quinta-feira, maio 03, 2012

O mapa astral do "filósofo"

Rodrigo Constantino

Soube que o "filósofo" Olavo de Carvalho, não satisfeito em usar seu espaço todo no Diário do Comércio para me atacar, dedicou boa parte de seu "talk show" (humorístico) ao mesmo fim. Soube ainda - e confesso que não fui checar, pois me falta estômago para aturar aquele show de horror -, que ele disse no programa que foi apenas um estudioso de Astrologia, e que eu nada sabia sobre seus trabalhos nessa área. Segundo o leitor que me passou tais informações, ele também assevera que a relação dele com a astrologia diferiu abissalmente dos astrólogos “de mídia” ou os calculadores de horóscopo de jornal. Se ele disse isso tudo mesmo, mentiu, como de praxe.

E como eu gosto de apresentar as provas, segue a reportagem que saiu na revista VEJA, 9 de abril de 1980, com o título "Alto Astral: Já se faz horóscopo por computador". A matéria é até favorável ao astrólogo... Olavo de Carvalho cobrava caro por suas "aulas". Para o "mestre", a astrologia era um "valioso campo de conhecimento para ser aplicado nas mais diversas áreas". A VEJA testou o Astroflash e o astrólogo Olavo de Carvalho, fornecendo os mesmos dados sobre uma pessoa conhecida, sem dizer seu nome. Ambos, computador e astrólogo Olavo de Carvalho, disseram coisas interessantes sobre o sujeito em questão, que era Fernando Gabeira.

Para mim, tudo não passa de embuste (e, uma vez embusteiro, sempre embusteiro). Mapa astral é baboseira pura (e não custa lembrar aos "olavetes" o que a Bíblia diz da astrologia*). Mas que o "filósofo" não venha me acusar de ignorância ou mentira sobre suas aptidões de astrólogo! Até a revista VEJA o levou bastante a sério como um dos "astrólogos de mídia". Ele deveria saber melhor que quando Júpiter se alinha a Marte, nunca é bom provocar um liberal apaixonado pela verdade...

* Em Isaías 47.13-14, Deus afirma: "Já estás cansada com a multidão das tuas consultas! Levantem-se pois, agora os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti. Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; nenhuma brasa restará para se aquentarem, nem fogo para que diante dele se assentem."

36 comentários:

Anônimo disse...

Segue um link para a imagem em boa resolução! O cidadão fazia mapa astral até pelo correio kkkkk

http://www4.worldrag.com/imagem/di-WV2F.jpg

Anônimo disse...

Olavo, cada dia mais desmoralizado, só serve para rir mesmo.

Anônimo disse...

Mapa astral? Aí não né hahahah

Olavo é um atraso de vida.

R. C. disse...

Você mesmo citou, Constantino:

"... as intenções de Carvalho e Harres são de formar uma nova geração de astrólogos, preocupados mais com o autoconhecimento que com previsões".

Ora, isso não é uma evidência em favor do que Carvalho diz?

WESTMORAES disse...

Lamentável: dois expoentes da nossa frágil "direita", embora assim não se reconheçam como tal, se atacando mutuamente por questões menores. Os verdadeiros inimigos são outros, fortes e bem definidos. Ernesto Moraes

Anônimo disse...

Já disseram uma vez: "quando a profissão é infamante, é melhor declarar-se bailarina". Olavo de Carvalho nega reiteradamente seu passado como astrólogo e já citou, inúmeras vezes, que o fenômeno astrológico é real. Afirmou peremptoriamente que existe uma correlação entre os signos e a profissão escolhida.

Infelizmente ele não deve conhecer um estudo europeu que comprovou que certos signos possuem um QI médio superior. Estes signos correspondem às crianças nascidas no inverno e que, em seu período mais profícuo para aprendizado, passavam mais tempo em casa com os pais, desenvolvendo suas capacidades cognitivas de maneira mais eficiente.

Um cientista analisa certas correlações e, ciente da diferença patente entre correlação matemática e causalidade, tenta averiguar as causas remotas que causaram a correlação positiva. O papel de uma pessoa com um pouco de traquejo no método científico e que tem uma vaga idéia de como a natureza funciona, chegaria à conlusão de que as crianças daquele signo são mais inteligentes devido à causa que aponto acima. Já os jumentos, como o Sr. Olavo, apelará à quarta casa de Júpiter para tais explicações.

