terça-feira, novembro 23, 2010

Detran: piada de mau gosto!

Rodrigo Constantino

Os cariocas são obrigados a fazer vistoria anual nos carros, mesmo que seja um carro novinho, quase 0 km (meu caso). Somos forçados a encarar filas gigantescas, funcionários incompetentes e muitas vezes truculentos. Tudo isso para mandar ligar as setas, a lanterna e apertar a buzina.

Não obstante tanta palhaçada, já sem graça alguma para os trabalhadores, que perdem muitas vezes um dia inteiro nesta novela, há um agravante: não é possível agendar a vistoria dentro do prazo! Pela lentidão e incompetência dos "funças" que parasitam nesta máfia chamada Detran, o fato é que o proprietário do veículo tem que ficar atento não só ao prazo limite da vistoria, mas com meses de antecedência!

Resumo da ópera bufa: estou trafegando com um carro que tem apenas 10 mil km rodados, e de forma ilegal, tudo porque o Detran tem que fazer uma vistoria estúpida e caça-níquel, e não consegue nem mesmo agendar tal vistoria no curto prazo. Se um guarda me parar, vai rebocar o carro novinho em folha, por culpa do Detran. Os serviços prestados pelo governo não são uma maravilha?

21 comentários:

ntsr disse...

Se vc é recompensado por nada, vai produzir um monte de outros nada.

Marc disse...

E como os funcionários têm estabilidade no emprego, para que serem educados? Se um deles te mandar a merda absolutamente nada vai acontecer...

Se eu mandasse em alguma coisa neste país, minha primeira medida seria acabar com a estabilidade dos servidores públicos, essa lei transforma pessoas em psicopatas. A impunidade vai deixando-os cada vez mais truculentos.

Quando estive em Portugal, notei que os trabalhadores eram bastante amargos e também truculentos, fui pesquisar a lei laboral portuguesa e... NA MOSCA!Descobri que lá todos os servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada NÃO PODEM SER DEMITIDOS!

Anônimo disse...

pelo menos o carro no brasilzinho é barato.
tá reclamando de barriga cheia, pô.

OJ disse...

Essa tal de vistoria é uma palhaçada como todo o resto em banânia. Não serve para nada. Trata-se unicamente de mais uma forma que o governo achou de assaltar, e meter a mão no bolso do desgraçado e maldito coitado pagador de impostos.
No Tea Party.

Anônimo disse...

O governo brasileiro falha em praticamente todas suas empreitadas. Mesmo assim, ainda tem gente que acredita que o governo é sempre a melhor solução pra tudo.

ntsr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marc disse...

ntsr,

Falar de Cingapura é covardia, hehe.

Mas só de ler que mais 1 pessoa concorda que a estabilidade no emprego é uma porcaria já fico emocionado.
Hoje em dia é todo mundo socialista, me sinto o John The Savage.

ntsr disse...

Vero, só pra constar antes eu tinha dito que se fosse comparar com cingapura, onde n tem estabilidade pra essa raça, sería humilhante

Os liberais brasileiros deviam ter um lugar melhor pra se encontrar do que aquelas comunidades toscas do (bleargh)orkut

Marc disse...

ntsr,

Esse pessoal em Cingapura não teria emprego nem para engraxate... Lá é a meca da liberdade econômica.

Anônimo disse...

Servicos bem prestados e com precinho camarada... O governo do Rio é amigo do Alibaba do planalto...

Persa disse...

.
Parabéns pelo carro novo... esta revisão anual é realmente uma picaretagem... poderia ser para carros após uma certa idade, tipo 10 anos... No Japão todos os carros devem apresentar um seguro junto a uma empresa mecanica, garantindo que o carro irá funcionar perfeitamente no período do emplacamento.
.
Trabalhei muito tempo junto ao governo, mas não sou funcionário publico...
.
A estabilidade no emprego é fundamental para garantir um minimo de contrôle no processo de gestão pública: a cada 4 anos mudam os "donos" e a tendência é vir com uma equipe nova (de confiança) e/ou selecionar pessoal entre os funcionários existente. Praticamente toda a equipe dirigente é mudada sempre, ficando a "patota do entrante".
.
Se fosse tão fácil demitir como uma empresa privada, todos os antigos ocupantes dos cargos e ou "filiados ao grupo da oposição" seriam "demitidos para economizar" e os entrantes reinariam soberanos, sem ninguém para controla-los ou denunciar "mal-feitos".
.
O funcionário publico pode ser demitido após um procedimento juridico interno, em caso de incompetência ou desonestidade provada.
.
Agora, o mundo seria melhor se todos fossem competentes, honestos e equilibrados em suas ações.
.

ntsr disse...

Rodrigo, pq tu não comentou nada sobre a palhaçada que ta sendo o ENEM?
Pelo menos uma geração inteira de estudantes,depois de doutrinados pelos professores de história esquerdistas, estão aprendendo na vida real uma lição sobre o que esperar dos serviços do governo

lymber disse...

