quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Na Lanterna

Rodrigo Constantino

A revista The Economist costuma fazer, de 3 em 3 meses, uma pesquisa com um grupo de analistas sobre as expectativas de crescimento econômico de 25 países emergentes. Na última pesquisa realizada, a média de crescimento esperado para 2006 era de 5%. Os líderes são China e Índia. A Argentina vem em terceiro, devido à base muito aviltada após forte recessão. Em seguida, temos Rússia e Venezuela, aproveitando a alta do preço do petróleo. Cingapura, Chile e Hong Kong aparecem em seguida, com sólida taxa de crescimento ano após ano. E o Brasil?

O Brasil, que foi o pior colocado do grupo em 2005, com crescimento pífio, está em penúltimo lugar no esperado para 2006. Perde apenas para o México. O grupo espera um crescimento econômico de apenas 3,6% para o Brasil em 2006. O país está ficando para trás no progresso mundial recente. Está crescendo infinitamente aquém do potencial.

A culpa disso está no modelo estatal, inchado, hipertrofiado, com burocracia asfixiante e ambiente perverso para os negócios. Sem reformas estruturais, o Brasil estará sempre entre os lanternas do grupo. O pior de tudo é que ainda tem muita gente celebrando nosso crescimento medíocre, e o que é pior, atribuindo tal “sucesso” ao governo Lula, que representa justamente o oposto do caminho adotado pelos bem sucedidos. Creio que pior que ser o lanterna, só mesmo ser o lanterna se achando um vencedor...

Nenhum comentário: