sexta-feira, maio 18, 2012

O mapa errado

Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira que o crescimento do país não pode depender exclusivamente das "forças de autorregulação do mercado" e ressaltou o momento de "mutação" atual vivido no desenvolvimento do Brasil. Ela entregou o prêmio Almirante Álvaro Alberto de contribuição científica à sua ex-professora e economista Maria da Conceição Tavares, a quem atribuiu grandes contribuições ao desenvolvimento do país. A presidente disse que Conceição Tavares contribuiu para “o mapa do caminho”.

Resta perguntar: quais contribuições foram essas? Que mapa é este? Conceição Tavares, para quem não lembra, é aquela senhora com fala agressiva, mas que se derreteu em lágrimas de emoção, em rede nacional, quando o fracassado Plano Cruzado foi aprovado. Ela sempre defendeu o nacional-desenvolvimentismo, esta ideologia fadada ao insucesso. Não consigo lembrar uma só contribuição positiva desta senhora para o desenvolvimento do país. Ao contrário: foi contra, assim como o PT, todas as reformas que melhoraram nossa situação.

A fala da “presidenta” é importante para frisar que seu governo é caracterizado por um forte ranço ideológico. Dilma realmente acredita no nacional-desenvolvimentismo, e suas últimas medidas deixam isso bastante claro. Até aqui, ela encontrou pela frente um cenário externo favorável. Com a deterioração do quadro e o esgotamento do modelo de estímulos estatais, parece que o governo vai caminhar cada vez mais na direção intervencionista. Voltamos à época de pacotes quase semanais, de acordo com as demandas pontuais que surgem.

Os pilares que sustentaram a credibilidade macroeconômica foram sendo derrubados um a um. A meta de inflação foi afrouxada e o Banco Central se mostrou sem autonomia. O câmbio sofre forte intervenção. Até a meta de superávit fiscal parece ameaçada. A Folha diz hoje que no governo há quem defenda até aumentar os gastos públicos e reduzir o aperto fiscal para estimular o consumo e o investimento. Um país não pode ter uma equipe econômica tão medíocre por tanto tempo e sair impune disso.

A ficha dos gringos pode estar caindo. A revista The Economist desta semana tem uma matéria de destaque sobre o Brasil, com tom negativo, pregando a necessidade de novas reformas. Mas Dilma declarou que seu mapa é mesmo ideológico, e aponta para o lado errado. Ela usa um mapa da Venezuela para trafegar pelo Brasil. Não tem como chegar ao lugar certo...

13 comentários:

Ricardo M. P. Frota disse...

Nacional-Desenvolvimentismo, aos moldes do Nacional-Socialismo? Tenho reparado que o PT, na verdade, se distancia do Socialismo Marxista (modelo tentado em Cuba por Fidel) e tem, de fato, se guiado pelo Nacional Socialismo (modelo tentado na Alemanha por Hitler).

Anônimo disse...

Dito e feito!

http://www.valor.com.br/brasil/2665130/indice-do-bc-aponta-queda-de-035-em-marco-na-atividade-economica

http://www.valor.com.br/impresso/primeira-pagina/contagio-da-crise-se-acentua-no-brasil

E o governo prepara mais merda!

http://www.valor.com.br/brasil/2664972/governo-estuda-novo-incentivo-montadoras

Anônimo disse...

Constantino,

como você é adepto da Escola Austríaca e conhece quase todo mundo desse meio, sugiro que dê uma aula de Brasil a esse cidadão do link abaixo, que desandou a escrever besteira sobre o que não conhece. Parece mais aquele estereótipo do gringo que pegou uma mulata boazuda depois de beber umas caipirinhas e, por isso, ficou deslumbrado. O artigo do sujeito é uma pérola de humor (ou dramalhão) involuntário.

http://lfb.org/today/brazil-and-the-spirit-of-liberty/

Anônimo disse...

EXTRA!! EXTRA!! EXTRA!!

A pretexto de regulamentar a nova lei de acesso a informações, a PresidANTA editou um decreto que é um verdadeiro incentivo ao sequestro de servidores públicos federais. O tal decreto manda publicar no site do governo a remuneração mensal individualizada de cada servidor público. Detalhe: isto não está na lei que o decreto presidencial diz regulamentar e viola o art.5º da Constituição da República (o direito à privacidade).

