quarta-feira, agosto 29, 2007

Questão do Dia


De qual museu desenterraram esse ser pré-histórico?!
Desde que o senador petista Aloísio Mercadante anunciou que estava escrevendo um livro de memórias sobre Maria da Conceição Tavares, seu nome voltou a aparecer nos jornais. Será que o livro irá mostrar a quantidade de erros nas previsões da "economista"? Seria um livro enorme, só para isso! O choro de emoção com o Plano Cruzado merece destaque. Como pode alguém ter defendido tanta coisa errada na vida, e AINDA não ter mudado???
O pior mesmo é alguém assim ainda ter tanto espaço na mídia, nos debates econômicos. No Brasil, ninguém cobra nada sobre as afirmações passadas. Ao que parece, idolatram o fracasso por aqui. Quanto mais absurdos a pessoa defendeu na vida, mais respeitada ela é pelos "intelectuais". Conceição Tavares ainda insiste no chavão de "neoliberalismo" como culpado pelos nossos males, sendo que este passou mais longe do Brasil do que Plutão da Terra. O fato de uma dinossauro dessas ainda estar no centro dos debates sobre economia é prova de que, como o ilustre Roberto Campos disse, não corremos o menor risco de dar certo...

10 comentários:

Anônimo disse...

Fala sério Constantino

É real mesmo essa história? Eu pensava q depois desse mico do choro em rede de TV a Tavarona não era levado a sério por mais ninguém.

E nem sabia q ela fazia pregaçao contra o "neoliberalismo"

Acho q o Mercadante, que falou q o plano Real era eleitoreiro e fracassaria só tá puxando o saco mesmo dessa q deve ter sido uma mentora para ele.
Em matéria de Econimia o PT nunca deu bola pra ele. O cara é um quadro político. E só.

As favas com essa turma

Blogildo disse...

É a eterna vocação para o atraso! Que país!

Anônimo disse...

a maria "errada" da conceicao e brasileia e nao desiste nunca rodrigo....coitada esta mais pra mumia.
mas sem duvida, a esquerdopatia esta tao em falta de intelectuais que qualquer coisa vai!

Anônimo disse...

Rodrigo Constatino achei esse texto interessante.
Nós, os gaúchos, temos a figura de Garibaldi como intocável. É nome de avenidas, praças e até cidade do interior. Lutou ao lado de Bento Gonçalves pela nossa separação do resto do país, certo? É. Só que esse mercenário que queria separar o Brasil, lutou pela unificação de sua Itália, esse detalhe ninguém comenta, dois pesos e duas medidas. Ao meu ver, era um safado, canalha, aventureiro sem princípios que lutava para quem pagava mais, mas meus conterrâneos não compactuam de minha visão.
Seria apenas uma opinião pessoal e um caso histórico isolado? Que lição tiramos de Garibaldi? Devemos alimentar uma xenofobia infrutífera? Deixem eu colocar alguns dados.
O Brasil é o quinto país em área do planeta. Somos maiores do que a parte continental dos Estados Unidos. Aqui se plantando tudo dá, se não dá no sul, dá no nordeste e vice-versa. Temos chuvas abundantes e clima ameno. Um eucalipto demora curtos 7 anos para crescer em clima subtropical, sendo que o nosso papel tem potencial de ser muito mais barato do que no resto do mundo. Conseguimos duas safras por ano de uvas e outros cultivos. Temos potencial de industrialização imenso. Já tomamos a liderança mundial em setores como carne e suco de laranja. A soja brasileira é a mais competitiva do planeta. O açúcar e o álcool que despontam como riquezas do futuro estão plenamente implantados, inclusive garantidos por um mercado interno fortíssimo. Temos uma economia agrícola de escala que nenhuma outra nação da Terra possui.
Agora, pergunto. Seria uma paranóia, uma teoria da conspiração, afirmar que países europeus que estão com seus territórios esgotados e precisam plantar até à beira das estradas por centímetros a mais de um solo pobre e gelado, metodicamente nos sabotam para que esse gigante que somos não se mova ainda mais?
Por que será que países europeus patrocinam o MST? Será que é por que eles são bonzinhos ou será que uma economia de pequenas propriedades nos faria perder economia de escala em vários produtos agrícolas?
Por que será que o próprio candidato à presidência da França, José Bové veio até aqui, pessoalmente, destruir com suas próprias mãos uma plantação de soja?
Por que será que agentes provocadores europeus foram presos junto com os invasores dos laboratórios de pesquisa de celulose no Rio Grande do Sul? Será que é por amor à causa dos pobres do Terceiro Mundo ou será que esses europeus estão pensando mais nos seus próprios bolsos?
E, pergunto mais, o próprio partido do governo e o Presidente da República apóiam o MST por questões humanitárias, têm a intenção de acabar com a pobreza, ou estão simplesmente entregando o país para os grupos estrangeiros que, a que tudo indica, estão aqui para provocar o maior dano possível em nosso amado Brasil?
Desculpe a expressão chula, mas é propícia: ficar de quatro e abrir as pernas para os europeus já é do nosso feitio, pelo menos desde o tempo das guerras civis que sucederam a independência. Que eles tentam nos dividir para nos governar, também é coisa velha. Quantos Garibaldis ainda teremos que venerar para que nossa população perceba que está sendo enganada?
Fonte: http://bonow.blogspot.com/

