quinta-feira, junho 20, 2013

O mercado é soberano

Rodrigo Constantino

"Não há como escapar das inexoráveis leis do mercado." (Mises)

A presidente Dilma tem postura arrogante, de quem sabe tudo de economia e pode impor seus desejos ao "mercado". Foi assim que ela abraçou a bandeira de combatente dos juros altos. Ela iria reduzi-los na marra, pois é "corajosa". Faltou apenas ela combinar com a lei econômica.

Assim como um louco pode desejar muito voar, mas se ele pular do alto de um prédio seu destino será a queda pela lei da gravidade, quando o governo resolve reduzir a taxa de juros ignorando os fundamentos econômicos, o resultado será juros maiores à frente. Não dá para brincar impunemente com o mercado.

A ignorância acerca desses fatos fez com que muitos celebrassem as medidas do governo lá atrás. Dilma tinha dobrado os bancos e colocado o mercado financeiro de joelhos! Alguns poucos economistas, entre eles Alexandre Schwartsman e este que vos escreve, alertaram que o tiro sairia pela culatra. Juro menor imposto pelo governo hoje, significa juro maior imposto pelo mercado amanhã.

Não deu outra. A taxa de DI dos contratos futuros sobe sem parar. A leniência do Banco Central, politizado e acovardado na hora de combater a inflação, fez com que o pânico se instalasse, agora que todos os agentes financeiros desconfiam de sua credibilidade e capacidade de reagir ao dragão inflacionário. O resultado pode ser estampado em uma imagem, como esta abaixo:


Esse é o contrato de DI para 2021. Em apenas um mês de tensão e descontrole, o "mercado" esfregou na cara da presidente que ela é impotente diante dos fatos e das leis econômicas. Podemos observar o longo esforço de marretar a taxa de juros para baixo desde o começo de sua gestão. Muitos fundos de pensão, que precisam investir em "long duration", ou seja, títulos longos, tiveram que engolir a aventura do governo e colocar em suas carteiras títulos com retornos irrealistas. Mas o império sempre contra-ataca! 

Resta saber se dessa vez a presidente e sua medíocre equipe econômica vão compreender o que se passa, ou se vão insistir nos mesmos erros, acreditando, com muita petulância, que são capazes de ditar os preços de mercado. Não são! Conseguem no máximo distorcê-los por algum tempo, mas eles retornam aos fundamentos, mais cedo ou mais tarde. É o que está  acontecendo agora.

Apertem os cintos! O governo petista plantou sementes nefastas, e a fatura está chegando. Estamos apenas começando a pagá-la. O PT vai custar muito caro ao Brasil.

8 comentários:

Anônimo disse...

A presidAnta entendeu o recado: vai mandar revogar a lei da gravidade!

Anônimo disse...

Como disse o careca no site dele "Para quem só tem martelo tudo é prego". Parabéns ao seu trabalho e ao do Schartzman, ilhas de bom senso num mar de podridão e interesses sórdidos. Sinceramente não acredito que o Mantega/Dilma sejam burros, na verdade são mal intencionados. O mercado realmente já precificou tudo da Petrobras, Eletrobras, Empresas X , e outras falácias.

Marcus Prado disse...

Bom dia Rodrigo,

Corroborando tudo o que você escreveu em seu texto, são 10:55 hs do dia 20.06.2013, o Índice Ibovespa cai 3,58%, o dolar spot sobe 2,18%, cotado a R$2,253 e a curva de juros futuros sobe uma barbaridade - o DI para Janeiro de 2021 sobe 3,77% em relação ao ajuste, cotado a 12,04.
Ainda nem acabou o 1º semestre, e 2013 já é um ano perdido. Feliz 2014 ??? Com Copa do Mundo e Eleições, acho que o mais certo é desejar logo um Feliz 2015 para todos, de preferência e se Deus quiser, apesar na oposição pífia e do bolsa compra voto, com os PTralhas corruPTos incomPTentes e sua companheirada alijados do poder.

Abçs !!!

Noronha disse...

Constantino
Imagino que você já saiba, mas gostaria de saber sua opinião. Há rumores que o Meirelles vai assumir a pasta no lugar do Mantega. O que você acha disso?

Rodrigo Constantino disse...

Sim, os boatos circulam há alguns dias. Acho que ele só aceitaria por ambição política, mas teria mãos atadas. Acho que os mercados dariam uma porrada no primeiro momento, mas só no gogó não se sustentaria. E não acho que ele teria condições de atuar como deveria, em ano de eleição...

samuel disse...

Capitalismo é um sistema muito complexo para ser entendido por gente primária! É mais fácil ser estatista. O 1o. faraó do egito, há 6.000 anos, já entendia do domínio do estado... O socialismo procura incutir o entendimento do faraó nos habitantes modernos...

Anônimo disse...

Não esquecendo que por trás dessa equipe medíocre que cerca essa presidente, existem as orientações bizarras e eleitoreiras dadas pelo Sr. Lula e seu comparsa Zé Dirceu. Embora muitos não acreditem, ela continua sendo apenas um pau mandado!

Finanças Inteligentes disse...

Governo tomando uma aula ao vivo do mercado. Está refletindo nos títulos do Tesouro também, que sofrem com a fuga dos estrangeiros. Mesmo com leilão extraordinário de recompra, programado para hoje, não conseguiram reduzir as taxas dos títulos. O governo só liberou agora (15h08min) as NTNBs.