segunda-feira, maio 14, 2012

Caminhando com Mantegovsky

Por Rodrigo Constantino

Primeiro eles vieram atrás da Petrobras, diluindo os minoritários com o aumento de capital e usando a empresa como instrumento político. Como eu não sou acionista da Petrobras, não liguei.

Depois eles vieram atrás da Vale, exigindo investimentos sem rentabilidade e derrubando o presidente da empresa por motivos políticos. Como eu não sou acionista da Vale, não liguei.

Depois eles vieram atrás dos investidores estrangeiros em derivativos de câmbio e renda fixa, aumentando impostos e tomando medidas arbitrárias. Como não sou investidor estrangeiro, não liguei.

Depois eles vieram atrás dos bancos, pressionando pela redução de juros na marra e usando os bancos públicos para destruir a racionalidade no setor. Como não sou acionista dos bancos, não liguei.

Aí eles vieram atrás das empresas elétricas, alterando as regras de ajuste das tarifas. Como não sou acionista das empresas elétricas, não liguei.

Então eles vieram atrás de minha humilde quitanda. Quando fui reclamar, já não tinha ninguém mais para escutar meu brado de angústia.

7 comentários:

Diego lima disse...

Em relação aos bancos, o governo não teria agido certo? Porque com os juros praticados por estas instituições com a selic em queda você daria um aumento escandaloso para elas. E os brasileiros não têm tanta liberdade de escolha...

Anônimo disse...

Diego Lima, os juros baixaram.
Legal não?
Você acha que isso sairia de graça?
As taxas bancárias foram e estão sendo todas reajustadas.
Legal não?

Carlos disse...

No caso do setor elétrico, as tarifas estavam subindo demais, bem acima da inflação, o que era ruim para o seu controle. Acho que foi correta a intervenção. Tb acho que o governo agiu certo ao usar os bancos públicos para reduzir os spreads bancários, que, embora ainda continuem os mais altos do mundo, baixaram um pouco. É preciso lembrar que se trata de um setor com graves distorções devido a ser dominado por certos bancos - em parte públicos, claro. Nesses casos de, digamos, anomalia setorial, a interveção estatal pode ser benéfica. E se o governo não fizesse o que fez, o que poderia fazer? Esperar os bancos reduzirem os spreads? Acho difícil que o fizessem, mesmo se o governo tomasse medidas como reduzir tributação. Acho também difícil que houvesse redução de spreads, mesmo que fosse tornada mais fácil a entrada de novos bancos ou algo do tipo, visando aumentar a concorrência. Acho que seria mais provável os novos bancos aderirem ao cartel, como as novas montadoras estrangeiras estão fazendo.

Dellano disse...

O PT está rasgando "a Carta ao Povo Brasileiro" e está totalmente à vontade para implantar sua agenda revolucionária. As consequências disso serão desastrosas, porém nada isso parece sensibilizar o povo brasileiro, que ainda achando uma maravilha esse (des)governo que aí se encontra.

Anônimo disse...

Esse é o único blog que reclama que os juros baixaram !! Estranho isso !!! Se o Constantino quer pagar juros mais alto, que pague sozinho !!

Anônimo disse...

@Anônimo das 9:42 :
não existe almoço grátis.

samuel disse...

Diego lima said... , Carlos said..., Anonymous said... 9:42 AM, USAM O MESMO TIPO DE ARGUMENTO, APELANDO PARA AS BENESSES SEM QUERER ANALISAR AS EFEITOS DA MEDIDA. EU PERDERIA TEMPO EM LHES EXPLICAR COMO ACREDITO QUE O PROF CONSTANTINO TAMBÉM O FIZESSE, SE O BLOGUEIRO REINALDO AZEVEDO JÁ NÃO HOUVESSE DESMASCARADO A TURMA:
É a sigla de um troço chamado “Mobilização em Ambientes Virtuais” - MAV-SP, criada pelo PT. Em vez de eu os definir, prefiro que eles mesmos o façam. Na página no MAV-SP, http://www.mavptsp.org/