Anônimo disse...

Calma márcia...
Sobre o Garibaldi, é preciso saber os motivos que ele teve para defender o que defendeu. Só pq lá ele foi contra a separação não quer dizer absolutamente nada. Cada povo a sua história.

Quanto ao "boicote", é paranóia...
Os problemas brasileiros são internos e muito visíveis. E quem tem que mudar somos nós.

A gente precisa:

-voto distrital puro
-governo como financiador e nao como gestor da educação e da saude
-previdência social "chilena"
-facilidade para abrir e fechar negocios
-sistema tributário simples e eficiente
-acordos de livre comercio com grandes centros consumidores
-fim dos monopolios das concessoes publicas
-segurança pública de verdade
-sistema judiciario moderno
-carga tributária menor que 20%

vc não espera que os europeus venham aqui fazer alguma coisa né?

Max disse...

boa noiiite !
meu nome é marcela, tenho 16 anos e estou fazendo um trabalho sobre as vantagens da privatização da vale do rio.
andei pesquisando muito sobre esse assunto a uma semana, além de ser um trabalho escolar, é um assunto cujo eu me interesso muito. e no meio de várias pesquisas um conhecido me mando o seu blog, achei MUITO interessante, e adorei sua visão politica!
tentei procurar nos seus arquivos, algo que falasse sobre CVDR, mas acabei não achando, se vc tiver alguma coisa e pudesse me mandar, eu ficaria MUITO grata! pode mandar pro meu email marcelalahaud@gmail.com ! por favor, qualquer coias que vc me enviasse em relação a isso me dexaria mt grata !

obrigada e parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Tenho que dar minha opiniao sobre a MCT pois fui alundo dela. Ela re' incrivelmente ilustrada e uma excelente professora de economia brasileira. De outro modo representa o tipo de inteligencia confusa, iberica e esteril do tempo do brasil dos magistrados. Alem disso posso atestar que pessoalmente ela e venal e representa a fina flor do mau caratismo academico latino americano. O Celso Furtado pelo menos tinha aquela santidade e bom carater da esquerda fabiana, a Conceicao e mais na linha fidalgo stalinista.

Tive otimo relacionamento com ela e com outro dinossauro fidalgo, o Carlos Lessa, e fui seduzido pelo charme pessoal de ambos mas de outro modo nao podia deixar de me revoltar quando presenciei a MCT humilhando e insultando alunos que nao compartilhavam suas posicoes ou ainda que faziam perguntas ingenuas durante as exibicoes teatrais da mestra. Para soltar improperios e ironias do alto da torre de marfim ela e um genio, mas seu legado politico, como intelectual organico, e' insignificante.

Hoje MCT posa de radical mas ja fez campanha ao lado do moreira branco na sua epoca de PMDB. Caso SirNey tivesse continuado no poder e caso continuassemos sob a batuta heterodoxa da galera da conceicao estariamos mais longe da modernidade menos abertos aos fluxos de capital, mais proximos duma autarquia Zimbabweana.

Anônimo disse...

ANONYMOUS,realmente não tinha pensando nisso. Valeu!

Anônimo disse...

Po, Constantino, assim nâo dá. O seu blog deveria ter classificaçâo indicatyiva para menores. Entrar direto no site e ver estas imagens à noite é pesadelo na certa.

Unknown disse...

Caro Rodrigo,

Sua pergunta: "Como pode alguém ter defendido tanta coisa errada na vida, e AINDA não ter mudado???" matou a cobra e mostrou o pau. Excelente. Parabens.

Adolfo Sachsida