sexta-feira, junho 15, 2012

A demagogia verde dos salvadores

Luiz Felipe Pondé, Folha de SP

UMA COISA que sempre me chama a atenção é a vocação autoritária dos verdes em geral, assim como seu caráter ideológico travestido de evidência científica "inquestionável." Não é para menos uma vez que são movidos pela crença de que estão salvando o mundo. Todo mundo que crer salvar o mundo é autoritário.

Claro que devemos nos preocupar com o meio ambiente. Essa é uma ideia já antiga. Machado de Assis no seu maravilhoso "Dom Casmurro", através de seu narrador Bentinho, já falava de pessoas inteligentes que iam jantar em sua casa na sua infância e falavam que os polos estavam derretendo...

Pessoas que se julgam salvadoras do mundo são basicamente de dois tipos: ou são autoritárias ou são infantis. Na tribo verde existem os dois tipos, e como crianças são naturalmente autoritárias, não há muita saída: as duas características se encontram com frequência na mesma pessoa. Um dos desafios da cultura verde é se livrar desse mau hábito. Até agora, me parece uma tarefa impossível.

Falemos do infantilismo. É comum ideólogos verdes (que dizem falar em nome da ciência, essa senhora, coitada, tão abusada em nossos dias e que todo mundo diz frequentar seu circulo mais íntimo), falarem coisas absurdas e ninguém percebe seu absurdo. Quer ver um exemplo?

Uma dos impasses da humanidade é o fato de que sua população cresce e todo mundo quer ser feliz, comer bem e ter uma vida confortável. Todo mundo quer ser "americano" ou "alemão", no sentido de viver altos padrões de qualidade de vida. A questão sempre é: quem paga a conta? Em termos ambientais, de onde virão tais recursos? us hábitos de alimentação, praticados em cozinhas orgânicas, salvarão a humanidade.

Verdes demagógicos, intelectuais "profetas" e políticos marqueteiros são personagens que adoram prometer o impossível. Eles dizem que dá pra fazer da vida uma festa de bem-estar e deixar as plantinhas e os animaizinhos em paz. Este é o absurdo.

O intelectual americano Thomas Sowell em seu maravilhoso "Intellectuals and Society" (no Brasil, publicado pela É Realizações) desvenda a mágica por detrás de absurdos como este de dizer que vai dar para todo mundo ser feliz sem machucar nada nem ninguém: quem diz absurdos como este fica bem na fita, se autopromove (já que a democracia é o regime da mentira de massa por excelência) e ganha muito dinheiro no mercado "do bem".

Que Deus proteja o planeta da demagogia verde.

9 comentários:

Anônimo disse...

Controle populacional.

Max disse...

Controle populacional.(2)
É bastante óbvio... Ou todos consomem menos, ou diminui-se o tamanho do "todos"....
Em alguns anos, a pop mundial vai começar a cair... e vai cair primeiro nos países que mais consomem...

Anônimo disse...

Estou esperando alguém conseguir refutar o biólogo Edward Wilson. Até agora não vi ninguém fazer isso. Penso eu que as ciências chamadas "duras" são, as vezes, objetos de desprezo por parte de filósofos e economistas.

João disse...

Leu o nelsonMotta hoje?

Tá espetacular!

PS: tá cada vez mais difícil comentar aqui por causa das imagens que a gente tem que digitar, muito apagadas e confusas. Tá virando um teste oftalmológico...

Anônimo disse...

@Anônimo das 3:45
Não é as vezes, é sempre.
É muito fácil se dar bem nas ' ciências ' humanas,(que na verdade não é ciência coisa nenhuma, esse negocio de ciência 'dura' é como um charlatão médico homeopata chamando a medicina real de medicina halopata) o cara inventa a besteira que quiser, entope de encheção de linguiça, de blablabla vago e rebuscado e pronto.Se diz 'cientista' social... 'cientista' que nunca teve que provar nada, até porque não disse nada.
Noam Chowsky passou a vida fazendo isso

Gustavo Sauer disse...

Controle populacional? Não sejamos patéticos e fascistas a esse ponto. LIVRE MERCADO é a única medida eficiente pra gerar os recursos com eficiência. Sem livre mercado, não há como a informação de escassez ser repassadas para os preços.

Anônimo disse...

Super anti-patético!!! Quem não puder pagar que morra de fome. Há tempos não lia algo tão anti-fascista!!!

Anônimo disse...

'Quem não puder pagar que morra de fome'
Tu quer o quê, que a comida caia do céu?

Mr.Garone disse...

No final eles vão dar um tiro no pé de cada um é eu estarei lá para falar: Eu disse, avisei, mas como são teimosos erraram mais uma vez e eu acertei mais uma vez! Vocês irão comer bem com a população do mundo crescendo dia após dia e sem poder plantar? Não pode matar seres humanos e não pode plantar? O que vocês irão fazer? Comida desenvolvida em laboratório ninguém vai querer. É aí o que vai ser?

RIO + 20 ANOS DE ATRASO, entenderam o trocadilho?