Reportagem muito interessante de Alexander Jung no SPIEGEL sobre o excesso de alavancagem no Ocidente. Trata-se basicamente de um imenso esquema Ponzi de pirâmide, com cada governo emitindo mais dívida para refinanciar os rombos, sacrificando as gerações futuras. Um dia a casa cai...
Um comentário:
Para completar esta analise do Western World eu recomendo também ler a análise feita no blog http://blogdoklebers.blogspot.com/ sob o título China: o capitalismo sem lucro e o rolo que isso vai dar!
Mas o mais intrigante do "modelo chines" e' o capitalismo sem lucro, exceto para os vivaldinos e corruptos de sempre. Ha' muito tempo amigos "sinofilos" haviam me dito que as empresas estrangeiras em geral nao estavam ganhando dinheiro nenhum naquele pais. As evidencias foram se acumulando quando comecei a verificar que produtos cuja estrutura de custo eu conhecia intimamente eram vendidos a precos tao baratos que nem mesmo se eles eliminassem o custo da mao-de-obra ao longo de TODA a cadeia produtiva, nao seria possivel vender com lucro.
Um dia conversando com amigo que dirige uma empresa fabricante de equipamentos - ha' anos atras - comecei a desconfiar que a mutreta estava em subsidiar investimento. Pois nao havia a menor condicao para aquele tipo de equipamento se pagar com o precos praticados pelos chineses nos produtos fabricados com sua utilizacao.
Realmente - como pode ser verificado na serie citada acima - a minha conclusao foi de que iria haver uma inadimplencia generalizada, uma vez que as empresas funcionavam na base do fluxo de caixa. Nao havia a MENOR preocupacao com o retorno de investimento!
...................................
O lucro afinal é uma função composta (meu comentário)
Postar um comentário