Gente, vamos com calma. A coisa toda não tem nada a ver com o termo pejorativo que vocês usam para o funcionalismos público. Generalizar dessa maneira é ignorância.

A idéia da vistoria anual é realmente muito boa e aqui em São Paulo funciona muito bem. Não se demora mais do que 10 minutos entre chegar no local e sair com o carro vistoriado. Isso num fim de semana, quando as pessoas se dispõe mais a fazer a vistoria e para uma frota de carros igual à toda a população do Rio de Janeiro.

Parasita disse...

Concordo ipsis litteris, e estendo o comentário para todo o serviço público (nas três esferas e nos três poderes). E digo isso com conhecimento de causa: sou servidor público e convivo diariamente com o parasitismo, a incompetência, a estupidez no mais alto grau.

Marc disse...

Persa,

Isso jamais aconteceu nos EUA, por exemplo, país em que funcionários públicos podem ser demitidos em um estalar de dedos...
O que mostra que no mundo real não é assim que essa questão se desenrola.

E mesmo que fosse, é preferível um governante poder demitir todos os funcionários públicos que quiser, do que ser obrigado a mantê-los independente da competência e da falta de educação com que tratam a população.

Marc disse...

Toda pessoa de direita no Brasil tem que ser contra essa palhaçada que é a estabilidade laboral.

Caso não acreditem no quanto isso é destrutivo, vejam com seus próprios olhos, peguem um avião e visitem Espanha, Portugal e França, procurem centros de serviço público e observem o tratamento que é dado a população.
Verão que é a população é tratada como um rebanho de porcos. Não no sentido de longas filas, mas no sentido da rispidez dos funcionários públicos.

Agora, peguem um avião e visitem os EUA, observem qualquer local de serviço público. Verão que os funcionários públicos não se consideram acima da lei porque não se alimentam da impunidade (podem ser demitidos), e tratam as pessoas com respeito.

Quando vou ao Detran, sei que a grande maioria daquelas pessoas estúpidas e abusadas não começou lá desse jeito. A impunidade vai propiciando esse descontrole. É um poder que o funcionário tem muito acima do que seria o adequado.

E quem paga é a grande maioria da população...

Anônimo disse...

Rodrigo,
em sp a vistoria de poluição é uma mina de ouro: pagas 60 paus para fazer a vistoria. claro, os carros antigos estao dispensados. so carros novos sao vistoriados para saber se poluem muito... dá para pedir reembolso, mas como uma parcela nao pede e quem for reprovado tbem nao, a coisa é muito lucrativa. a multa por deixar de fazer a vistoria é algo como 500 paus. resultado: os postos de vistoria sao luxosos e o atendimento é excelente. excelente negocio.
e ainda tem gente que fica indignado com a hipotese de public choice que a função objetivo do governo é pura grana e nao o bem estar coletivo!!!

Thomas James disse...

A má qualidade do serviço público não é reflexo da estabilidade. Pois, ela não impede a demissão por nesse caso.

Então, com o fim da estabilidade, os políticos que estiverem no poder não aproveitaram para demitir os incompetentes (afinal, sempre foi possível demiti-los). Irão aparelhar o Estado seus partidários e demitir servidores que não aceitarem ser cabos eleitorais.

Sem contar que a obrigação de fiscalizar a qualidade do serviço e tomar as medidas necessárias é, em geral, de cargos em comissão (que não gozam de estabilidade). Mas, ocupam seu tempo em atividades partidárias, fisologicas...

Enfim, vejo que o melhor seria a tercerização de serviços públicos acessórios. Não faz sentido serem prestados pelo próprios Estado.

Tati M® disse...

Venha para São Paulo.
A grande diferença é que a empresa que faz a vistoria consegue fazê-la no prazo.
Mas será que realmente importa se o seu carro está ou não poluindo???
Meu carro, que não é mais tão novo, mas também não tão velho, passou em todos os testes de emissão - eu disse todos, mas implicaram com um detalhe microscópio que só se via com lupa numa mangueira e que, talvez, sum dia, daqui a alguns anos pudesse, quem sabe, poluir. Resultado: tive de gastar e voltar.
Enquanto isso, as tranqueiras realmente poluidoras continuam trafegando normalmente. Aeeeee

OJ disse...

Tem truta!
O mesmo carro pode não ser aprovado em um local e ser aprovado em outro.
Depende da grana!!!!!É safadeza.

Anônimo disse...

Sou funcionário publico. Concordo em partes. Chamar de "raça" é uma forma de discriminação. Como em todo lugar existem pessoas boas e ruins. Onde trabalho existe avaliação de desempenho anual, que irá servir para promoções e demissões. E engana-se quem acha que são poucos os casos de exonerações. Brasileiro é folgado, não sabe utilizar a ouvidoria das empresas. Aprender a reclamar no lugar certo ajuda.