E ele acredita piamente nisso até hoje, como acredita que crânios colam, que a teoria da evolução é furada e que Newton espalhou a burrice pela Europa.

Anônimo disse...

Detalhe mórbido da reportagem: o tal cara do Comind que começou a utilizar as orientações astrais do Sr. Olavo para tomar as decisões do grupo financeiro. Não por acaso, o Comind faliu em 1985 e foi encampado pelo governo. Que ironia do destino!

Anônimo disse...

Tenebrosa é a parte da matéria que fala do médico que usa a astrologia pra escolher os remédios homeopáticos que vai passar! O cara conseguiu juntar duas pilantragens de forma incrível.

Ri muito das conclusões astrológicas do professor: "pode ter problemas sexuais, inclusive na área do homossexualismo".

AUHUHAUHAUHAUHAUHA

Anônimo disse...

Constantino, Cral G. Jung, Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino, entre outros também pesquisaram sobre o mesmo tema.
.
Além disso, convém lembrar que o astrônomo Ronaldo Mourão já debateu com Olavo de Cravlaho (pesquisem no Google) e reconheceu a derrota e sua ignorância total sobre o tema 9que aliás é um problema de 99% dos palpiteiros, que confundem astrologia com horóscopo de jornal).
.
Tenha dó, rodrogo e vokte a aflara de economia, porque dar palpite em filosofia, teologia e astrologia definitivamente não é a sua praia, irmão.
.
Em tempo: acompanho os textos e as comunidades virtuais do Olavo e, mesmo afirmando e reafirmando diversas vezes que não sou um conservador, no sentido estrito, sempre fui muito bem aceito por todos.
.
Além disso, afirmar que uma sociedade pode fincar suas bases solidamente SEM nenhum valor moral (e a religião também faz isso, mas não só isso) é desconhecer totalemnte a história da civilização.

. Continuo apreciando seus textos sobre economia. E só.
.

Pare com essa tolice, conselho de amigo.

Joao Labrego disse...

Caro Rodrigo:

Acho de profundo mal-gosto esse bate-boca entre duas celebridades intelectuais brasileiras mas, às vezes, tenho que concordar que por falta de adversários dignos no cenário político para se exercitar a inteligência de ambos, acaba sendo necessário os intelectuais se digladiarem entre si.

Infelizmente, o Brasil está tão pobre de inteligência na política que só restou mesmo aos intelectuais brigarem entre si.

Espero que o Brasil perceba logo o que anda fazendo com sua já reduzidíssima classe intelectual e comece a agir de alguma forma racional e não apenas instintual para que os intelectuais tenham matéria-prima para trabalharem suas idéias.

Ultimamente, por exemplo, passo pelo Blog do Reinaldo de Azevedo e só leio os títulos de seus artigos pois, infelizmente no Brasil, só há baixarias para ele tratar e nada digno da inteligência desses gigantes em que você e o Olavo se incluem.

É... Esquerda demais no poder dá nisso: faltam assuntos interessantes para se debater inteligentemente.

Anônimo disse...

Agora que eu terminei de ler o seu post fiquei curioso. Uma hora cita São Tomás de Aquino, outra hora cita a bíblia, sendo que São Tomás de Aquino, maior gênio dos santos da Igreja Católica, também estudou astrologia.

Anônimo disse...

Alô Sr. Constantino
Caindo meio que por acidente aqui,me deparo com um téte-a-téte de dois conhecidos brasileiros.
Sua argumentação vai se basear SÓMENTE no que "disseram"(sic),ou vai ouvir ou ler REALMENTE o que foi dito pelo tal Olavo?.
Dar conclusões ou opiniões vindas de fontes terceiras não me parece a melhor das atitudes.
Bem,EU vou ver se consigo ler/ouvir o Sr.Olavo nesta questão que está citando e sugiro a todos que o façam TAMBÉM,senão parece reunião de comunas/petistas falando de algo que imaginam em suas doentes mentes.
abraços

ArnCalé disse...

O estudo de Olavo de Carvalho sobre astrologia me pareceu muito sério. Achei na internet um de seus livros (não sei quantos são, ou se tem mais de um), e vi que o que o objetivo do estudo é muito diferente do misticismo pilantra que hoje em dia associamos a astrologia:

"O debate toma por foco a astrologia como prática divinatória ou diagnóstica, e deixa de lado a questão das influências astrais propriamente ditas.
Aparentemente, nenhum dos partidos em disputa se deu conta de que a existência ou inexistência de influências planetárias sobre a
vida humana, de um lado, e de outro a eficácia ou ineficácia da ciência ou pseudociência que se gaba de conhecê-las, são questões perfeitamente distintas, e de que não se pode decidir segunda sem haver antes dado à primeira uma resposta satisfatória."

E depois da introdução:

"Como ciência comparativa, a astrologia não estuda um ente, uma coisa, mas uma relação: ente lógico que tem de ser construído aprioristicamente, antes de que
seu equivalente fático possa ser pesquisado na realidade empírica. A pesquisa astrológica requer, como condição primeira, uma discussão gnoseológica e criteriológica que
ainda não foi empreendida."

De forma que me parece (só por intuição) algo parecido com o que poderia ter estudado um Galileu, um Santo Tomás de Aquino ou um Leibniz, figuras que ninguém zombou por terem sido astrólogos.

Agora eu me pergunto se aqueles que estão a zombar do estudo o leram, ou tentaram entendê-lo.

Anônimo disse...

tõ na área
Quando um comentarista vem dizer que "estudo relaciona altos QIs c/ clima frio"e por consequência o signo do inverno na Europa,recolho os tubos e vou pular da janela.
É tanta besteira...dê o link do ESTUDO,please!.
fui..

karlos

Joao Labrego disse...

Caro Rodrigo Constantino:

Da minha parte a religião tem um papel fundamental na auto-estima povo.

Pena que os palmeirenses não tenham representação na bíblia como os Coríntios e o São Paulo.

Isso sim deveria ser reivindicado pela minoria de torcedores que é o Palmeiras.

Tem um livro dos Coríntios, do São Paulo mas não tem do Palmeirus.

Anônimo disse...

tô na área
Complementando a nota do Sr. Olavo.
O valõr que a reportagem cita como seus honorários,seria hoje de ABSURDOS R$ 133,44 OU R$ 143,50,considerando-se c/ EXPURGOS e s/ EXPURGOS,executados pelos governos anteriores.
Tem muito sertanejo/pagodeiro cobrando bem mais.
fonte: IPEA.
rsrsrsrs

fui...
karlos

Anônimo disse...

' "preocupados mais com o autoconhecimento que com previsões".
Ora, isso não é uma evidência em favor do que Carvalho diz?'

Vc devia ir aprendendo a identificar os enroladores profissionais.
TODOS apelam pra um linguajar rebuscado e vago, pra depois 'interpretar' do jeito que for conveniente.
Autoconhecimento é uma encheção de linguiça tão grande, com uma pequena dose de credulidade qualquer um se identifica com QUALQUER coisa.

http://www.youtube.com/watch?v=haP7Ys9ocTk

obs:Ele tb fala que Newton espalhou a burrice pela europa? Putz, essa eu não sabia, isso nem um prof de quarta série falaria

Anônimo disse...

E se é que Leibnitz ou São Tomas de aquino estudavam isso, e daí? O que faz esses caras serem respeitados é a parte do trabalho deles que não tem nada a ver com astrologia nenhuma.

Aliais, isso é uma falácia, só n lembro direito o nome, de que um expert num assunto sempre vai estar certo em outros

Anônimo disse...

'a existência ou inexistência de influências planetárias sobre a
vida humana, de um lado, e de outro a eficácia ou ineficácia da ciência ou pseudociência que se gaba de conhecê-las, são questões perfeitamente distintas'

Mas pelo amor de Deus,isso é a melhor coisa do mundo!! Como é que vc não nota que isso é o paraíso dos desonestos enroladores!!
O cara quer que vc acredite que o troço dele funciona SÓ PORQUE ELE CHEGOU E DISSE! E se vc pedir por provas mais concretas, aí ele vem com essa porra de 'ah mas são questões totalmente distintas!'

Não interessa se o negócio são os planetas ou inverno na europa ou o feijão da casa da mãe joana, o cara não prova nada!!

ArnCalé disse...

"O cara quer que vc acredite que o troço dele funciona SÓ PORQUE ELE CHEGOU E DISSE! E se vc pedir por provas mais concretas, aí ele vem com essa porra de 'ah mas são questões totalmente distintas!'"

Não, o que está escrito é que a ciência não consegue provar nada de definitivo (como não consegue provar muitas coisas, o que é normal) a cerca da influência dos astros sobre as pessoas. Pelo que vi, o estudo de Olavo de Carvalho não foi além da seguinte conclusão: existe uma relação entre os astros e a vida da pessoa, mas é impossível saber se isto é uma relação de causa, efeito, reflexo ou o que seja - só se sabe que há uma relação. O livro que ele escreveu tem 300pgs, não li nenhuma, mas não me parece uma conclusão. Pelo contrário, instiga ainda mais os estudos de astronomia e astrologia, tais quais eram feitos na Renascença.

