terça-feira, março 20, 2012

A liberdade é perigosa e temerária

Rodrigo Constantino, O GLOBO

Carta aberta à Anvisa.
Prezados burocratas iluminados da Anvisa, quem vos fala é o representante da ANTA (Associação Nacional de Tutela dos Abestalhados). Venho expressar nosso apoio às recentes medidas adotadas pela Anvisa, sempre em prol da proteção dos indivíduos. Sabemos como a liberdade é algo temerário e perigoso.

O ex-presidente estadunidense Reagan costumava dizer que o governo existe para nos proteger de terceiros, e ultrapassa seus limites quando tenta nos proteger de nós mesmos. Mas o que sabia este ator? Só porque foi um dos responsáveis pela queda do Muro de Berlim não quer dizer que ele saiba melhor que vós o papel adequado do governo. O sucesso de suas reformas liberais tampouco comprova alguma coisa.

Nós, da ANTA, sabemos como o indivíduo, quando exerce a liberdade de escolha, acaba escolhendo errado. Menos no momento da eleição. Neste caso isolado, uma luz divina costuma cair sobre as urnas, e mesmo (ou principalmente) os abobados acabam acertando. Bastou sair dali, entretanto, e a estupidez retorna com tudo, demandando vosso sapiente controle para protegê-los.

Exemplos não faltam. Onde já se viu alguém, por livre e espontânea vontade, fazer bronzeamento artificial? É arriscado demais! É verdade que o próprio sol pode causar câncer de pele. Também é verdade que nem todos usam a proteção solar adequada. Mas a Anvisa faz sua parte, não é mesmo? Se poder tivesse, a Anvisa até tamparia o sol. Todos ficariam mais seguros.

O que dizer dos remédios? Sabemos como brasileiro gosta de se automedicar. O brasileiro é tão ousado que é capaz de comprar até aspirina sem receita! Permitir que as farmácias coloquem à disposição dos clientes tais produtos seria irresponsável. É preciso dificultar a venda, colocando tudo atrás do balcão e exigindo mais farmacêuticos de plantão para avaliar cada minúsculo pedido.

E nada de unir farmácia com loja de conveniência, como fazem nos EUA. A pessoa quer comprar um sorvete e acaba saindo de lá com um antibiótico tarja preta! Banir remédios de emagrecimento também foi uma jogada de mestre. Alegam que alguns casos necessitam deste tratamento. Mas o que sabem os médicos?

Agora mesmo a Anvisa deu mais um grande passo na direção da saúde popular perfeita, ao proibir os cigarros com sabor. Qualquer um sabe que aqueles cigarros mentolados são a porta de entrada para os jovens no satânico tabagismo. O que? As estatísticas negam que há mais fumantes em países onde é permitido este tipo de cigarro? Não importa. Ainda assim é importante proteger o fumante de si mesmo. O governo não protegeria um suicida?

Dizem que os fumantes vão acabar comprando cigarros vagabundos no contrabando, mas aí já não é mais problema da Anvisa.

Mas aqui cabe uma crítica. A Anvisa foi tímida demais! Não basta banir o sabor. É preciso impor um sabor podre. Somente assim eles param de fumar e a saúde coletiva pode avançar. Escuto alguém afirmar que os nazistas tinham esta meta também, da higienização do povo. E daí? Nem tudo aquilo que Hitler queria era absurdo, não é mesmo? E não há ligação alguma entre tais metas ambiciosas e o regime totalitário que se seguiu, há?

Muitos são os que aplaudem vossas medidas, saibam disso. Temos sólidos argumentos. Por exemplo: a saúde universal paga pelo estado. Eis como vai a lógica: se todos pagam impostos para manter o SUS, então claro que é legítimo o governo cuidar da nossa saúde. Dando continuidade a esta lógica impecável, nós da ANTA achamos que o governo deveria impor exercícios físicos diários, pois o ócio é prejudicial à saúde. Cortar o sal, o açúcar, a fritura e a gordura parece o caminho natural a seguir.

