quinta-feira, maio 10, 2012

Os alemães devem ser idiotas

Carlos Alberto Sardenberg, O GLOBO

Você precisa reduzir o colesterol e entrar em forma. Um médico recomenda restrição alimentar - tipo peixe levemente grelhado com legumes no vapor, água com gás e o requinte máximo de uma rodela de limão - mais uma carga pesada de exercícios físicos. Diários. O outro diz que você pode chegar ao mesmo resultado comendo o que gosta, talvez reduzindo os doces, e jogando umas partidas de bocha.

Havendo alguma chance de que esta segunda opção funcione, você será um idiota se escolher a primeira. Ou seja, os alemães são uns idiotas. Essa é a conclusão inevitável que se tira do modo como muita gente apresenta as alternativas de política econômica em disputa na Europa.

Dizem: a chanceler Angela Merkel recomenda - mais do que isso, impõe o regime da austeridade, sacrifício e suor do rosto. François Hollande, o presidente eleito da França, admite que é preciso ter algum cuidado com a alimentação, as contas públicas, mas oferece o caminho do crescimento acelerado e, melhor, sem muito trabalho.

Por exemplo, diz que vai reduzir a idade mínima de aposentadoria de 62 para 60 anos. Na Alemanha, é de 63 anos, mas está subindo para 65 e pode chegar a 67, em alguns casos. Hollande também vai garantir a jornada semanal de 35 horas - uma bandeira de seu Partido Socialista. Na Alemanha, a jornada média chega às 41 horas, sendo a mais longa entre os europeus mais ricos. E os salários na França são mais elevados do que na Alemanha.

Como se dizia: é melhor ser rico com saúde do que pobre doente, não é mesmo? Melhor trabalhar menos, ganhar mais, e aposentar-se antes...

Tem uns probleminhas, porém. O desemprego na Alemanha está na faixa dos 5%, um dos níveis mais baixos do mundo. Na França, é o dobro. Na saída da crise, a Alemanha cresceu acima de 3,2% em 2010 e 2011. A França, metade disso.

Hollande alegou, durante a campanha, que a França cresceu pouco justamente por causa da receita de austeridade - redução do gasto público, especialmente - imposta pelo presidente Sarkozy, uma espécie de sub-Merkel.

Não faz sentido. Sarkozy não aplicou a austeridade, de cuja ideia se afastou justamente por medo de perder a eleição, nem fez qualquer reforma estrutural importante. Conseguiu, é verdade, elevar a idade de aposentadoria para 62 anos, mas essa mudança só começaria a valer mais à frente - de modo que ainda não trouxera qualquer efeito antes de ser declarada morta. Também prometera colocar a França de volta ao trabalho, eliminando a jornada de 35 horas, mas conseguiu apenas algumas exceções, caras.

Já a Alemanha fez boa parte dessas reformas estruturais no início dos anos 2000 - e isso, ironia, com um governo de esquerda, do social-democrata Gerhard Schröder. A partir daí, assentou as bases do crescimento da década seguinte e, especialmente, a capacidade de escapar da crise mais rapidamente.

De onde tiraram que a receita alemã não funciona? É um equívoco enorme apresentar a receita Merkel como a da recessão, em oposição à agenda de crescimento de Hollande.

Merkel está dizendo duas coisas: primeiro, que não é possível crescer de maneira sustentada aumentando déficits e dívidas públicas já elevadas; segundo, também não se cresce sem reformas estruturais que devolvam competitividade às economias nacionais.

Ou seja, a França cresce pouco e tem desemprego alto não por causa da austeridade - o governo gasta lá o equivalente a 56% do PIB, recorde europeu - mas pela falta de competitividade e excesso de despesa e impostos.

Como resolver a falta de crescimento? Ora, é simples, diz Hollande: crescendo mais...

E sabe o que deve acontecer? Nada, além da retórica. O governo Hollande acabará sendo muito parecido com o de Sarkozy - nada de mudanças sensíveis. Merkel vai topar algum plano de novos investimentos europeus, com um dinheirinho de algum fundo de desenvolvimento, para o pessoal dizer que se aplicou a agenda do crescimento.

Como as contas públicas francesas não estão em situação dramática, há um estímulo para continuar levando assim: crescimento baixo, desemprego alto - mas uma boa vida para quem está empregado ou aposentado. As futuras gerações que se danem.

7 comentários:

Anônimo disse...

Quando o Schroeder fez as reformas na Alemanha, o país não estava numa recessão brutal. Não há paralelo. O problema não é a reforma mas o timing da reforma. Reforma e austeridade num período de recessão não adianta e não é politicamente sustentável. A Grécia que o diga.

Anônimo disse...

O que vai acontecer? Nada, e Sarkozy foi burro de não esfregar isso nas ventas desse povo retardado.

Anônimo disse...

Dizer que Schroeder não penou pra fazer as reformas é mentira, eu lembro bem quando a população alemã foi as ruas , e varias vezes, mas felizmente pra ela a populaçao alemã não estava tão acostumada com a mamata promovida por governo que pensa que está nas decadas em que o governo podia fazer bonito, (já que o nivel do endividamento era baixo). Essa é uma analise mais razoavel do que discutir se o pais estava em recessão. Isso é apenas retorica. Daqui a uma decada se o Brasil estiver endividado como os Europeus de hoje , com certeza vai aparecer um retórico dizendo que não era possivel crescer a partir de reformas porque o mundo estava em recessão e o Brasil precisava aproveitar as oportunidades, e a dificildade de fazer reformas, ja que a fase será (em caso de endividamento) recessiva. Ai eu pergunto: Existe época certa para fazer reformas?! Se existe no Brasil já passou da hora.
Junior Martim

Anônimo disse...

Faltou um importante detalhe: Alemanha foi a grande beneficiária do Euro; antes apresentava deficit na balança comercial e, depois do Euro, superavit.

Essa ciência merece o nome: dismal science.

O problema da França é cheiro estatal até mesmo nas empresas privadas. Adoram um almoço de graça sem se quer
se lembrar que um dia a conta chegará.

Essa ciência merece o nome: dismal

Anônimo disse...

Incrível como uma mentira contada 100 vezes torna-se verdade... Os países da Europa meridional foram num primeiro momento os grandes beneficiários do euro, tanto que fizeram um lobby tremendo no passado para impelementá-lo.

Max disse...

Veja bem... Não seria lógico adotar medidas anti-cíclicas no meio da recessão e deixar para controlar o déficit depois da crise, como os EUA?
.
E não é porque o governo adota uma política que ela está correta.... mesmo que seja o governo alemão...
.

Anônimo disse...

Isso que da ter presidentes populistas.
Se continuar assim a França, o grande país que ja foi no passado, vai ser o lixo da europa.
Fazem tudo pra agradar sindicalistas irresponsaveis.