Para mim está claro que o fato de Olavo de Carvalho ser astrólogo, de forma que este termo assumir uma característica própria em relação a ele, não é nenhum absurdo.

Além ali em cima disse que não importa que Leibniz tenha sido astrólogo. Realmente, não importa, no sentido de que ele continuou sendo um filósofo respeitado. Ninguém tenta desqualificar toda a obra filosófica dele por causa dos estudos astrológicos, e, no entanto, tentam desqualificar Olavo de Carvalho. Foi apenas mais um campo de estudo que interessou aos dois. E, no final das contas, as descobertas filosóficas de ambos nada tem a ver com astrologia. Criou-se um espantalho, atacaram-no, e com isso pensam ter destruído a pessoa real.

Anônimo disse...

Eu só sei de uma coisa, aquele bagulho que o olavo fuma nos programetes dele no youtube é muito loco!

Anônimo disse...

Grande merda que o estudo dele sobre astrologia é sério, se alguém estudar seriamente a correlação entre o tamanho do bico do pinguim e a temperatura da água no Parque do Ibirapuera, vai continuar sendo um estudo imbecil e inútil.

Pelo o que li de passagem nos comentários acima, tá cheio de gente que acredita na "influência dos astros sobre as pessoas". Vão ser crédulos assim na casa do chapéu...

Anônimo disse...

'a ciência não consegue provar nada de definitivo... '

Essa parte está errada.Pela ciência e pela lógica isso tudo é sim uma grande baboseira.

'Pelo que vi, o estudo de Olavo de Carvalho não foi além da seguinte conclusão: existe uma relação entre os astros e a vida...'

Se ninguém provou nada de onde tu tirou que existe essa relação ora bolas

Anônimo disse...

'Ninguém tenta desqualificar toda a obra filosófica dele (Leibniz) por causa dos estudos astrológicos, e, no entanto, tentam desqualificar Olavo de Carvalho.'

Leibniz até que dá pra perdoar pq ele vivia num tempo muito primitivo, cheio de superstições e pouco conhecimento astroNÔMICO sobre o mundo.
Agora o cara vir com astrologia no sec XX, isso diz muito sobre a honestidade dele.
E quem é que está ligando pra 'obra filosófica' dele?
Essa parte é novidade.

Anônimo disse...

Leio sempre os comentarios do Olavo e ate agora nao havia escutado sobre Constantino. Vou passar a acompanha-lo. Tomara que seus post tenham validade.
Neste momento, digo que o sr constantino leva uma surra do Olavo. A briga esta desigual tamanho poder de argumentacao do Olavo.
Creio que o melhor mesmo seja o Constantino esquecer as baboseiras escritas e concentrar-se no ataque fundamentado as esquerdas, este cancer mundial.

Anônimo disse...

'Neste momento, digo que o sr constantino leva uma surra do Olavo. A briga esta desigual tamanho poder de argumentacao do Olavo.'

E quem é o juiz disso?
O Olavo tb fala umas besteiras.Ron Paul agente da Russia, putz

Leo SKHM disse...

Dá uma olhada:

"Olavetes e Os Fetos Abortados"
http://www.youtube.com/watch?v=KZY8HFLiC1g&feature=plcp

Anônimo disse...

Esse euateu é um imbecil
Morre de falar da pespsi do olavo e fala uma merda muito maior
Ele defende que pra ter filhos vc vai depender da permissão de um 'conselho' de psicologos, pedagogos, etc, e vc teria que passar o resto da vida fazendo cursos pra continuar a ter essa 'habilitação parental'

Nas palavras do jumento:
'caso a mulher engravide acidentalmente o estado daria três opções: vc pode tirar sua habilitação parental, pode abortar ou pode ter esse filho E DOAR ESSE FILHO PRO ESTADO'

Só mais um inseto coletivista querendo mandar na vida dos outros.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=aGCGWsCuTVU&feature=relmfu

Vc devia ter vergonha de dar atenção pra ISSO.

Rodrigo Constantino disse...

Bom, eu não conheço o canal do cara, esse Eu, Ateu. Mas sei que levar Olavo de Carvalho a sério virou motivo de piada mesmo. E de mau gosto!

