sexta-feira, novembro 28, 2008

Previdência Ponzi - O DIA

Rio - O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou três projetos de mudanças na Previdência Social que, em caso de serem aprovados, gerariam um impacto anual de R$ 76 bilhões nas contas públicas. As propostas suscitaram reação negativa até mesmo de seus correligionários. A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti, ironizou: "Daqui a pouco será preciso criar uma República só para os projetos do Paim".

O mundo vive grave crise, e o setor privado começa a cortar gastos. Apenas Brasília parece uma ilha da fantasia, isolada da crise e aumentando gastos. Isso não é sustentável. A discussão sobre a Previdência é apresentada como disputa entre as almas generosas que desejam cuidar dos idosos de um lado, e misantropos que não ligam para o sofrimento alheio do outro.

Essa é uma caricatura absurda. Não basta boa intenção para ajudar os aposentados. É preciso respeitar os limites orçamentários. E isso é justamente o que não costuma acontecer quando se trata do governo. No fundo, a forma como o modelo previdenciário foi desenhado causou esta situação insustentável, uma verdadeira bomba-relógio.
A Previdência foi criada como esquema compulsório de pirâmide. Os mais jovens são obrigados a pagar pela aposentadoria dos mais velhos, sem ligação com a quantia poupada ao longo da vida de trabalho. A criação de contas individuais, nas quais a aposentadoria depende de quanto foi poupado, é a única forma justa de proteger os idosos e evitar estas crises.

Hoje, os poupadores são obrigados a investir suas aposentadorias nas promessas dos políticos, que ignoram a "insensível" calculadora. Mas não existe almoço grátis, e um dia a conta chega, cobrando elevados juros. A pirâmide, então, cai.

Link para o site de O DIA

Um comentário:

André Barros Leal disse...

mais impressionante do que viver na ilha da fantasia é que esse governo ainda dá provas de um autismo jamais visto na história mundial. Especialistas apontaram um crescimento menor que 3% para o proximo ano e o governo continua apostando em 4% e aumentando os gastos.

Sem dúvida a bomba relogio para o próximo presidente está armada. se continuar assim é capaz de eu votar na Dilma, só para destruir o PT