sexta-feira, julho 22, 2011

Ingenuidade e memória curta


Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

Não são poucos os que passaram a acreditar nas melhores intenções da presidente Dilma com esta “faxina” no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), um dos maiores antros de corrupção do governo. A demissão de vários funcionários ligados aos caciques do PR causou a impressão, em alguns, de que a presidente pretende fazer uma limpa no governo. Seria a “vassoura” moralista de uma presidente intolerante com a corrupção. E ainda tem quem compre este tese!

Como o brasileiro costuma ter memória curta, é sempre bom ajudá-lo a refrescá-la. Esta mesma Dilma Rousseff, agora presidente, era a ministra poderosa do corrupto governo Lula, aquele do “mensalão”. Foi Dilma quem alçou ao elevado posto de ministra-chefe da Casa Civil sua aliada próxima, Erenice Guerra. Erenice, para quem já não lembra mais, caiu envolta em escândalos de corrupção e nepotismo. Erenice, para quem já esqueceu, era o braço-direito de Dilma. Erenice, para as vítimas de Alzheimer, estava no dia da posse da nova presidente, como convidada especial da própria.

Este recém-adquirido moralismo da presidente só convence alguém muito ingênuo mesmo. A ajuda que a grande imprensa tem dado a esta imagem até é fácil de entender: estão aproveitando a oportunidade para pressionar uma presidente fraca a tomar medidas salutares contra a corrupção, na tentativa de separá-la da imagem do ex-presidente Lula, sempre disposto a beijar a mão dos maiores corruptos. A própria presidente pode estar aproveitando isso para conquistar parte da classe média, enojada com os infindáveis casos de roubalheira no governo.

Mas não há desculpas para quem realmente abraça a tese da presidente moralista e intolerante com a corrupção. Dilma foi cúmplice de Lula, que foi cúmplice de Delúbio Soares e José Dirceu; todos eles são farinha do mesmo saco. E como minha memória vai mais longe ainda, aproveito para questionar aos que admiram o esforço “genuíno” de Dilma pela moralidade: onde foram parar aqueles US$ 2,6 milhões roubados do cofre de Adhemar de Barros pelo grupo guerrilheiro VAR-Palmares, que Dilma fazia parte no passado?

9 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado o silêncio desse e de vários blogs de direita sobre os grampos e escutas ilegais do dono da Fox News, um dos bastiôes dos 'libertários'.
É um silêncio que fala mais que mil palavras.
Vai ver eles acham que não existe problema nenhum em nada disso, já que não houve uso da 'força', não é Luke?

Rodrigo Constantino disse...

Prezado anônimo, não sei o que seu comentário tem a ver com esse post. Talvez vc pense que ao acusar Murdoch vc livra a cara dos safados do PT?

Mas eu não comento todos os assuntos. São muitos.

Sobre o escândalo em um dos tabloides de Murdoch, é simples: crime! E os culpados merecem punição!!!

O que isso tem a ver com o CONTEÚDO da Fox News? Nada. Isso justifica intervenção estatal na imprensa? Só um ditador diria isso!

Logo, continuo sem ver o nexo.

Mas se quiser, eu deixo aqui registrado meu comentário: os jornalistas que praticaram crime merecem cadeia! Não importa se são do Fox da direita ou da CNN da esquerda.

Entendeu?

Anônimo disse...

Gostei da sua resposta ao alienado do pt.

Anônimo disse...

Não é ingenuidade nem falta de memória: é medo de muitos e interesse de tantos outros.Tá tudo dominado. O Brasil acabou!!!

"Política sem medo" disse...

Foi boa sua resposta ao petralha anonimo. Ele que nao se preocupe que la os culpados serao punidos mesmo que sejam partidarios de MacacoBama. O povo de la exige que a lei seja cumprida. Por enquanto estamos tratando das infamias do Governo do Brasil que nao tem mais fim.

Anônimo disse...

Sobre memória curta eu vou repetir até morrer para que ninguém se esqueça do caseiro Francenildo. Quebraram o sigilo bancário do homem na cara dura e o expuseram em mídia nacional. Afinal foi um tiro contra o próprio pé.

Gilmar Moschen disse...

Os resultados econômico-sociais, gargateados por Lula, dado o cenário externo e ciclo econômico, foram 8anos estagnação de investimentos e estagnação e tempo perdido num ciclo de maturação da MO com data de vcto. A atividade econômica atinge logo seus fatores de pleno emprego, pois mão foram investidos na infra-extrutura,portos,energia,M.O etc. Todavia a pior herança deste governo Lula e PT com a Dilma e seus Guerrilheiros e a decadência moral implantada no pais.Desde o Mensalão e ainda houve a releição do Lula, e o sistema de alugar o governo, com ministérios,empresas mixtas e etc, com verbas bilionárias, em troca da votação da base aliada, com toda a corrupção instalada em todas as areas do governo e transmitida e contagiando justamente aqueles que lhes dão os votos e que se benefeciam do poder: OS MAIS RICOS,banqueiros, grandes empresários com juros subsidiados e os pobres emergentes benefiados com auxilios sociais, Aonde Justificam; ELE ROUBA MAS FAZ.

Quem está pagando a conta, como sempre é a tradicional classe média, quer moralmente quer economicamente pois esta sofre com a inflação e com os impostos que são direcionados exclusivamente para os pobres e ou aos ricos atravez dos juros.
E dada a falta de cultura e de interesse das gerações atuais pela politica,a falta de lideres políticos, somente alguns e cada vez mais escassos jornais,revistas investigativas é que fazem a resistencia.O quadro é cético.

Estou errado Dr.Constantino?

Anônimo disse...

É a genialidade petralha: o cara ser corrupto é uma qualidade. Defeito é se deixar ser descoberto. Aí é demitido por incompetência.

Maria Aparecida Nery

Diego lima disse...

Não sei qual partido essas pessoas aqui apóiam, mas para mim isso não é interessante. Nunca fui a favor de partidos e sim do melhor para a sociedade. Agora, pelo jeito que eu vejo aqui parece que só o PT que tem corrupção.