quinta-feira, junho 24, 2010

Robin Hood



Finalmente fui ver Robin Hood. Excelente filme! Mensagem muito legal em prol da liberdade.

Quando ele pede a palavra na frente de todos os nobres e do rei, e fala que tudo que o povo quer é liberdade para se sustentar (há controvérsias na verdade, o povo quer liberdade mas também quer "segurança e proteção do papai"), foi show. Ele faz a analogia com uma catedral, lembrando que uma sociedade se constrói de baixo para cima, e que se o rei aceitar isso, numa carta de direitos declarando igualdade perante as leis, ele será não apenas respeitado, como amado! O rei retruca que ele defende um castelo para cada cidadão, e eis o ponto alto do filme, em minha opinião: "para o povo, sua casa é seu castelo!"

Muito bom mesmo. Resgataram a lenda original de Robin Hood, um fora-da-lei por conta de uma lei injusta e arbitrária, que passou a lutar contra as autoridades estabelecidas para devolver ao povo o que era seu por direito. Nota dez, apesar da escorregada no final, com a vida comunitária e igualitária criada na floresta.

2 comentários:

ntsr disse...

Eu não ví pq fiquei com a impressão que tinha muito sofrimento e choradeira, disso aí ja to de saco cheio.

Vergilio disse...

"Robin Hood" à brasileira
A ministra Márcia Lopes (Combate à Fome) entrou hoje em férias por dez dias. Também, depois do IBGE divulgar que 35% dos brasileiros mal comem, ela deve ter ficado EXAUSTA.

Obs.: Eles realmente nos fazem lembrar Mikhail A. Bakunin que escreveu:
“Cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado.”
Confirma-se a Tragédia dos Comuns (Priorização do ganho individual): “Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, deixarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana”.

Que pena: O apedeuta pirata da mão sem dedo e cinturinha de ovo, realmente está muito preocupado com o povo. Até cancelou a ida á reunião do G-20 para ficar por aqui. “O CARA” vai fazer uma falta danada por lá. O presidente Obama está muito triste, pois não terá o bobo da corte para diverti-lo.