sexta-feira, agosto 17, 2007

Propaganda Subliminar


Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal
"Apenas três. Em todo lugar que você vir esse número, saiba que ali existe uma maneira de cuidar do meio ambiente, das pessoas e do país." (Propaganda do Banco do Brasil)

No site do Banco do Brasil consta uma peça publicitária de arrepiar a espinha de qualquer um que ainda não perdeu o juízo. O pretexto é sobre a sustentabilidade do meio-ambiente, e a propaganda estimula a prática de três ações diárias pelo planeta. A mensagem diz: "O planeta é todo seu; tome 3 atitudes por ele todos os dias". Na foto há uma garota vestindo uma camisa com um enorme número 3 estampado em destaque. Sustentabilidade e o número 3 na mesma mensagem: mera coincidência? Não é preciso ser adepto de teorias conspiratórias, tampouco ser algum especialista em neurolinguística, para associar essa propaganda da estatal com o desejo de boa parte dos petistas de emplacar um terceiro mandato presidencial para Lula. Conhecendo um pouco daquilo que essa turma é capaz, não desconfiar de uma propaganda subliminar em marcha seria pura ingenuidade.
Na Venezuela, o grande amigo de Lula caminha para uma mudança constitucional que irá lhe permitir reeleições indefinidas. Chávez declarou abertamente que esse é o caminho para o socialismo. Tudo na Venezuela é mais direto que no Brasil, pois as instituições lá são mais capengas. Mas todos sabem que lá ocorre aquilo que a maioria dos aliados mais próximos de Lula desejaria para cá. O autoritarismo e o desprezo pela democracia estão fortemente enraizados nesses que outrora lutavam para instaurar uma revolução socialista no país, que seria transformado em uma enorme Cuba caso tivessem sucesso. As eleições são pura farsa para esses socialistas. Só o poder importa!

Essa escandalosa propaganda através do Banco do Brasil apenas reforça a idéia de que governo não deve ser gestor de empresas, muito menos banqueiro. A esquerda, que adora condenar os banqueiros por nossos males, ignora que o maior banqueiro do país é o próprio governo. O uso de estatais como veículos políticos é algo antigo, que o PT de Lula apenas ampliou. A verdadeira solução é óbvia: privatizar essas empresas. Resta combinar com aqueles beneficiados pelo uso político delas à custa do povo. Que cão morde a mão que o alimenta?

32 comentários:

Raul disse...

Que paranóia! Que exagero! E além do mais...
Rodrigo Constantino é um analista de mercado que defende a privatização das empresas... huahauhauhua
É claro! Está defendendo os próprios interesses. Mas para isso fica usando alguns pretextos liberais... Que vergonha hein! Sou a favor de que o governo perca o controle sobre o capital do estado. Mas uma parte, digamos de até 30% do capital poderia ser do estado (estado é diferente de governo). Com os dividendos ele poderia cobrar menos impostos...
Mas tem tanta coisa pra mudar antes disso... É muita cara de pau sua insistir nas privatizações!

Rodrigo Constantino disse...

Quanta estupidez!

Raul disse...

eu não esperava outra resposta...

Raul disse...

Não acho que você seja mau-caráter, é apenas limitado mesmo.

Rodrigo Constantino disse...

Já eu acho que vc é mau caráter, pois somente isso explica alguém AINDA ser contra as privatizações!

Raul disse...

Caro Rodrigo...
Eu não disse que sou contra as privatizações. Mas se elas fossem mudar alguma coisa na política já teria mudado. É obvio que ela é boa para a economia, mas você está usando pretextos políticos para defendê-la. E se o pretexto for político, apenas privatizar as empresas não vai mudar quase nada, exceto para os bolsos dos investidores...
Além do mais, como eu disse, se a empresa tem 30% de ações preferenciais estatais , ela funcionaria perfeitamente como qualquer empresa privada. Com a vantagem de os dividendos irem para os gastos públicos, que poderiam substituir os impostos. Ou você gosta de impostos? Eu não...

Anônimo disse...

Olá Rodrigo

Faz total sentindo, e com a palavra 'sustentabilidade' na imagem.

