quarta-feira, julho 18, 2007

Tragédia Anunciada


Rodrigo Constantino

Em menos de um ano, mais uma tragédia de proporções assustadoras acontece no setor aéreo, a maior já registrada no país. Juntando o acidente da Gol com este da TAM, estamos falando de quase 400 mortos! Ainda é cedo para apontar com certeza os culpados, mas há evidências de que as pistas do Congonhas, sem as ranhuras necessárias para a melhor frenagem dos aviões, levaram o avião a derrapar. Na tentativa de arremeter, o piloto teria perdido o controle e batido no prédio da própria empresa, causando a explosão. São as especulações que parecem mais plausíveis no momento. Mesmo que tenha ocorrido falha humana, a tragédia possivelmente seria evitada se a pista do aeroporto fosse maior se mais segura.

Em primeiro lugar, gostaria de registrar minha profunda tristeza pelas vítimas e seus familiares e amigos. Eu tinha parentes que estavam prestes a aterrizar no mesmo aeroporto, e posso apenas imaginar o desespero dos que perderam familiares na catástrofe. A dor deve ser insuportável. Sei inclusive que o momento não parece o mais adequado para falar de política, mas por outro lado, entendo que justamente nesses momentos de maior angústia e revolta, devemos compreender as possíveis causas. Somente assim novos acidentes poderão ser evitados. Quando o choque das pessoas passar, muitos vão simplesmente ignorar o que pode estar por trás desse caos aéreo, que coloca tantas vidas em risco desnecessário. Mesmo que nesse caso específico fique comprovada a ausência de culpa da Infraero, o fato é que a estatal tem sido totalmente negligente e irresponsável. E isso é algo inadmissível, que tem solução relativamente simples.

Li muitos comentários de pessoas revoltadas com a postura do governo nessa crise, mas creio que a maioria foca no lugar errado. Sem dúvida este governo tem sido irresponsável em inúmeros aspectos, sem falar dos comentários mais que infelizes de certos membros. Trata-se de um desgoverno, na verdade. Mas o ponto principal é que o setor público não conta com os incentivos adequados para resolver estes tipos de problemas. O PT é mais incompetente, sem dúvida. Mas falta um mecanismo correto de punição pelos erros e prêmios para acertos no setor público em geral. Muita gente no Brasil ainda condena o fator lucro como motivador de empresas, ignorando completamente sua fundamental importância na eficiência dos serviços prestados. Se a Infraero fosse uma empresa privada, uma catástrofe desta magnitude poderia facilmente levá-la à bancarrota. Basta imaginar a pressão que todos fariam, inclusive o governo, sem falar das escolhas dos consumidores. Isso parece um incentivo bem razoável para que qualquer empresário ganancioso faça o máximo possível para evitar tais acidentes. O governo será invariavelmente um pior gestor, pois falta este tipo de incentivo. Basta verificar a espantosa melhoria de qualidade em todas as empresas privatizadas. Alguém lembra como era a Telebrás estatal? Não há porque ser diferente com aeroportos. Inclusive, vários foram privatizados mundo afora, e operam com eficiência infinitamente maior que os nossos estatais. A Infraero deve ser privatizada, ponto!

Falar em privatização agora pode parecer frieza de minha parte, mas é justamente o contrário. As vidas perdidas, provavelmente por uma negligência assassina da estatal, ao que tudo indica, não podem ser resgatadas. Aos familiares que ficam, resta lamentar profundamente e desejar que sejam capazes de superar tal tragédia. Uma mãe perdeu dois filhos adolescentes de uma vez! Mas podemos fazer algo quanto aos que ainda estão vivos. Podemos evitar novas desgraças como esta. Podemos salvar vidas no futuro. O meio de fazer isso é delegar ao setor privado a gestão do setor, pois este será sempre mais eficiente, por causa dos incentivos presentes. Quantas vidas não são perdidas todo ano em acidentes de trânsito, por exemplo, por causa de estradas em péssimo estado? As pessoas precisam acordar para o elo de ligação causal entre gestão pública e risco desnecessário de vida. As mãos do governo estão sim sujas de sangue inocente. Isso vale para as criminosas condições em nossas estradas, para a violência urbana e também para os acidentes aéreos. Esta enorme tragédia foi anunciada. O governo nada fez que pudesse reduzir as chances dela ocorrer. É hora de dar um basta! Estão brincando com muitas vidas. O povo não pode perder a capacidade de se indignar!

10 comentários:

Anônimo disse...

A muito tempos sabemos que o principal problema do Brasil é o GOVERNO e a POLITICA.

O governo brasileiro é um verdadeiro TUMOR que parasita e consome nada menos do que 40% de toda a requisa do país. Isso mesmo: ridículos 40% do PIB são revertidos em impostos para aquela turminha de Brasília. E o que recebemos em troca? APAGÃO AÉREO, INSEGURANÇA, MENSALÕES, RENAN CALHEIROS, etc.

