terça-feira, junho 29, 2010

Ponto para a Liberdade



Lei sobre porte de armas nos EUA vale também para estados federados, decide Suprema Corte

O Globo / Agências internacionais

RIO - A Suprema Corte dos Estados Unidos estendeu nesta segunda-feira os direitos de porte de armas para todos os estados e cidades do país, num julgamento envolvendo um caso de Chicago. Com 5 votos a 4 - uma divisão entre as linhas conservadoras e liberais -, a mais alta corte dos EUA ampliou a Segunda Emenda da Constituição, de 2008, para que os americanos tenham o direito de portar armas em todas as cidades e estados.

O direito de portar armas era aplicado anteriormente apenas para as leis federais e territórios federais, como a capital Washington DC, onde o tribunal derrubou uma proibição de arma semelhante na sua decisão de 2008.

O porte de armas tem sido uma das questões que mais dividem a poupulação social, política e juridicamente. Cerca de 90 milhões de pessoas nos EUA portam aproximadamente 200 milhões de armas de fogo.

7 comentários:

Allen Konstanz disse...

Em boa hora chega essa decisão.

Thiago Augusto disse...

Olá Rodrigo, gostaria de dar os parabéns pelo blog e pelos excelentes comentários sobre economia e política. Sou estudante de economia do IBMEC e ficaria muito grato se houvesse um artigo sobre a relação do ouro com inflação e uma análise da nova política cambial chinesa . Obrigado.

Leonardo Rocha disse...

Ótima decisão da Suprema Corte dos EUA. Que pena que ainda não experimentamos algo assim por aqui. Cada vez fica mais evidente a correlação Mais Armas, Menos Crime.

ntsr disse...

Em boa hora chega essa decisão.[2]

Leonardo Rocha disse...

Quem tiver interesse no assunto vai encontrar um bom material no trabalho do economista John R. Lott (http://johnrlott.blogspot.com)

Parcialmente triste disse...

No nosso país é o inverso, proibiram o povo de ter armas, sob alegação que o cidadão armava os bandidos pela falta de experiência no manuseio etc., então escancaram as leis e fronteiras para os marginais que nos intimidam, e gozam de todos os privilégios que a lei lhes facultam. Um povo desarmado e sem voz, é subserviente e incapaz de reagir e isso não é estreia esse filme já foi exibido.

Anônimo disse...

Nos EUA é assim: máxima liberdade com máxima responsabilidade pessoal.Aqui, ao contrário, é mínima liberdade com mínima responsabilidade pessoal. Cada povo com seus avanços e atrasos!

paulo roberto