Brasil 2014 tbm tem esse cheiro, 'Lula fala em gastar mais com Copa do que com o Pan' - Folha On Line

http://www2.uol.com.br/cbf/fotos/marca2014.jpg

Anônimo disse...

sei lá...

o lula se deixassem ficava o tempo que fosse...

mas isso é impossível! nem com propaganda subliminar, nem com qualquer coisa que seja, lula nem em 2014...

Anônimo disse...

É bobagem defender que o estado fique com uma porcentagem das ações preferenciais apenas para ganhar dividendos. Uma vez vi que de toda a arrecadação do governo, mais de 90% vinha de impostos, e uma pequena parcela de dividendos de estatais. Talvez o Rodrigo possa confirmar este número.

Anônimo disse...

Cara, Vc andou assistindo aquele filme 23 com Jim Carey!!!! Q idiotice....então o 45 do PSDB é relacionado com os 20 anos de poder do Sérgio Mota (4x5=20)??? Seus textos tem até um certo sentido, mas te acho tão radical quanto o Stédile!!!!

Raul disse...

Claro Gustavo! Mas quem gosta de impostos? Isso que eu disse está bem longe da realidade com certeza...

Mas o problema do patrimônio público não é o poder que ele concentra na mão do executivo?

Mas o patrimônio público em empresas privadas não poderia ser muito grande, pois facilitaria as robalheiras...

Pense um pouco

Rodrigo Constantino disse...

O Lula adora ditadores, é amigo de alguns, já declarou que eleições são uma FARSA, disse quando esteve com o ditador do Gabão que estava aprendendo como ficar 37 anos no poder, o histórico de seus aliados mais próximos é de luta revolucionária por uma DITADURA, e os esquerdistas acham pura "conspiração" suspeitar dessa propaganda ridícula e sem sentido...

Vejam a mensagem:

"Decida pelo 3. E conte com o banco que é todo seu. Decidir pelo 3 é decidir tomar, pelo menos, três atitudes por dia pensando na sustentabilidade. Pode ser apagar a luz, fechar a torneira e ensinar alguém. Pode ser plantar uma árvore, catar uma latinha do chão e agor com ética. Apenas três. Em todo lugar que você vir esse número, saiba que ali existe uma maneira de cuidar do meio ambiente, das pessoas e do país."

Santa ingenuidade! Esse povo merece o governo que tem...

Raul disse...

Então...

Se o ideal é que exista patrimônio público... Pra que sair vendendo ele? Isso meramente político.

Olha o caso da petrobrás...

32% das ações são do governo federal. Transforma esses 32% em PN, e o governo não manda mais nada.

Acaba o problema e nada foi vendido. Mas dai é claro, um monte de investidor perdeu a mamata de comprar a petrobrás em leilão...

Raul disse...

huahuahauhau

Faria mais sentido se o número fosse 13! O visualizador tem que raciocinar subliminarmente pra entender a mensagem. Q piada...

O PT se deu mal nessa tentativa de criar uma mensagem subliminar, não vai atingir o subconciente de ninguém desse jeito.

Santa ingenuidade...

Essa tu viajou meu amigo.

Pedro disse...

Alguém já reparou que no comercial da campanha na tv em determinado momento aparece a seguinte frase: "2+1=3"? Pra mim essa é uma clara referencia aos dois primeiros mandatos mais um possível terceiro. Só não percebe quem não quer.

Palude1986 disse...

Rodrigo, tenho a impressão, leve porém sincera, de que, desta vez, você pisou na bola.
Abraços...

Anônimo disse...

Os contrários às privatizações ou são burros ou canalhas. Alguém é tão mentecapto que não se recorda de que uma linha telefônica há 15 anos custava quase o preço de um carro usado? Vejamos outro exemplo: por que, caso eu queira mandar uma correspondência a alguém, é o Estado que tem que entregá-la? Eu mesmo respondo: porque os correios tinham que destinar 3 milhões de reais para o mensalão, como o próprio Jefferson confessou. Conheço um aposentado do BB que nunca pisou os pés numa faculdade, e hoje, é aposentado com 12 mil por mês, pago com o dinheiro público. A Petrobrás foi tomada pelo Exercito do índio cocainômano e não teve um homem “nestepaiz” que a defendesse. Sabe por quê? Porque se tratou de dinheiro público.