Cada vez perco mais a esperança com o Brasil e acredito que os meus netos só terão um país melhor se acontecer uma revolução por aqui. Algo como metralharem todos os integrantes do congresso e instituirem um Estado Novo. Ressucita Getúlio Vargas !!!!

Anônimo disse...

A solução do Brasil não vai vir do estado, mas sim da falta deste.

Alvaro Augusto W. de Almeida disse...

Prezados colegas,

Desculpem-me dar uma de Cassandra, mas vai piorar! Daqui a dois anos, teremos o apagão de verdade, o pai de todos os apagões: o apagão de energia elétrica. Com muita sorte conseguiremos adiar esse apagão, que decorrerá da concentração de 80% dos geradores nas mãos do governo, para 2011.

[ ]s

Alvaro Augusto
http://alvaroaugusto.blogspot.com

Kraint disse...

Rodrigo, teceste pontos certeiros sobre este "acidente" de agora da TAM. Concordo plenamente.

Pista curta, para aviões pequenos e para poucos passageiros. É um disparate essa palhaçada de nos últimos anos terem liberado esse aeroporto para aeronaves de porte maior. Simplesmente não há chance para erros, não há um coeficiente de sobra, de segurança. Com esses aviões lotados de gente era óbvio que ia dar merda, e deu. E além de tudo o aeroporto esta fincado no meio urbano. É aeroporto apenas para aviões pequenos, e até estes tiveram seus problemas. Não consigo entender esta falta de raciocínio das pessoas. A culpa é do governo e das empresas aéreas. Estas duas tragédias recentes na aviação brasileira não são acidentes, são crimes premeditados frutos de erros grotescos e omissões extraordinárias. Parafraseando o apedeuta: nunca antes "nestepaís" houve tantas aberrações no setor aéreo como agora. E me admira também o fato de os pilotos concordarem em pousar nesse aeroporto, é fato que é muito perigoso. Não entendo como deixaram isto ficar assim. Por que não transferir tudo para cumbica? nem é tão longe, o mais importante é estar seguro. Que país avacalhado. Por fim, os esquerdinhas estão todas saltitantes em defesa de seus ídolos e sem nenhum argumento atacando os poucos indivíduos que falam algo racional sobre a tragédia.

Loyola y Loyola disse...

Rodrigo, fiz em texto simples no meu blog na quarta-feira levantando a bandeira da privatização da Infraero, gostaria que vc comentasse se possível!
Recomendo o texto do Estadão de hoje, citado nos comentários!!

abraços

http://liberos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Caro Sergio Oliveira, leia os comentários desse artigo:
http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2007/01/caro-ser-brasileiro.html
É melhor você rever o seu conceito sobre Getúlio Vargas.

Anônimo disse...

Para quem gosta de Richard Dawkins.

Como você sempre se diz um seguidor da razão. Não será difícil convencê-lo de que está errado.

Basta que você verifique que a evolução das espécies nunca ocorreu. Para um seguidor da Religião Ateísta isso é um pouco difícil, pois o fanatismo religioso realmente é um problema. Porém, como você gosta de expor, esse não é o seu caso. E você continua sendo um admirador de Richard Dawkins por pura ignorância sobre o assunto.

Não é comum que um ateu, que leva a teoria da evolução como um fato, uma descoberta científica, chegar a Deus por meio da razão. Mas isso é absolutamente possível, e eu falo por experiência própria.

Basta analisar os sólidos argumentos contra a teoria darwinista para chegar a conclusão de que não surgimos por acaso.

Veja o filme "Collapse of Evolution" e tire as suas próprias conclusões.

http://www.youtube.com/watch?v=KeQxaYyqvos

Sergio Oliveira Jr. disse...

Cara Anonimo ??? Vc é Paulista? Talvez seja, porque os Paulistas tem um birra danada com Getúlio...

Getúlio foi um dos POUQUISSIMOS brasileiros que deu a vida pelo país. Com exceção de Tiradentes não me lembro de mais nenhum...

Getúlio fechou o congresso, uma atitude maravilhosa. O governo é o tumor da sociedade brasileira. O Judiciário é pior que um prostíbulo, onde com dinheiro tudo se pode...

Só nos resta rezar...

Rodrigo Constantino disse...

Sérgio,

Entendo sua revolta, mas não consigo defender o autoritarismo populista como solução. Getúlio Vargas NÃO!!!!

Abraços!

Rodrigo

Glamour à Mesa disse...

Rodrigo, gostaria de parabenizá-lo por este brilhante artigo! Vou ler o livro com certeza para entender mais sobre o assunto. Mas de antemão já posso dizer qeu concordo plenamente com suas palavras. Quanto menos Estado em nossas vidas, maior a igualdade social e as pessoas teimam em achar que é o contrário!!
E viva Hayek, Mises e Friedman!