sexta-feira, maio 11, 2012

Delta e JBS: Sinergia perfeita


Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

Muita gente ficou estupefata com a notícia de que a J&F Holding, controladora da JBS, queria comprar a construtora Delta, de Fernando Cavendish. Automaticamente perguntaram: o que um frigorífico tem em comum com uma construtora? Quais são as possíveis sinergias entre seus negócios?

Falta imaginação para essas pessoas. Claro que há sinergias, e elas são enormes. Os ganhos de escala dos negócios da holding, agora comandada pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, são potencialmente gigantescos. Explico.
Não é que o abate de gado bovino pode eventualmente ser realizado por tratores da construção civil, ou que resíduos de argamassa possam ser utilizados no pasto dos bois. Não é nada disso. É que ambos os negócios cresceram rápido demais, mudando de patamar em pouco tempo, basicamente pelos mesmos motivos. Juntos, o crescimento pode ser ainda maior!
E quais são esses motivos? Ora, a proximidade com o governo, é claro. A Delta deu um salto no faturamento porque conquistou inúmeras obras públicas em leilões, todos extremamente transparentes, como sempre ocorre no Brasil. Tem uma carteira bilionária que depende do governo.

Já a JBS foi comprando várias empresas, e sempre contando com o financiamento subsidiado do BNDES, que aplica critérios apenas técnicos em suas análises de crédito, como todos sabem. O banco estatal colocou tanta grana na empresa que teve de se tornar sócio grande dela, por falta de capacidade de pagamento da dívida, que acabou convertida em ações.
Agora já ficou bem mais evidente qual a sinergia entre ambas. O acionista majoritário da JBS pretende ser político, governador de Goiás. O ex-dono da Delta adora políticos, e até colocava guardanapos na testa em um estranho ritual com os auxiliares do governador do Rio, Sérgio Cabral. Faz todo sentido unir forças para ter mais escala.

JBS e Delta são dois ícones do nosso capitalismo de estado. Elas se merecem. São os brasileiros que não merecem esta fusão...

10 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Rodrigo Constantino, não esqueça de detalhes. Segundo investigações da Polícia Federal, a Delta tem envolvimento com o esquema do contraventor Carlos Cachoeira.
“A Delta está sub judice, e essa compra pode apagar as digitais dos crimes que possam ter acontecido na empresa, inclusive caixa dois que pode ter beneficiado a empresa de Carlos Cachoeira e políticos de diversos partidos”,

Anônimo disse...

Querido Amigo!!! JA reparou que isso tudo é política? Por culpa de apenas um Diretor todos estão acusando a empresa. E pq o tal do Garotinho divulgou as fotos agoras? Isso é prova que tem política por traz disso tudo. Conheço a empresa e é bem séria. Emprega mais de 30.000 funcionários diretos e mais alguns 1.000 indiretos. Tem projetos sociais. Isso ninguém fala.

amauri disse...

Boa tarde Rodrigo!
Neste capitalismo de estado, não entra mais empresários que cresceram muito, muito em pouco tempo?
abs

Anônimo disse...

Ufa! Preocupei-me com sua saude mental ao ler os primeiros paragrafos.
Ainda bem que foi um susto. Pare de pregar pecas.

Anônimo disse...

Com essa união, eles querem provar definitivamente que, com este governo, é possível tirar leite (J&F Holding) de pedra (Delta).

Diogo F.B.

Anônimo disse...

Os brasileiros merecem é coisa muito pior.

samuel disse...

O de comum que há? O zé caroço. As duas firmas pertencem ao PT, isto é; aos expoentes do PT. E os donos aparentes? Estes já venderam a alma ao diabo, Ooops! ao PT

Anônimo disse...

É incrível como ainda tem gente que custa a perceber uma ironia!!!

Como diz RA, acionem a "tecla SAP", meus amigos!!

samuel disse...

ESTÁ NO INFORME PUBLICITÁRIO DIVULGADO NA QUINTA PELA J&F PARTICIPAÇÕES S/A, DONA DO FRIGORÍFICO JBS FRIBOI: ... a empresa comunica que assume segunda-feira o controle da Delta Construções, com o direito de substituir quem quiser, inclusive presidente e diretores; a KPMG, multinacional de auditoria e consultoria, fará uma diligência para fixar o valor que a J&F pagará pela Delta. E este valor será pago com os recursos provenientes dos dividendos futuros da própria Delta.
“Não haverá necessidade de utilização de recursos próprios ou de terceiros para financiar a operação”, diz o comunicado que anuncia a compra.
COMO JOSÉ DIRCEU É ESPERTO! É UM GÊNIO! Essa turma do PT são todos uns ignorantes de pouca instrução Mas são uns gênios! O tempo que nós passamos estudando, queimando a pestana e eles? ELES ESTAVAM FAZENDO A “REVOLUÇÃO” Se preparando, “No aconchego Do claustro, na paciência e no sossego, Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua,” para nos roubar,,,Ooops! Para nos dar democracia! (desculpe MAV - “Mobilização em Ambientes Virtuais”)

Anônimo disse...

Os pesquisadores brasileiros do "Ciências sem Porteira" já estão pesquisando o reaproveitamento dos ossos como agregado de concreto e sebo como componente da massa asfáltica. Outra sinergia que será explorada estará na marmita, que aproveitará os restos de cortes das carnes menos nobres. Especula-se que será um tipo de ração hiperproteica para a força de trabalho. E logicamente, os dejetos humanos das fossas de obras retornarão aos campos de capim em forma de adubo, de forma muito sustentável.
Estamos "vivenciando ao vivo" a oligopolitização estatiestabilizante neodesenvolvimentista socialista. Uma ruptura do status quo. Ave Lula!

Fora isso: O terninho branco do Haddad é um charme, né?!