quinta-feira, junho 27, 2013

O alvo é o PMDB... e o PT adora isso!

Fonte: Estadão
Rodrigo Constantino

Quando há uma revolta generalizada "contra tudo isso que está aí", contra a política em si, o "sistema", pode estar certo de que o PMDB será o grande alvo. Não sem boa dose de razão!

Afinal, o PMDB representa justamente essa forma corrupta, fisiológica, clientelista de exercer o poder político no Brasil. Falou em patrimonialismo, pensa-se logo em Sarney e companhia.

O professor de filosofia Marcos Nobre acaba de lançar um curto livro sobre as revoltas nas ruas, defendendo exatamente a tese de que ela é uma revolta contra o PMDB. A Folha fez uma matéria sobre o livro. Ela diz:

As "revoltas de junho" representariam, para ele, um "aprendizado democrático fundamental" de como se manifestar. "Espero que delas surja uma frente 'antipemedebismo'", manifesta-se.

Tudo muito bem, não fosse um pequeno detalhe: o PMDB, se representa um enorme obstáculo aos avanços do país, também representa um entrave aos anseios bolivarianos do PT. Com seu enorme poder, pulverizado nos grotões desse imenso país, o PMDB cobra, e cobra caro, pela "governabilidade". 

O lado ruim disso nós todos já conhecemos; mas não podemos negar a utilidade de forma pragmática, ainda que o façamos baixinho e envergonhados: o partido também impede golpes autoritários lá da esquerda, como adorariam os petistas. 

Quando falam em "democracia direta", em "voz das ruas", em "plebiscito" ou "nova Constituinte", os petistas sonham com a possibilidade de não mais dependerem do PMDB. Hugo Chávez, na Venezuela, não dependia de nenhum PMDB por lá...

Sou totalmente a favor da ideia de que o PMDB precisa ser superado. Mas quero fazer isso dentro da própria democracia representativa. Vai ser mais lento, mais demorado, vai demandar mais concessões, mas é o único jeito de obter resultados sustentáveis e preservar a democracia. 

São os principais valores tortos que o Brasil abraçou que precisam ser mudados, pois deles depende o PMDB. O clientelismo e o patrimonialismo bebem de um estado inchado, intervencionista, locomotiva do progresso, paternalista, instrumento da "justiça social", dono do carimbo que seleciona os "campeões nacionais". Ou seja: mais estado = felicidade "pemedebista".

Devemos atacar o estado agigantado, interventor, messiânico. E isso não se faz detonando o sintoma, que é o PMDB, mas sim suas causas, direto nas raízes. Destruir o PMDB na marra, hoje, significa deixar o caminho livre para os petistas bolivarianos. Quem vocês acham que ganha poder se o Renan Calheiros for derrubado? Quem vai soltar fogos de artifício se Sérgio Cabral for destruído? Pois é...

Sinto muito, especialmente para a garotada mais eufórica nas ruas, mas política não é para amadores, tampouco para românticos. O PMDB é uma porcaria, não resta dúvida; mas o PT consegue ser muito pior!  

7 comentários:

Anônimo disse...

Tem outra Rodrigo, os políticos do PMDB foram eleitos legitimamente, e, bem ou mal, representam parcela da população brasileira.

Pepe Legal disse...

Boa rodrigo, atendeu o pedido da galera e aumentou a fonte dos seus textos.

Anônimo disse...

Concordo com o que está no post.
Parabéns pela mudança no layout da página. Ficou muito melhor pra ler.

Cervantes disse...

"...PMDB representa justamente essa forma corrupta, fisiológica, clientelista de exercer o poder político no Brasil..."

Parece que você desvencilha o partido, políticos, politica, enfim, de quem possibilitou a existência destes.

Se questionamos a qualidade deles, questionamos a qualidade do povo.

Eu questiono.

Superar o PMDB, é superar o que existe de melhor no Brasil. Na escala evolutiva ainda temos que superar PT, PSDB ... Não vejo nada neste sentido, pelo contrario, este show de idiossincrasia destas semanas é prova.

Tálib disse...

Prezado Rodrigo,
Eu entendo que o alvo do PT é qualquer coisa que vá contra sua política populista, inescrupulosa e eleitoreira.
O PMDB pode ser necessário mas não tenho a menor ilusão de que não segue as regras do jogo do PT.
Concordo com Reinaldo Azevedo que o que falta no país hoje é justamente oposição. Neste ponto, dou o braço a torcer aos petistas que faziam oposição a qualquer projeto, por melhor que fosse para nação, quando não estavam no poder.
Todos se calam diante do discurso politicamente (e irritantemente) correto em que o país foi mergulhado.
A pior forma de censura é a que existe hoje no Brasil. A pior forma de ditadura que poderíamos sofrer é a ditadura comunista (e nojenta) a que hoje estamos submetidos que flerta com outras ditaduras asquerosas como Cuba e Venezuela.
Ser contra qualquer índio, homossexual ou quilombola no atual Brasil é receber o estigma de preconceituoso.
Como se todos os índios, homossexuais, quilombolas e outras "minorias" fossem santos e imunes à crítica.
O PT causou um estrago de difícil reparação ao país. Criou-se benefícios para a população que a deixam dependente do governo e, dada a falta de instrução da mesma, indubitavelmente tenderão a manter aquela corja no poder.
Não acho que o PMDB seja um entrave ao PT. Acho que o PT, com sua burrice e ganância, subestimando a inteligência alheia, é o seu próprio pior inimigo.

Cavallieri disse...

O alvo é o PMDB, mas eles são mais astutos que o PT(não é um elogio)!
No quadro atual, embora sejam alvos, os políticos do PMDB (do legislativo), estão na imprensa e protagonizando as mudanças (ainda que fictícias). Creio que vão obter mais espaço e o PT vai encolher.
O PMDB é um tumor que cresce mas não mata o hospedeiro. Já o PT é um câncer, sua malignidade mata o corpo sem perceber que morre junto!

Leandro Almeida disse...

O PMDB impede até quando não puder mais. Os tais grotões são o alvo do PT há tempos. E o Bolsa Família tem feito muito nesse sentido. Quando não mais precisar do PMDB, o PT, "senhor absoluto de nossas melhores intenções" irá governar, finalmente, para o povo, com o povo e todos seremos felizes!!! Que Deus nos livre.