domingo, janeiro 16, 2011

Calamidade serrana

A mobilização voluntária de tanta gente para ajudar as vítimas da calamidade na serra carioca é impressionante e louvável. Mas como seria bom se esta mesma mobilização ocorresse ANTES dos desastres anunciados, para pressionar as autoridades incompetentes! Prevenir é melhor que remediar, certo?

Se as eleições fossem em fevereiro, bem na época das chuvas, isso já colocaria uma pressão maior nos demagogos de plantão...

8 comentários:

fejuncor disse...

É inacreditável o descaso do Poder Público! Todo ano é a mesma história! Casas desabam, sonhos desaparecem e vidas se vão! E as autoridades fazem aquela cara de surpresa e indignação nos telejornais, dizendo que foi uma fatalidade; que choveu mais que o previsto. Ora bolas! Se acontece todo verão, já não é mais imprevisível. É falta de vontade política e de vergonha na cara, que se manifestam ao se deixar de dragar um rio, não limpar esgotos e vias públicas, permitir acúmulos de detritos e fazer vista grossa para as construções em áreas de risco. Isso sem falar nas alocações indevidas dos recursos públicos, Chega de omissão! Por quanto tempo mais teremos que conviver com essas tragédias com data marcada?

Mateus disse...

"Ou se aprende pelo amor ou pela dor", já dizia a máxima popular. Se as autoridades não evacuarem as áreas de risco, se não houver planejamento urbano competente e de longo prazo, será apenas uma questão de tempo até que uma nova catástrofe aconteça. Acreditem, sou de Blumenau, SC, e sei bem como funciona...

Enquanto isso, nossos ilustres parlamentares iniciam 2011 com uma folha de pagamento 70% mais "gorda". Mobilização popular? protestos? O quê é isso?

INDIGNADO disse...

POR MAIS INCRIVEL QUE PAREÇA O GOVERNO CONSEGUE AJUDAR MAIS RAPIDO VITIMAS FORA DO PAIS DO QUE AQUI DENTRO.

ATÉ AGORA NAO ENTENDI PORQUE TANTA DEMORA E COMO TENDO QUASE 30 HELICOPTEROS APENAS 12 ESTAO VOANDO HOJE.

O PEDIDO DO SERGIO CABRAL SÓ CHEGOU AO EXERCITO DOIS DIAS DEPOIS DA TRAGEDIA.

QUANTAS VIDAS SE PERDERAM COM ESSA DEMORA.

MUITA DESORGANIZAÇÃO E DESCASO COM O POVO. E AINDA VEM FALAR EM COPA E OLIMPIADA.

INCOPETENTES

Anônimo disse...

No dia que 1 prefeito olhando as nuvens no horizonte enxergar a mais remota possibilidade de ir pra cadeia pelas mortes que poderia impedir e incentivou, as cidades brasileiras deixariam aos poucos de ser quase todas, como são, feias, vulneráveis e decrépitas.

Anônimo disse...

Rodrigo, tens algo a falar sobre as declarações que foram dadas pela polícia que prenderia comerciantes que estivessem cobrando produtos acima do preço de mercado nas regiões afetadas pelas chuvas?

O aumento do preço da água, comida e até vassouras está causando indignação no povo. Li várias matérias de jornais com títulos no estilo de "comerciantes se aproveitam para aumentar preços" ou "comerciantes abusam de preços". Parece que escapa totalmente a mente de nossas autoridades que não é o comerciante sozinho que determina preços em um mercado com competição.

BurocratoParasita da União disse...

Por que a União é uma instituiçâo corrupta, veada e sem vergonha?

Daniel disse...

Mas tambem aí tem outro detalhe meu caro que mesmo se a eleição fosse em Março não mudaria os resultados.É que essa questão das enchentes não dá voto, na verdade tira voto e vou explicar porque.
É sabido de quanto lotes ilegais hoje gera voto. Há vários vereadores em cidades brasileiras que são grileiros urbanos e o negócio é dá casa em terreno abandonado ou público e entre estes muito terrenos de risco. Você chegar pra um morador e dizer que uma de suas plataformas eleitorais é a mudança de moradores das áreas de risco pode acreditar que corre-se o risco imenso de se perder eleição. Primeiro exatamente porque vai bater de frente com os chefes politicos grileiros e segundo porque esse eleitor , morador de área de risco pensa da seguinte forma: "os homi vão vim me tirar de minha casinha , pra me jogar no _U do mundo , contra-mão de tudo pra mim, então deixa a _erd_ acontecer mesmo".
"Ah não é assim tambem", é assim sim, é muito interesse político e demagogia de toda órdem que cerca toda essa questão. Desde a demagogia eleitoreira, desde aquela outra demagogia das politicas habitacionais no país que tanto você já dissertou por aqui.

GusB disse...

Seria muito legal ver essa solidariedade em funcao das causas permanentes, como educacao.