terça-feira, fevereiro 05, 2013

Os Trapalhões

Rodrigo Constantino, O GLOBO

Sou uma pessoa nostálgica. Uma das boas lembranças que tenho de minha infância é ficar no colo do meu falecido avô assistindo “Os Trapalhões”. Eu adorava. É por isso que devo agradecer ao governo Dilma por resgatar lembranças tão doces de minha vida. Acompanhar os atos de seus ministros é voltar no tempo, é como ver as trapalhadas da turma do Didi.

Comecemos pelos malabarismos contábeis que o governo fez para apresentar o superávit fiscal de 2012. A coisa foi tão primária que faria um mágico de festa infantil ruborizar diante do amadorismo. Poderiam ao menos ter chamado um David Copperfield para ajudar a esconder as peripécias!

O ministro Mantega é imbatível. Sua declaração sobre a taxa de câmbio comprova: “O câmbio é flutuante, mas, se exagerar na dose, a gente vai lá e conserta.” Ou seja, o câmbio flutua, desde que na direção do valor que o governo considera “correto”.

Na mesma linha, o ministro Lobão (não confundir com o músico inteligente) nos brindou com essa pérola ao falar sobre o aumento da gasolina: “O mercado é livre, mas não deve exceder o limite do razoável.” Traduzindo: o mercado é livre, desde que coloque o preço que eu considero razoável.

Quem precisa de preços tabelados quando se tem uma “liberdade” dessas? O governo Dilma demonstra a cada dia seu forte ranço intervencionista. Pretende controlar toda a economia. Triste o país em que os preços mais importantes são todos decididos pelo governo!

Mas o nexo causal nunca foi o forte dessa equipe econômica. Eles acreditam que a economia ainda não se recuperou a despeito de suas fantásticas medidas. Não passa por suas brilhantes cabeças que é justamente o contrário: a economia patina e a inflação sobe por causa do governo!

Os investidores estão assustados com o grau de intervenção arbitrária. Também, pudera: a presidente usa seu poder para criar “campeões nacionais”, enquanto todos os privilégios e subsídios concedidos acabam prejudicando o restante, longe das graças estatais. O cobertor é curto. Para ajudar os “amigos do rei”, o governo tem destruído setores inteiros.

Basta ver o que aconteceu com o setor elétrico. As estatais foram dizimadas em bolsa, pois o governo, com foco no curtíssimo prazo, decidiu dar mais uma ajudinha aos industriais. Quem, em sã consciência, investiria em geração de energia em um cenário desses?

Mas isso não impediu a presidente de fazer propaganda eleitoral, anunciando a queda das tarifas e abusando do ufanismo boboca: quem critica a medida está contra o país!

A Petrobras tem sido utilizada para fins políticos desde o começo da gestão petista. O governo segura o preço da gasolina defasado para não impactar as taxas de inflação. Faltam recursos para a estatal investir, e sua ineficiência cria a necessidade de importação de combustível.

O Brasil perde, mas nunca se esqueçam de que “o petróleo é nosso” e a Petrobras é motivo de “orgulho nacional”.

Curiosidade: por que a presidente não fez uso da rede nacional de rádio e televisão para comunicar ao povo o aumento da gasolina, como fez para anunciar a queda das tarifas de eletricidade? Pergunta retórica, claro. Sabemos a resposta.

Mas o governo tem cartas na manga para conter a “inflação” (na verdade, o índice oficial, não a inflação verdadeira). A gasolina aumentou? Então basta aumentar a parcela de etanol na sua composição, diluindo o efeito. Se o próximo vilão for o feijão, já sabemos qual a solução: basta acrescentar mais água na feijoada!

Não devemos ficar surpresos com tais trapalhadas, quando lembramos que a Argentina é admirada por nosso governo, e que Delfim Netto é bastante influente na economia. Aliás, Delfim influencia nossa economia há décadas, sempre perto do poder. É uma espécie de Sarney da economia. O Brasil idolatra o fracasso.

O resumo da ópera bufa? Não temos mais câmbio flutuante, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi abandonada, a inflação ameaça sair de controle, os bancos públicos criaram uma bolha de crédito, a inadimplência aumentou, os investimentos não vêm e a economia não cresce. Promissor?

O crescimento dos últimos anos, que já foi medíocre, teve boa ajuda externa. Tanto que nossa produtividade não aumentou quase nada. Tivemos um empurrão da alta das commodities. Isso acabou. E agora? Como crescer com esses trapalhões no governo?

Eu achava graça nas piadas dos Trapalhões. Elas eram inofensivas, ainda que politicamente incorretas para nossos padrões chatos de hoje. Mas as trapalhadas do governo não têm a menor graça. Elas vão custar muito caro ao Brasil.

9 comentários:

rodrigo disse...

Sabe qual o nosso grande problema? O PT vai estragar os pilares da economia aos poucos. Vai corroer fundo, no seu âmago, mas numa velocidade na qual o brasileiro padrão (ignorante, ingênuo), nao vai perceber. E quando o fizer, o estrago já terá sido tão grande, que não poderemos falar apenas em "década perdida", pois o buraco com certeza será mais embaixo. Bem mais. As lambanças parecem muitas e velozes, e são. Mas a capacidade de perceber isso parece não estar ao alcance do povo.

Anderson Velasco disse...

Temo que, no futuro, quando o Brasil enfrentar uma grave crise por tudo que a corja petista está fazendo, o povo alienado continue votando em demagogos. Não gostaria de ser pessimista, mas não enxergo luz no fim do túnel. Se começar a enxerga-la, vou pensar que é o trem vindo nos atropelar e não a saída...

Julek disse...

Pois é, do jeito que está a janela está fechando porque a perda de credibilidade e os passivos do petismo vão destruir as lavouras futuras, mesmo se a nação se livrasse hoje dessa praga.

Anônimo disse...

Como falas assim do nosso fuhrer brasileiro.

Raffaell Garone disse...

O povo vai merecer, e alguém terá que lembrar o povo que a culpa e deles mesmos.

Anônimo disse...

Muito bom texto.

Anônimo disse...

la la la la la ra ra, la la la la la ra ra.... Vamos acabar como os trapalhões, partidos ao meio... as favas com o politicamente correto!

amauri disse...

Boa tarde Rodrigo!
Dizem que o preço nas bombas de gasolina no Brasil é um dos maiores praticados. Grupos de interesse no etanol querem que o preço da gasolina suba ainda mais, assim o preço do etanol pode subir mais ainda. Qual a solução para a população no item combustível? Por que outros países que não possuem petróleo para extrair praticam um preco menor? abs

Anônimo disse...

Caro Rodrigo. Voce poderia traçar um paralelo entre o PT e o Cupim? Acho que esse tema dá assunto para muita conversa...
Abraços de um fã de suas considerações sobre economia, nada econômicas.