terça-feira, dezembro 20, 2011

Todo ser humano ama a liberdade?

“Não há nada inevitável sobre a marcha da democracia, e nem o desenvolvimento econômico nem a sua ausência é uma varinha mágica que fará com que um ditador desapareça”. Esta frase que conclui o daily do GaveKal hoje toca em um ponto verdadeiro e paradoxal: mesmo uma ditadura comunista, fechada para o mundo, miserável, pode sobreviver por um longo período (a URSS durou 70 anos e só caiu graças às pressões EXTERNAS, e Cuba está aí até hoje). Erram aqueles que pensam que o choro e o desespero dos coreanos do norte são impostos pela ditadura. Alguns casos sim. Mas muitos choram de verdade. Após décadas de lavagem cerebral, são como cães adestrados. O que nos remete à La Botie e sua “servidão voluntária”. Uma ditadura, por mais opressora que seja, sempre conta com apoio das massas para sobreviver, de uma forma ou de outra. A repressão mantém os dissidentes calados, afastados ou mortos. Mas as massas, muitas vezes, clamam pelo “paizão” autoritário. E ISSO sustenta muitas ditaduras: a demanda do povo estupidificado. Gramsci compreendeu que era mais importante essa batalha cultural do que as armas. O ser humano é mesmo um bicho estranho, que nem sempre valoriza tanto assim a liberdade...

4 comentários:

Felipe disse...

Falando em comunistas:

http://www.jalopnik.com.br/conteudo/o-fetiche-secreto-de-kim-jong-il-pela-mercedes-benz

Comunismo no dos outros é refresco. E ainda tem quem aplauda essas figuras e toda essa ideologia bizarra...

gustavosauer disse...

Eu fico abismado quando vejo pessoas criticando os norte coreanos, chamando-os de tapados, burros ou "raça" inferior. Não há nada de errado com os norte-coreanos. Os coreanos do norte são exatamente iguais aos coreanos do sul. A mudança de comportamento é o resultado de décadas de socialismo estatal. É a prova que o povo pode apoiar qualquer coisa se tiver a pressão oficial do Estado.
Essa ideolatria a políticos acontece aqui no Brasil também. Lula construiu uma legião de seguidores que vão continuar apoiando-o até o final da sua vida.

samuel disse...

...apoiando-o até o final da suas tolas vidas

Anônimo disse...

Todos a princípio querem segurança e liberdade. Contudo, a maioria prefere a segurança à liberdade.