quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Privataria petista

Meu novo vídeo sobre a privatização dos aeroportos no governo petista.

16 comentários:

reinaldo disse...

Rodrigo
Sabe por que a privatização não é muito popular no nosso país ? Por causa dos serviços públicos que foram privatizados e não teve nenhuma melhora. A Vale, Embraer, Usiminas e outras empresas que foram privatizadasm apresentaram sem sombra de dúvida melhoria na sua eficiência. Mas serviços públicos como metrô, barcas, trens e ônibus, as privatizações nesses serviços foram desastrosos. No RJ então, nem se fala ! E a light ? Um horror ! E as empresas de telefonia celular ? Péssimos ! A privatização na telefonia aumentou a oferta de telefones mas os serviços prestados pelas telefônicas é uma coisa triste. E consumidor brasileiro está em contato com essas empresas. Ele não está em contato com a Vale ou uma Embraer. O consumidor está em contato com um metrô cheio, um trem que para no meio de uma estação, uma barca que naufraga. Por isso que o consumidor brasileiro acaba não vendo muita vantagem numa privatização. Aliás, não sou tão otimista assim com os aeroportos privados. Fui otimista com o metrô, o trem e as barcas privadas do RJ e "quebrei a cara".

Carlos Magno disse...

Não adianta falar Reinaldo. As pessoas que defendem essas privatizações, não irão utilizar esses serviços.

Rodrigo Constantino disse...

E vcs sugerem que ANTES, quando eram estatais prestando o serviço, a situação era MELHOR?

Piada!

Basta ver os Correios, que lixo que é. O Detran. O SUS. Qualquer repartição pública, na verdade.

Anônimo disse...

Sim, os usuários dos serviços públicos estavam muito mais satisfeitos do que os usuários de hoje! É piada? A Telebrás era melhor, a Telerj era melhor? Sem falar que o usuário não pagava tudo que o serviço custava, um pedaço dos tributos era constantemente repassado às empresas para que elas realizassem sua função, tapando seus buracos infindáveis. Quantas vezes foram caçifadas essas empresas? Quanto custava e quanto custa ter uma empresa comandada pelos indicados de Sarney, Dirceu, Jefferson, PMDBs, PTs, PTBs, mesmo DEMs e PSDB? Você tem saudade do Brasil do Sarney e Geisel?
FA

Anônimo disse...

Pra vc ver quais são os melhores negócios do mundo: bancos e petróleo. Até o governo brasileiro consegue ter (algum) sucesso com esses!

reinaldo disse...

Rodrigo
Na minha opinião os verdadeiros opositores da privatização são essas concessionárias de serviços públicos. Vc viu ontem as imagens do trem parado aqui no RJ ? É privado ! Melhorou alguma coisa a privatização dos trens ? do metrô ? barcas ? Não. Qualquer carioca sabe o caos que é nosso sistema de transporte. E é privado. As privatizações só foram bem sucedidas na venda de ativos como Vale, Usiminas, Embraer e outras. Nas concessões dos serviços públicos foram um fracasso. E as experiências do brasileiro com as privatizações são através dos serviços públicos. Vai defender a privatização para um usuário do trem que ficou parado ontem !!! Será que vc teria sucesso ? Duvido

reinaldo disse...

Rodrigo
Me responda sinceramente : qual a sua opinião sobre os trens, ônibus, metrô e barcas na cidade do RJ. São tudo privados. Vc realmente acha que é um sucesso ?

Rodrigo Constantino disse...

Reinaldo, foi privatizado mas continua cheio de regulamentação, e falta concorrência. O setor de ônibus, por exemplo, é privado e sempre foi, mas é um lixo, pois é cartel e repleto de amarras burocráticas.

Não basta privatizar. Mas entre gestão estatal e privada, a última será sempre melhor. Eis o ponto!

Vc acha que trens seriam melhores sob a gestão estatal? Responda sinceramente...

reinaldo disse...

Amarras burocráticas ? quais amarras ? Excesso de regulamentação ? Muito pelo contrário ! As concessionárias fazem o que bem querem ! Tão pouco se lixando para o bem estar do consumidor. E como ter concorrência nesses setores ? Contruir linhas paralelas no metrô ? Botar mais ônibus de empresas concorrentes em nosso caótico trânsito ? E sinceramente, não sei se a gestão estatal seria pior. Poderia ser feito uma pesquisa em outros países para ver como são as concessões públicas. Aqui no RJ ficou provado que a busca de eficiência pelas empresas concessionárias privadas não foram transferidas para o consumidor.

Rodrigo Constantino disse...

Não respondeu minha pergunta. Acha que o serviço seria MELHOR sob gestão estatal?

Antes de responder, sinceramente, pense nos Correios, no SUS, no Detran...

reinaldo disse...

Pode ser que a gestão estatal pudesse ser melhor do que a privada. Até mesmo porque pior que está é impossível.
Poderia haver mais cobrança da população. Hj quem manda é a concessionária. Faz o que quer e bem entende. Não há nenhum ganho para o consumidor. Nesse setor, a privatização foi um fracasso.

Rodrigo Constantino disse...

Piada. Basta ver tudo sob controle estatal. Sempre muito pior!

reinaldo disse...

Tem coisas que são estatais e são muito melhores. As universidades públicas são muito melhores do que as privadas (só a PUC chega perto). O resto só quer saber do dinheiro do aluno. Ensinar que é bom, nada ! Ou vc vai me dizer que uma Estácio ou Gama Filho é melhor do que uma UFRJ e UERJ ? E pior do que os transportes privados no RJ é impossível ! Isso é fato e não ideologia

Rodrigo Constantino disse...

Acho a UERJ e UFRJ uma porcaria, ao menos na minha área (economia). É puro marxismo, proselitismo absurdo, professores doutrinando ao invés de educar.

Novamente: o setor de transporte público é altamente regulamentado, repleto de intervenção estatal. Não é um setor sob o livre mercado. Entenda isso.

Mesmo assim, eu duvido que a gestão fosse melhor com o governo. Basta lembrar do que o governo fez com as ferrovias, meu caro. Sucatas que davam prejuízos enormes! Olha o que o governo fez com os portos e aeroportos. Com as rodovias! Com as siderúrgicas. Enfim, governo como gestor de empresas é piada de mau gosto. E sim, defender isso só por ideologia (ou interesse, claro).

Anônimo disse...

As universidades públicas tem resultados bons pq selecionam os alunos na entrada.Quem não quer estudar de graça?

Anônimo disse...

Rodrigo, concordo que a maioria dos setores da nossa economia são regulados, porém, no caso do metrô, como se faz para ter um livre mercado? Não há como sair cavando por debaixo da terra sem um planejamento da prefeitura, e também a concorrência seria muito limitada, devido ao alto custo e demora de se construir uma estrutura para o metrô. Nesse caso, não vejo como não haver uma regulação do Estado, delegando para a iniciativa privada a concessão de operação do metrô com metas a serem atingidas pela empresa que ganhar a licitação.