Anônimo disse...

Não falei vc Rodrigo mas sim vc leoSKHM
O cara é tão jumento que ainda fala 'n se preocupem que não vai ser um admirável mundo novo'
Ow mas é CLARO que não vai, é ÓBVIO que não vai pq admirável mundo novo é uma coisa ALEGÓRICA, um exagero criado de propósito pra alertar justamente sobre imbecis como esse euateu! Um cara que acha que o governo tem direito de TOMAR os filhos dos pais! pqp

Anônimo disse...

Uma coisa é certa: A internet está matando a TV aberta. Eu por exemplo prefiro o talk show de humor do filosofo em questão do que assistir A praça é nossa.

João disse...

O olavão agora "provou" que o Rodrigo Constantino pensa direto nele por criar em um personagem baseado nele e ser geneoroso com ele, "que se dá mal" na ficção. Deve ter esquecido em algum mapa astral que ele próprio, olavo, já tentou fazer isso na vida real:

http://www.olavodecarvalho.org/textos/homem_mim_5.html

"Recado atrasado a Rodrigo Constantino"

Depois de ter levado uma lavada do Rodrigo, em 2006, após, inclusive, chamar Ayn Rand de "burra", admitindo não tê-la lido hehe –, ficou tentando dar liçãozinha de moral, sendo, portanto, "generoso", querendo estender-lhe a mão – na vida real, em 2007.

Como o Constantino cagou na cabeça dele, usou seu programa de rádio para, como bom fanático religioso, ameaçá-lo (e ao Janer Cristaldo) de processo por heresia, já em 2008. O astrólogo, ao tentar usar o poder estatal, para pôr hereges (hehe) na cadeia, foi novamente esculachado: http://rodrigoconstantino.blogspot.com.br/2008/02/o-desespero-de-olavo.html

Nesses quatro anos, ele vem constantemente, oferecendo o traseiro ao Constantino – a quem acusa, agora, de pensar em fazer, na ficção, o que ele próprio, olavo, já fez, na vida real. Como o próprio gosta de lembrar, é a lição de lenin: "acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é". Ia postar lá no mídia sem máscara, mas, aquele site tão "pró-liberdade", te obriga a se cadastrar igual a uma agência petrobras da vida e tais coisas do governo petista. Então, vou postar aqui mesmo e as olavetes, que não vivem para outra coisa mesmo senão babar o ovo do astrólogo que postem lá, fazendo o trabalho para ele. Ah, aproveitem e postem essa aqui também, que é duca:

http://cristaldo.blogspot.com.br/2011/03/aiatolavo-censura-aiatolavo-e-incultura.html

"Comentei sexta-feira passada o acesso de ira sagrada que acometeu o astrólogo, ao perder a parceria da Livraria Cultura com o Mídiasemmáscara. Em trocadilho besta, passou a chamar a livraria de livraria Incultura. (...) A livraria Incultura reestabeleceu o link e, do dia para a noite, voltou a ser Cultura. Censor implacável, que já eliminou de seu site todos os artigos dos colaboradores com os quais discordava, o astrólogo, ao entrar em discordância consigo mesmo, não hesitou um segundo em deletar-se: em sua fúria censória, deletou seu próprio artigo."

Aliás, Rodrigo Constantino que me desculpe, mas ninguém sacaneia o astrólogo tão bem quanto o Janer.

Rafael Gargalhão disse...

Rodrigo, sou da opinião de que importante mesmo (e essencial) é gastar energia no combate à esquerda, como você tão bem faz.

Anônimo disse...

"Vc devia ir aprendendo a identificar os enroladores profissionais.
TODOS apelam pra um linguajar rebuscado e vago, pra depois 'interpretar' do jeito que for conveniente.
Autoconhecimento é uma encheção de linguiça tão grande, com uma pequena dose de credulidade qualquer um se identifica com QUALQUER coisa."

Exato! Olavo é um enrolador profissional, e Orlando Fedeli e Felipe Coelho provaram isso. Sugiro buscar nuns blogs antigos, onde Olavo levou uma surra homérica!

Att,

Reinaldo.

Gustavo disse...

Olavo de Carvalho pode até ser um embusteiro, mas a citação bíblica não diz que astrologia não funciona. Diz apenas que é pecado.

E não, não estou dizendo que funciona. Só que o argumento é frágil - mesmo porque o Olavo já largou a astrologia faz uns anos, né?