quarta-feira, abril 13, 2011

Coluna de Merval Pereira

Na coluna de hoje de Merval Pereira em O Globo:

"O poder das novas mídias, como o Facebook e o Twitter, foi dos temas mais debatidos no Fórum da Liberdade, e houve de tudo, desde o depoimento de Rony Rodrigues, jovem empresário defensor intransigente das maravilhas da internet, sem aceitar qualquer reparo a essa ferramenta, até o contraponto do economista Rodrigo Constantino, que se encarregou do papel de "advogado do diabo" para desconstruir a propalada força de mobilização de tais mídias sociais, responsabilizadas pela recente revolta popular nos países árabes.

Constantino considera uma ingenuidade achar que foi o Facebook que levou à queda de Mubarak no Egito, por exemplo, e atribui o sucesso dessa nova mídia à espetacularização das relações sociais no momento que o mundo globalizado vive.

Ele chamou a atenção para a quantidade de lixo que se encontra na internet, repisando uma crítica que já havia sido feita anteriormente por Carlos Alberto Sardemberg, fortemente contestado por Rony Rodrigues, que disse que a navegação pela internet pode levar o usuário a acessos interessantes e importantes como também a lixos, o mesmo acontecendo em uma livraria tradicional.

A superficialidade do conhecimento adquirido pela internet foi outro ponto criticado por vários palestrantes."

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse é um raciocínio furado
E daí se tem lixo na internet? Tb tem muito mais no mundo analógico, se o cara é animal o suficiente pra só procurar lixo na internet o problema não é da internet, o problema é NELE.
Aliais, é a mesma lógica do porte de armas, que os liberais defendem.Um animal como aquele do rio, querendo fazer mal faz até com um mísero lapis.
Ou seja, a única coisa que importa são as PESSOAS, e por isso a internet é maravilhosa, ela dá a chance ###pra quem tem algo na cabeça### de encontrar coisas boas que nunca teria encontrado sem ela.
ntsr

Anônimo disse...

Condenar a internet por causa do uso que os idiotas fazem dela é como condenar o uso de armas, por causa do uso delas por animais como aquele do rio
Inclusive é justamente isso que Sarney e cia já estão planejando, novo referendo pras armas...
ntsr

Rodrigo Constantino disse...

Não condeno a internet. Apenas mostro que ela não é panacéia, justamente porque depende dos seres humanos...

brenoalmpq disse...

Parabêns Consta tá cada ano melhor espero mais em 2012.

Felipe Kirsch disse...

Facebook ou twitter não derrubam governos, claro. Mas acho essa expressão vazia, pois o principal papel das redes sociais, e que elas fazem muito bem, é a veloz e barata disseminação de informação, organizando a sociedade civil de maneira rápida e eficiente. E isso é muito difícil de o estado combater. Podem desligar servidores e redes de telefonia, porém isso não impede de se criar redes clandestinas. Há também um custo econômico muito alto e dificuldades pro próprio estado.

É claro que, se eu quiser organizar um movimento para depor o Presidente amanhã, e.g., não conseguirei nada pois esse não é o sentimento da nação a partir da soma das suas individualidades. E de nada me adiantará uma forte campanha no facebook e twitter. Mas se vier uma forte elevação nos preços, desemprego etc, o panorama muda.