sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Pão e Circo





Rodrigo Constantino

Bons tempos aqueles onde o carnaval era apenas o pão e circo das massas. Isso, por si só, já era detestável, tal como o Coliseu romano, usado para desviar a atenção do povo das questões políticas. Políticos realmente usam e abusam de ópio para embriagar as massas. Sejam os tradicionais futebol e carnaval, passando pela religião, e chegando ao “piscinão” ou restaurantes e farmácias populares, o que vale é ludibriar os inocentes úteis. E como funciona!

Mas eu vinha dizendo que esses, pasmem!, eram bons tempos. Sim, a coisa piorou, e muito. Não basta mais que o fulano esqueça do “mensalão” torcendo para o Flamengo, ou que ignore o Marcos Valério livre, leve e solto, quando vê a Mangueira entrar. Na Sapucaí, evidentemente. Não, isso não é mais suficiente para os políticos. Agora eles querem mais! Querem usar o famoso pão e circo para a doutrinação ideológica das massas.

É nesse contexto que a Vila Isabel trás esse ano seu enredo carnavalesco enaltecendo figuras pitorescas como Hugo Chávez, quem inclusive contribuiu financeiramente para o desfile da escola. A “Vila Isabel Libertadora” vem com imagens de Simon Bolívar, Che Guevara e Fidel Castro, conclamando a formação de um só povo na América Latina. Ou seria Latrina? Parece mais adequado, lembrando que os políticos aqui fazem na vida pública o que fazem na privada. Mas voltando aos homenageados da Vila, dá até para entender porque tanta gente da esquerda defende o abrandamento dos crimes hediondos. Ora, o que é um assassino comum perto de Fidel Castro? Faz sentido defender um sursis para o “pobre coitado”.

Pois é, se muita gente mais esclarecida já tinha motivos de sobra para ter certa implicância com o carnaval, devido ao fator entorpecente para as massas, agora não dá mais para segurar. Carnaval virou sinônimo de revolução socialista. Até nisso essa gente se infiltrou! Não ficaram satisfeitos em dominar universidades, escolas, a mídia e a Igreja. Tinham que atrapalhar até mesmo o carnaval. Foi o limite. Para mim chega! Vou embora curtir meu carnaval... bem longe da Sapucaí.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dessa eu não sabia! Deve ter sido revoltante assistir a esta pouca vergonha na TV!

Socialistas estúpidos.

O carnaval no Rio é uma praga mesmo. Praga vermelha.