Anônimo disse...

Os idiotas ou parasitas do suor alheio adoram o termo "setor estratégico" a fim de demonizar as privatizações. Estrategica deveria ser a ética,a honestidade, a vergonha na cara, a competencia e a produtividade, produtos raros "nesterpaiz" hoje em dia.

Anônimo disse...

Deu uma de Olavo mesmo Rodrigo.
Sim faz sentido sua teoria, mas não acho que seja alguma coisa digna de um artigo seu.
A merda estatal é muito mais descarada que isso.

Anônimo disse...

hahahahahhahahhahha!

Anônimo disse...

Coincidentemente, ou não, essa mesma tese foi exposta por Cesar Factóide Maia. Só uma pergunta. Você está ficando com o Prefeito?

Roberto Imbuzeiro Moraes Felinto de Oliveira disse...

Como defendes a racionalidade esclarecida contra o obscurantismo, talvez te interesse saber que as evidências empíricas de que propaganda subliminar funcionam estão perto de zero. Mensagens inconscientes têm efeito apenas marginal sobre o comportamento humano.

Anônimo disse...

Esse artigo é realmente estranho ao Constantino. Mas estamos num governo do PT, logo nada é impossivel.

Chiquinha disse...

Também acho que o estado é forte demais, onipresente demais e estúpido demais . miau

Rodrigo Constantino disse...

Vejamos quem manda no BanDo do Brasil:

Vice-presidente de Governo (?): Maguito Vilela, do PMDB, aliado do PT;

Vice-presidente de Agronegócios: Luiz Cláudio Guedes, ligado ao PT;

Vice-presidente de Novos Negócios: Aldemir Bendini, ligado ao PT;

Vice-presidente de Tecnologia e Logística: José Luiz Prola Salinas, ligado ao PT;

Vice-presidente de Crédito: Adézio de Almeida Lima, ligado ao PT;

Vice-presidente de Gestão de Pessoas E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: Oswaldo Santilago Moreira de Souza, ligado ao PT;

Vice-presidente de Varejo: Milton Luciano dos Santos, ligado ao PT;

E ainda acham que estou exagerando?

Rodrigo

Anônimo disse...

Que piada, Rodrigo. Se o BB quis mesmo fazer propaganda subliminar, pisou na bola. Isso não funciona.

Anônimo disse...

Pensando bem...
Se o PT usar o mesmo slogan para a reeleição do PT, até que faz um pouco de sentido.

Anônimo disse...

Hahahahahahaha...
Rodrigo está tão paranóico quanto aquele pastor que alegou que o "Homem-Aranha" faz um símbolo satânico ao soltar sua teia...

O mundo vai ser dominado por Lula e Satã!!!

Ah, outra coisa..."O povo merece o governo que tem": Vc está incluído!
Ou vai mudar pros EUA, sua nação querida??

Mande notícias de lá!!!

hahahahahahaha

Movimento Menos Governo disse...

Decida pelo 3!
3 é bom....
3 é bom....
3 é bom....

e depois?
4 é melhor... 4 é melhor...
4 é melhor... 4 é melhor...

menosgoverno.org

Anônimo disse...

afffffffff......

fico triste em ver como uma pessoa
pode ser tão idiota pra ter essa ideia ridicula
meu Deus vc deveria procurar ajudar o pais em vez de tá falando tanta bobagem
tentam prejudicar o governo de todas as formas assim tambem não dá né!

Anônimo disse...

http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=6003

Anônimo disse...

Mensagem subliminar ou não, coincidência ou não, um terceiro mandato do Lulinha Paz e Amor dependeria de reforma constitucional. Mas, como de bunda de nenê e cabeça de petista não se pode prever o que e quando vai sair, o melhor é ficar de olho, pq um terceiro mandato do Lulinha, nem o Bin Laden merece...