Além de violar direito individual, o decreto não coíbe ganho indevido, pois este se dá por fora da folha de pagamento. É só mais uma medida demagógica que atenderá à abelhudice de fofoqueiros, assaltantes e sequestradores.

A remuneração dos funcionários públicos é estabelecida por lei, tanto a parcela fixa quanto as gratificações e vantagens variáveis, cujos percentuais incidentes sobre o fixo também são fixados por lei. Portanto, não há segredo sobre quanto poderá teoricamente receber o funcionário somando essas parcelas. Outra coisa é informar a público quanto determinado servidor receberá num dado mês, que é o que Dilma quer fazer.

Volto a dizer: ganho indevido e ilegal não aparece em folha de pagamento - e mem despesa com cartão corporativo. O servidor de carreira não tem cartão corporativo.

Servidores públicos federais, entrem com mandados de segurança contra essa ilegalidade!!!!!

Felipe disse...

Resta saber quem vai ser o bode expiatório quando a conta chegar.

Rodrigo Constantino disse...

Que dúvida! O mercado, claro!

amauri disse...

Bom dia Rodrigo!
Imagine se o Brasil não estivesse com o crescimento como nunca visto neste país. abs
Em 2011, a inflação média do Brasil chegou a 6,6%, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 2,7%. Estes são os números de alguns latino-americanos administrados com maturidade: Colômbia, 3,4% de inflação e 5,9% de crescimento; Peru, 3,4% e 6,9%; Chile, 3,3% e 5,9%; Equador, 4,5% e 7,8%. Alguns europeus conseguiram, apesar da crise regional, combinar expansão e estabilidade: Polônia, 4,3% de inflação e 4,3% de aumento do PIB; Lituânia, 4,1% e 5,9%; Turquia, 6,5% e 8,5%.

Anônimo disse...

Olha, é desesperador viver neste país! Adeus, Brasil!

Anônimo disse...

Faz sentido?

http://www.washingtonpost.com/blogs/ezra-klein/post/nick-hanauers-ted-talk-on-taxes/2012/05/17/gIQAXCncWU_blog.html

Anônimo disse...

Da onde a dona dilma (em minusculo) desenterra tanta gente feia para nomear ou homenagear? Gente mal humorada, feia, pobre de espirito, que defende causas polemicas ou amorais. Será essa esquerda composta apenas do que não presta na raça humana?

Estou me convencendo que sim!

Anônimo disse...

Rodrigo
Estou fazendo uma pesquisa científica para descobrir porque as mulheres PeTistas são tão feias.
Até o momento concluí:
- O ser humano acaba ficando parecido com o que vai na alma e a sua ideologia.

Anônimo disse...

Rapaz a marta suplicy nova até que era bonita
Mas é verdade, um monte de feminazi tribufu gordona é tudo esquerdista
A energia negativa se manifesta de várias formas...

samuel disse...

Comento com o fim de ilustrar a saga da homenageada. Eu estava no Chile quando a homenageada, brasileira nascida em Portugal, era ministra da fazenda do presidente Allende.
Para entrar no país, no aeroporto, tive que trocar meus dólares por escudos chilenos. $40 escudos por dólar, mínimo 40 dólares por pessoa. Eu e meus quatro sobrinhos perfizemos 200 dólares ou 8.000 escudos. Acomodamos-nos no Carrera Sheraton hotel, em frente ao palácio de La Moneda, de onde Allende e Conceição Santa Maria, ela na área financeira, administravam o país.
Era noite de natal. Perto havia um restaurante com Show para o natal. Aboletamos-nos lá para a noitada que aliás, foi curta. Com aqueles 200 dólares pudemos pedir UM FRANGO ASSADO. Apressamo-nos para voltar ao hotel, com fome, e nos preparamos para deixar o país no dia seguinte.
Mas, surprise! A noite fomos procurados pelo “capitán de botones” oferecendo um “money change” melhor que o oficial: 250 escudos por dólares. Não fiz a troca. No dia seguinte, percorri Santiago a procura de cambio e fui parar numa fábrica, onde o proprietário estava encerrando atividades e saindo do país, assim como a maioria de outros. Fiz o cambio por 400 escudos por dólar.
Conceição Santa Maria agora homenageada pela Dilma, com sua ideologia, fez do Chile um país economicamente impossível de se sustentar. Veio o Golpe militar. Não houve alternativa.
Quantos países esses esquerdistas precisam naufragar para que eles caiam na real?