sábado, abril 30, 2011

Epidemia da Luz branca



Rodrigo Constantino

É impressão minha ou virou moda agora colocar luz branca na casa toda? Olho do meu apartamento e fico impressionado com a quantidade de gente que aderiu a esta mania.

De Gustibus non est Disputandum. O que seria do azul se todos preferissem o verde? Estou de acordo que gosto não se discute; no máximo se lamenta. Mas pergunto: alguém realmente acha mais bonito colocar luz branca na casa toda?

Lembremos que luz branca é típica para ambientes como cozinha, hospital ou escritório. Por que será? Porque é fria, ora! A luz amarela é mais quente, coisa de quem curte um calor humano, essa coisa ultrapassada pelas redes virtuais.

No fundo, arrisco dizer que esta epidemia de luz branca tem ligação com a mais poderosa seita da atualidade: o ambientalismo, ou eco-terrorismo. Os “verdes” (melancias é melhor, pois são verdes por fora mas vermelhos por dentro) querem salvar o planeta, e nada como uma lâmpada mais econômica, ainda que horrível, para tão nobre objetivo.

Isso mesmo! Vamos salvar a Terra usando uma lâmpada um pouco mais econômica... enquanto vivemos em casas que parecem hospitais! Ainda que considere esta escolha uma agressão visual, nada posso fazer quanto ao gosto alheio.

Mas o perigoso é que essa turma, organizada, chata e influente, vai acabar conseguindo banir do mercado as velhas lâmpadas amarelas. Praticamente já não as vemos mais à venda. Que mundo mais feio e pentelho estamos deixando para nossos filhos...

26 comentários:

Anônimo disse...

Você sabe porque os petralhas deixam a barba crescer? Pra não ter que usar óleo de peroba!

Ferdinand disse...

Rodrigo, lâmpadas fluorescentes podem ter várias cores não somente branco. Normalmente isso é chamado temperatura de cor. As amarelas ou quentes são as que estão abaixo de 4000 Kelvins e as brancas ou frias chegam a até 6000K.
Para quartos é interessante usar lâmpadas por volta de 3000K, temperatura de cor semelhante as antigas lâmpadas de bulbo.

Anônimo disse...

Na verdade minha família usa lâmpadas brancas por ser:
1. Mais bonito, sim
2. Mais econômico (vem menor a conta de energia)
3. Mais eficiente (clareia melhor em pequenos ambientes)

SW.

José Americo disse...

Informações científicas d]ao conta de que a iluminaçao branca provoca envelhecimento precoce.Como estatisticas concluem que somos um país onde a população está ficando VELHA,(muitos se orgulham de estarmos copiando a Europa)as Lâmpadas Alvas só vem ajudar esta republiqueta esculhambada que agora quer ficar senil.

Mateus R. disse...

Curto muito o blog, mas ta exagerando. Que bobagem. A luz branca é simplesmente uma herança do racionamento de 2001, onde todo mundo começou a comprar esta luz para economizar. O hábito ficou. Nada demais.

Cuidado para não entrar na paranoia comum ao outro lado.

Abs

Ricardo M. P. Frota disse...

Cuidado com o que fala... daqui a pouco o PT vai querer defender a luz amarela por ser minoria e querer empurrar para nós este padrão amarelo impostamente! Ai... quando a branca ficar minoria, ele fará a mesma coisa, só que mudando de lado! A esquerda é pragmática, nós já sabemos... e para ela, o que importa é a luta de classes (a classe das lâmpadas amarelas x a classe das lâmpadas brancas). rs

Anônimo disse...

O comentarista Mateus está certo. Aqui em casa minha mulher passou a usar luz branca depois do racionamento, para economizar. Já eu, prefiro a branca porque sou "ceguêta" mesmo. As amarelas me fazem sentir mal quando quero ou preciso ler. Quando não estou lendo à noite, prefiro o estilo morcego (ou coruja): adoro ficar andando no escuro, tomar banho no escuro e ficar conversando no escuro. rsrs.

Adriel disse...

Realmente, branca só em cozinha e no máximo no banheiro.
Mas eu prefiro comprar fluorecente amarela do que incandecente que não dura nada e gasta bem maisenergia, que é absurdamente cara aqui no Brasil.

Anônimo disse...

Uso lâmpada branca pela economia mesmo. E acho que maioria o faz pela mesma razão.

