes da corrente econômica de livre mercado conhecida como Escola Austríaca ("EA").

Entre os palestrantes estarão alguns dos principais nomes da Escola Austríaca, como Lew Rockwell, Joseph Salerno, Mark Thornton, Tom Woods e Walter Block. Entre os nomes nacionais, Ubiratan Iorio, Rodrigo Constantino, Fábio Barbieri e Antony Muller. Eles irão conversar com uma plateia de 300 pessoas composta por jovens profissionais, estudantes e interessados em economia e liberdade.


Os debates englobarão os princípios da EA aplicados aos principais temas econômicos da atualidade. O papel do Federal Reserve na atual crise econômica, os problemas gerados em decorrência das constantes intervenções de governos na economia, o cálculo econômico socialista, a privatização de ruas e estradas e a Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos (TACE), são alguns dos assuntos que serão discutidos durante o I Seminário de Economia Austríaca.

Não perca essa oportunidadede de interagir com os maiores nomes da Escola Austríaca de Economia!

Para maiores informações e inscrição, click neste link.

6 comentários:

ntsr disse...

Alguém podia gravar e botar no youtube

Felipe Santos disse...

Certeza... por enquanto a única coisa que achei no Youtube sobre EA foi isso...

EA
http://www.youtube.com/watch?v=Dq_jcUgBzt8

Hehehe...

Mas falando sério, bem que o movimento libertário em geral (Instituto Ludwig von Mises e afins) poderia ter um canal no Youtube realmente... para esse tipo de conhecimento (seminário, palestras e outros) ser disseminado mais rapidamente pela população que não gosta muito de ler... o_O

Já achei alguns vídeos do Mises, mas dispersos e todos em Inglês (idioma que eu entendo, mas muitos brasileiros precisam de legenda) e, como sabemos, isso desestimula à muitos, quando não atrapalha o entendimento do assunto em sua plenitude!!!

Enquanto isso, vídeos "apaixonados" ganham cada vez mais força e adeptos... :-P

ntsr disse...

http://www.youtube.com/user/FightBadIdeas#p/u

Aí tem uns do Milton Friedman legendado, achei por acaso procurando por videos sobre ateísmo

Cachorro Alcoolatra disse...

O mises brasil tem canal sim, não sei se todos vídeos estão legendados, mas tem coisa pra ser vista.

http://www.youtube.com/user/misesbrasil

Unknown disse...

Bom dia Rodrigo,
há algum tempo atrás assisti a um de seus vídeos no youtube sobre liberdade e capitalismo, e desde então venho acompanhando seu blog. Confeço que, antes disso, tinha uma mentalidade mais esquerdista, de que o governo deveria nos guiar ao paraíso. Apesar de não trabalhar na área econômica, acompanhar seu ponto de vista me ajudou a ver que não existem messias. Obrigado.
Gostaria de me aprofundar mais sobre a história da liberdade. Você teria alguns filmes, documentários ou livros (podem ser em inglês) para indicar?
Continue seu bom trabalho.

Rodrigo Constantino disse...

Paulo Henrique, fico feliz por ter ajudado de alguma forma.

Recomendo os livros de Ayn Rand, Mises, Hayek e Milton Friedman. Com essas leituras, é quase impossível não se tornar um liberal por convicção. Os argumentos são fortes demais para serem ignorados.

Rodrigo