sexta-feira, junho 15, 2012

Idiotas da obviedade


Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

Nelson Rodrigues costumava falar dos idiotas da obviedade ululante. Lembrei disso hoje ao ler os jornais em busca do tema para este comentário.

Logo de cara deparo com a constatação feita por estudo encomendado pelo próprio governo federal sobre o programa Bolsa Família. A mesada mensal estimularia, segundo a pesquisa, a permanência na informalidade.

Wau, como escreveria Paulo Francis. Quer dizer que pessoas reagem a incentivos? Quer dizer que os pobres preferem seguir trabalhando na informalidade para acumular o salário por fora e a mesada estatal? Não diga!

Em seguida, parto para o caderno de economia e vejo que a Petrossauro, como a Petrobras era chamada por Roberto Campos, anunciou seu novo plano de investimentos para o período de 2012 a 2016. Mais de R$ 400 bilhões serão investidos, sendo que a empresa tem valor de mercado menor que R$ 250 bilhões.

Quase 30% destes investimentos serão na área de refino, com baixa rentabilidade. Além disso, há a cláusula nacionalista na compra dos fornecedores, limitando a eficiência e prejudicando o cronograma. Por fim, a empresa é instrumento de política monetária do governo, e não aumenta os preços, mesmo com a alta do câmbio.

Resultado: queda de quase 4% das ações no dia do anúncio do programa de investimentos. A estatal já perdeu metade de seu valor desde 2009. Mais investimentos para gerar menor crescimento. Os investidores estão cansados e desanimados com a gestão estatal? Não diga!

Por fim, vejo no caderno de política que o PT e o PMDB blindaram Fernando Cavendish, o dono da Delta, na CPMI do Cachoeira. O dono da empresa que está no epicentro dos escândalos, considerada inidônea pelo próprio governo, simplesmente não será convocado para a CPMI. O deputado Miro Teixeira falou de uma “tropa de cheque” para impedir a ida do empresário, insinuando que há rabo preso por parte dos deputados e senadores.

A CPMI é uma farsa, montada por iniciativa do próprio PT e de Lula, para focar somente no governador do PSDB, na imprensa, no Procurador Geral da República e para desviar a atenção do julgamento do mensalão? A revista Veja estava certa, afinal? Não diga!

O Brasil é mesmo o país dos idiotas da obviedade. Para fechar com Nelson Rodrigues também, como é antigo nosso passado recente!

5 comentários:

Anônimo disse...

Bananal.

Anônimo disse...

Então vc acha que o Perillo é inocente ? Deveria ser poupado ?

Gustavo Sauer disse...

E a solução pros problemas gerados por um estado gigante qual é? Mais estado! É como querer apagar fogo jogando gasolina...

Anônimo disse...

"Então vc acha que o Perillo é inocente ? Deveria ser poupado ?"

Vá ser leviano assim no raio que o parta meu filho. Pare de distorcer as palavras alheias.
Sou eleitor do DEM e do PSDB, e quero que Demostenes e Perrilo se ferrem, junto com Cabral e Agnelo. Não cultuo deuses intocáveis como os petistas fazem.
O vagabundo do Cabral mandou um coronel da PM DA RESERVA (ou seja, tem liberdade de expressão) para Bangu I porque ele , via blog, apoiou a paralização de PMs e bombeiros. Enquanto isso, desfrutava da roubalheira em Paris.

Sonia disse...

O pior eh que a CPI eh um mecanismo da oposição para apurar eventuais crimes do governo. Mas que, como tudo nesse pais, foi capturado pelo PT, e eh ele quem estah
administrando os trabalhos, ao seu bel prazer. Aquele que deveria ser investigado eh o investigador e esta oposição, que deveria dar as cartas, estah encurralada em uma briga fora do contexto da CPI.