segunda-feira, junho 10, 2013

Visão da Semana

Teórica Investimentos

Visão da Semana (de 3 de junho a 10 de junho).

O potencial início da redução dos volumes mensalmente injetados na economia, através do programa de afrouxamento quantitativo ou QE, por parte do Federal Reserve, continua sendo o foco do debate de curto prazo dos mercados. Contudo, temos a visão que os participantes de mercado estão analisando as árvores e esquecendo de olhar a floresta como um todo. Nesse sentido, acreditamos que a economia global pode estar entrando num novo ciclo de crescimento e o mercado acionário pode estar perto de entrar num raro momento de forte alta.      

Fundamentos mais sólidos das economias norte-americana e europeia vêm causando elevação nas curvas de juros globais, assustando os demais mercados de risco ao redor do mundo, que estavam acostumados com um mercado artificial de juros zero e alta liquidez. O pano de fundo desse processo é um movimento de normalização do ambiente de investimento, com uma volta da regência dos mercados pelos fundamentos econômicos.

Os dados dos EUA divulgados na semana passada mostraram um mercado de trabalho consistente com nosso cenário base de melhora firme, porém gradual. Assim como o resto da economia norte-americana, o mercado de trabalho segue consistente processo de cicatrização. Todavia, numa velocidade baixa, o que não justificaria uma rápida retirada dos estímulos, ainda mais com o ajuste fiscal em curso. Porém, vemos como positivo o debate sobre o início da estratégia de saída do Fed, dado que isso faz com que o próprio processo de saída seja mais suave. A antecipação pelos mercados e, com isso, a elevação da curva de juros, vista por nós como uma normalização do mercado, é altamente positiva para a economia e para os mercados no médio prazo.     

Na China, a série de dados continuam mostrando uma economia com crescimento estrutural sólido, confirmando a meta do governo de 7,5%. O momento segue de implementação de reformas estruturais, executando de forma suave a transição do perfil de crescimento, mantendo uma taxa de expansão relativamente alta, porém evitando bolhas nos mercados imobiliário e de crédito. No lado doméstico, segue a reprecificação no mercado de juros, após elevação mais forte da Selic pelo Banco Central e um movimento global de elevação dos juros. A moeda também atravessa momento de reprecificação, seguindo movimento das moedas de commmodities correspondentes e com a deterioração da credibilidade do governo atual. Apenas um choque de credibilidade teria potencial para alteração da visão negativa do governo, como, por exemplo, a mudança da equipe e política econômica.


Apesar das reações iniciais negativas dos agentes de mercado em função da elevação das curvas de juros globais, acreditamos que os fundamentos da economia global são mais sólidos e que os preços dos ativos não precificam tal cenário. O fato de o médico diminuir a dose do remédio, do paciente sair da UTI e começar a viver um dia-a-dia mais normal deveria ser lido como positivo pelos mercados. Entendemos o movimento inicial negativo como sendo um medo de uma retirada prematura dos suportes da economia e seus possíveis impactos negativos. Todavia, dado o perfil do presidente e dos diretores do Fed, acreditamos que o risco maior seja de erro para deixar por mais tempo os estímulos do que errar para menos tempo. Nessa direção, acreditamos que o momento seja de grande e rara oportunidade de investimentos em ações para o longo prazo.            

3 comentários:

Paulo disse...

No Brasil, lado doméstico, bastaria então mudar a equipe política e politica economica a um ano da eleição ?

Sabendo que no Brasil a presidente conduz desde a política economica até à rota do avião presidencial - é crível que entregue a condução economica a terceiros, para se ater à condução, talvez, do Boeing presidencial ? Haveria disposição para no lugar de derrubar a economia se ater a seu avião... é isso ?

A elevação dos juros globais não prejudica a Europa, que ainda está digerindo sua recessão ?

"grande e raro momento de investimento em ações para longo prazo"... somente eu achei esta frase ambígua ?! O autor refere-se a investimento em ações nos EUA, na Europa ou global incluindo então o Brasil ?

Ou o autor recomenda, talvez, uma conversão de patrimônio para dólares norte-americanos e aplicação no mercado norte-americano ?

Anônimo disse...

Então ou o QE foi uma boa idéia, ou não devo confiar nesse artigo, correto?

Finanças Inteligentes disse...

O QE3 deu certo, pois foi diferente do que ocorreu no QE1 e QE2. Desta vez o FED atacou a veia do problema que estava emperrando o mercado imobiliário nos Estados Unidos e comprou dívidas hipotecárias. Limpou os ativos do sistema e o mercado deslanchou. Já a estratégia da Operação Twist (troca de títulos curtos por longos) foi mantida. Não acho que o FED vai reduzir o volume do programa de estímulo neste mês, a meta de desemprego ainda está longe de ser alcançada e a inflação segue fraca, abaixo da média.

Abcs,