Adriano

Anônimo disse...

Como de praxe, entro no seu blog semanalmente para conferir se há algo a me acrescentar. Na maioria das vezes, essa expectativa se comprova. Porém hoje me decepcionei com este desnecessário post. Tanta coisa mais interessante para se pensar e discutir, não?!

Vitor Roma disse...

Ahmm, existe lâmpadas FLC de tom amarelado, as daqui de casa são assim. Resolvido o problema.

Eduardo Pinha disse...

Deixa eu explicar algo bem básico e grandemente ignorado:
Existem no mercado 3 cores para lâmpadas fluorecentes compactas, medidas em K de Kelvin. As mais agradáveis e amareladas tem 2700K, as intermediárias 4000K e as azuladas padrão ambiente de farmácia ou posto têm 7000K.
As pessoas compram as de 7000 porque desconhecem a existências das amareladas, que são mais difíceis de encontrar em lojas menores.

Etel Novak disse...

Rodrigo, é pura e simplismente por economia no proprio bolso e nao defesa da naturesa! Pois elas consomem muito menos que as amarelas, e se as brancas ferracem com o planeta ninguém estaria nem ai, ela ia ser um sucesso assim mesmo! uhauhauha kkk
Abraços!

Marceli disse...

Adorei o seu blog, parabéns pelo conteúdo!


Beijinhos e boa semana,

Marceli
http://dicadelivro.com.br/

Anônimo disse...

Existe uma regulação que visa proibir o comércio das lâmpadas incadescentes. Devem ser retiradas do mercado acredito que até 2014.
Li isso faz tempo

Antonio Álvaro disse...

Tem que lembrar que as lâmpadas fluorescentes serão substituídas pelas lâmpadas de LED. Esta epidemia é para desovar as fluorescentes.

Anônimo disse...

Eu prefiro a luz branca. Deixa o ambiente mais confortável...

Anônimo disse...

Sou liberal, gosto muito desse blog, mas não me incomodo se a cor da lampada é branca, amarela ou cor de burro quando foge.Acho que existem coisas mais importantes pra se preocupar, ficar nessas picuinhas dá uma impressão (errada) de implicância gratuita.

Reginaldo Macêdo de Almeida disse...

Rodrigo,

acho que é apenas ignorância. Na minha casa eu as possuo dos dois tipos e elas custaram a mesma coisa, tanto as florescentes brancas como as amarelas, mas como outro leitor comentou, as amarelas são mais difíceis de achar e a maioria das chinesas só existe na cor branca. Amarelas só das marcas mais caras como OSRAM e PHILIPS.

Rodolfo disse...

O pessoal não entendeu a ironia do artigo...

Lara disse...

Estava eu a escrever um post sobre o quanto odeio luzes brancas e a pensar que talvez fosse a única...afinal há alguém que concorda que a luz amarela existe e é muito melhor!!

Anônimo disse...

Fala sério, essas lâmpadas brancas são infinitamente mais bonitas que as famigeradas lâmpadas amarelas. Aquela lâmpada amarela dá um ar de pobreza.

Renato disse...

http://www.youtube.com/watch?v=hojEjXnuYxA&playnext=1&list=PL2DD00E99B83A258A

Rafael Brown disse...

1 - Luz branca é solar.
2 - Vá alguma vez no supermercado fazer compras e verifique as lampadas da Philips e veja de que cor elas são.
3 - Num mundo onde já se está utilizando LED's para iluminação de residências o uso da velha lampada de fio de tungstênio soa como a mais pura burrice. Algo próximo a maquina de escrever se comparado aos tablets.

Fernando marotts disse...

1 - Concordo 100% que há uma epidemia de lâmpadas brancas! Nojentas por sinal!

2 - Sr. Rafael Brown, o senhor esta completamente enganado; a luz do sol é amarelada! E se você duvida disso, basta olhar para o sol!

3 - O ser humano é afeito a luz amarelada, que produz maior sensação de conforto!

4 - Há, como já dito aqui, lâmpadas econômicas da cor amarelada! Comprem!

5 - Que DEUS nos livre das lâmpadas branca!

Anônimo disse...

Post totalmente sem pé nem cabeça, uma publicação sem sentido. Voce deveria ter esperado um pouco mais até que lhe viesse inspiração para postar algo mais relevante.

Sou totalmente indiferente à cor da luz que as pessoas usam em suas casas.