sexta-feira, junho 22, 2012

Teto elástico

Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

O escárnio parece não ter fim. Esta semana, uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta de emenda constitucional (PEC) que, na prática, acaba com o teto salarial para o funcionalismo, que hoje está em R$ 26.700 mensais (em um país com renda per capita na casa dos R$ 2 mil mensais). A PEC ainda precisa ser aprovada no plenário da Câmara e no Senado.

Para Raul Velloso, essa proposta “tem um efeito semelhante ao de abrir uma tampa de uma chaleira, que está prestes a explodir”. Os marajás de Brasília nunca descansam quando o assunto é a expansão do butim da coisa pública. Isso sem falar que cerca de quatro mil servidores, políticos e magistrados dos três Poderes já ganham acima do teto, segundo o site Congresso em Foco. Subterfúgios como verbas extras fora do cálculo do teto explicam este absurdo.

O abuso da classe parasitária é tão escancarado no Brasil que seria compreensível a defesa da desobediência civil por parte dos hospedeiros explorados. Pagar todos os impostos nesse país é financiar esta pouca vergonha, e os políticos e seus apaniguados não demonstram um pingo de semancol. O teto salarial dos burocratas e governantes é tão elástico que mais parece uma lona de circo. O problema é que os palhaços somos nós, os pagadores de impostos obrigados a bancar a farra.

***

Morreu ontem Anna Schwartz, a co-autora do clássico sobre a história monetária dos Estados Unidos com o Prêmio Nobel Milton Friedman. Apesar de Ben Bernanke, o presidente do Fed, enaltecer as lições sobre a Crise de 29 extraídas da obra, Anna Schwartz foi uma crítica das medidas do Fed nos últimos anos, pelo excesso de afrouxamento monetário. Ela morreu com 96 anos. Que descanse em paz.

3 comentários:

Felipe disse...

"Classe parasitária" é um termo que definitivamente deveria entrar para o vocabulário popular... E eu concordo, sonegar impostos no Brasil não tem nada de imoral, é um ato perfeitamente válido de desobediência civil.

Anônimo disse...

Sou funcionário público mas concordo com o post. Um teto é necessário para estabilizar o gasto com pessoal.

Lourival Marques disse...

Por falar em hospedeiro e parasitas, me lembro de ter aprendido, em minhas aulas de Biologia nos meus tempos de ensino médio, que um hospedeiro pode morrer se estiver com muitos parasitas.
Da mesma forma, uma hora as contas não vão fechar, vai faltar palhaço para pagar a conta do circo e então, naturalmente, este país irá à falência. Isso sem falar na Copa e na Olimpíada, que de uma tacada só vão fazer dezenas de bilhões de reais, ou quem sabe uma centena de bilhões de reais, virar fumaça.
Dias piores virão, infelizmente. A Grécia é o Brasil amanhã...