Aproveitamos para sugerir outra medida, mas em voz baixa, pois é mais polêmica. Sabemos que os ungidos da Anvisa reconhecem que a saúde do corpo não é tudo que importa. A saúde da mente também é fundamental. E não podemos permitir que cada um escolha livremente o que ler. Um controle social da imprensa se faz urgente.

O Partido da Imprensa Golpista (PIG) chama isso de censura, mas não tem nada a ver. É apenas o governo clarividente e altruísta cuidando do povo, protegendo os súditos, digo, cidadãos, deles mesmos.

E para quem apresentar sinais de ansiedade com estas mudanças todas, basta o governo fornecer gratuitamente antidepressivos. Todos ficarão felizes.

Portanto, camaradas da Anvisa, sigam em frente com vossa luta pelo bem geral. E não liguem para aqueles poucos que vos acusam de fascistas. O povo deseja vossa tutela. A liberdade é um luxo desnecessário quando a saúde social está em jogo.

17 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro, se der antidepressivo para um ansioso aí sim que ele pira de vez, rsrssrs

Anônimo disse...

Rodrigo

Como eles, ANVISA, são demasiadamente inteligentes, periga não entenderem a carta da ANTA.

No entanto, acho que a ANTA deveria solicitar também tutela (proibição) sobre bicicletas, patins, asa delta, motocicletas, carros, skates, onibus, enfim, coisas que causam traumas resultado de muitos acidentes que são causa direta p/ superlotação dos pronto-socorro de muitos hospitais. Inclusive, está "obrigando" o governo a contruir um INTO caríssimo, dinheiro dos contribuintes!

E uma vez TUDO proibido, talvez assim estivessemos LIVRES desta praga!

Parabéns.
Brados
Martins

Anônimo disse...

Blogueiro, para um país ter toda essa liberdade por vc pregada, precisa antes ter educação, senão vc está falando de/com antas mesmo. Não adianta né?

Rodrigo

Rodrigo Constantino disse...

Xará, vc defende o sufrágio universal? Ou seja, defende a democracia, o direito de cada um votar?

@M disse...

Eu já li na Veja, um jornalista defendendo menos SUS para fumantes… acho que todos são capazes de tudo né? rsrsr O fato de eu pagar impostos qd compro cigarros e ter o SUS descontado dos proventos na verdade não quer dizer nada…
Pois é, outra da Anvisa é não permitir a venda de genéricos caso o médico receite o remédio original e não o sal, ou seja, vc tem que pagar mais caro mesmo que exista o genérico.
Caso o médico receite o sal, vc é obrigado a comprar o genérico oficial e não pode comprar o similar.
Explicação: a Anvisa garante o genérico, mas não o similar. Como é que é? Isso mesmo, deixam vender mas não garantem rsrsrsr
Qt ao consumidor, ora… dane-se

Sô disse...

Esse monte de babaquices só pode ter um objetivo: Distrair o povão pra não se preocuparem com tanta bandalheira, falcatrua, desvio de conduta, etc...não é possível!

Pára o mundo que eu quero descer!

Anônimo disse...

Flavored Tobacco Product Fact Sheet



Flavored tobacco products have become increasingly common in the United States. These products, containing flavors like vanilla, orange, chocolate, cherry and coffee, are especially attractive to youth. They are widely considered to be “starter” products, establishing smoking habits that can lead to a lifetime of addiction. Like all tobacco products, flavored tobacco products have serious health risks and are not considered safe by the FDA.



Youth Data
In 2004, 22.8% of 17-year-old smokers reported using flavored cigarettes over the past month, as compared to 6.7% of smokers over the age of 25.1


A poll conducted in March 2008 found that one in five youngsters between the ages of 12 and 17 had seen flavored tobacco products or ads, while only one in 10 adults reported having seen them.2


According to one study of youth smokers between the ages of 13 and 18, 52% of smokers who had heard of flavored cigarettes reported interest in trying them, and nearly 60% thought that flavored cigarettes would taste better than regular cigarettes.3


Studies of youth expectations around other flavored tobacco products like bidis and hookahs have found that young smokers report choosing flavored products over cigarettes because they “taste better” and are perceived to be “safer.”4,5

http://www.fda.gov/TobaccoProducts/ProtectingKidsfromTobacco/FlavoredTobacco/ucm183198.htm

Anônimo disse...

Não, não acredito na democracia das antas. Para votar a pessoa não poderia ser uma anta. Por isso acredito que a única saída é a educação do povo, coisa que não interessa ao governo. Estamos fritos.

Anônimo disse...

Se for uma educação socialista, interessa sim.
Home School? Fale disso e seja crucificado.

ntsr

Anônimo disse...

Sim, claro, educação é sempre a saída pra tudo!

Temos impunidade no governo?

Que tal pressionarmos para mudarem as regras e tirarmos tanto poder das mãos dos governantes? Que nada, a saída está em uma maior educação do povo! Eles que devem escolher melhor...

Não possuímos determinada tecnologia para produzir tal maquinário?

Fácil, só importar. Não! Temos que educar o povo para podermos produzir tudo aqui. Até lá, vamos manter o preço da importação proibitivo.

A violência aumenta? Não temos saneamento básico? O Neymar tem um corte de cabelo ridículo?

Mais educação! Engraçado é perceber que o Cristovam Buarque nunca ganha...

Pouco se importam com que tipo de educação se dá! O que importa é a mágica educação. Como se fosse trabalho do governo ensinar valores morais para as crianças...

Já estou de saco cheio dessa mesma ladainha de sempre, como se apenas educação fosse resolver todos os problemas. Não vai. Precisamos tambem de mais liberdade! Se não me engano, a antiga URSS formava mais doutores que os EUA, e todos sabemos a merda que deu. É só abrir qualquer vídeo no Youtube pra perceber que os EUA não são necessariamente um exemplo de povo inteligente. Qualquer suíço deixa 90% dos americanos no chinelo, só pelo fato de falar 2 ou 3 idiomas. O que devemos fazer é tirar o governo da frente dos poucos que se destacam, pois um país com a mentalidade de que seus empresários são malvados, não tem futuro entre as potências.

Paulo.

Racquell disse...

Perfeito, Rodrigo!!! amei!!!

Anônimo disse...

Bingo Paulao! Quando falo de educação me refiro a pessoas como vc! Críticas que sabem escrever, que sabem questionar, que sobretudo nao fiquem só no discurso tirem a bunda de onde estiver e façam algo. Vc é educado e entendeu a questao! Parabens!!!

Ynot Nosirrah disse...

Esse texto, juntamente com medidas aplicadas recentemente no eixo Rio-SP, de retirada de moradores de rua das ruas e tratamento compulsório de usuários de "crack", me faz pensar se não estaríamos voltando a um modelo campanista de política pública de saúde, como aquele aplicado no início do século XX, que culminou na Revolta da Vacina Obrigatória.

Anônimo disse...

Paulo, 'Qualquer suíço deixa 90% dos americanos no chinelo, só pelo fato de falar 2 ou 3 idiomas. '


Hoje em dia qualquer suiço pode andar armado, já nos States...ficam cada vez mais burros, acreditam no governo e no presidente, estão cada vez mais socialistas
Então pelo menos um mínimo de educação sobre OS VALORES CORRETOS é importante sim.Até porque é isso que ensina a criança a dar valor a liberdade

João disse...

Excelente, lembra até o estilo do Fiuza pela ironia e a sigla Anta é perfeita. Coincidência ou não, escrevi sobre o mesmo tema, saindo na segunda – e admito que a semelhança de assunto (e até de algumas expressões que usei) não são coincidência, pois sou seu leitor há pelo menos 5 anos:

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=18,131397

Anônimo disse...

A única "saída" é abandonar esse país nojento. Por melhores que sejam as intenções e ações, com um povo desse nível espiritual (cultura arraigada / pensamento), de nada adiantará... o "jeitinho", dará um "jeito"...
Bye, bye, 'braziu'...

X-Man

Anônimo disse...

If smokers were actually capable of showing courtesy and respected the rights of the non-smoking majority to breathe clean air, then there would be no need for the grip of the state. But they show time and time again how happy they are to pollute the entire room even when there are people eating, sick people, and children. Even being the only smoker in the room doesn't seem to dissuade them.