segunda-feira, setembro 17, 2012

O Fla x Flu de Hélio Saboya Filho

Rodrigo Constantino

O advogado Hélio Saboya Filho escreveu um artigo em O Globo hoje claramente em resposta ao meu "A esquerda caviar". Segundo o advogado, eu estaria fazendo "patrulha" ao acusar de hipocrisia os artistas e intelectuais que pregam o socialismo e defendem o voto em Marcelo Freixo, do PSOL. Diz ele:

Combinação de intolerância com anacronismo, o raso raciocínio tem a "qualidade" de atingir indistintamente esquerda e direita. Transposto para o mundo do futebol equivaleria a se proibir mulambos de torcerem pelo Fluminense e almofadinhas pelo Flamengo.

Ora, meu caro Helinho Saboya (permita-me a intimidade, o senhor pode não recordar, mas foi advogado de minha mulher em nosso divórcio, hoje felizmente desfeito), comparar socialismo e capitalismo com Fla x Flu só interessa mesmo a um lado: o socialista! Não é uma simples questão de preferência, de gosto subjetivo, como gostar mais do azul que do amarelo. Não!

É uma questão de robustez teórica e ampla, farta, infindável validação empírica! O socialismo, onde foi testado, produziu apenas miséria, terror e escravidão. O capitalismo trouxe o progresso, especialmente para os mais pobres. Portanto, quem defende o socialismo defende algo "intolerante e anacrônico", para usar os termos que o senhor imputa à minha pessoa.

Aliás, ao dar o título de "patrulha" ao seu artigo, e citar Regina Duarte durante as eleições que deram a vitória ao Lula, o senhor consegue inverter tudo! A patrulha, quem faz, é o lado de lá. A esquerda dos artistas e intelectuais que operam em coro organizado contra qualquer um do bando que não abraçar a mesma cartilha sensacionalista (e hipócrita). Pergunte ao cantor Fagner, que deu uma entrevista na Veja alguns anos atrás sobre isso.

No mais, Regina Duarte estava certa em seu alerta, ora bolas. O mensalão não te convenceu disso? O Ancinav, o Conselho Nacional de Jornalismo, a tentativa de expulsar um jornalista gringo do país por acusar Lula de "bebum", o aparelhamento de quase toda a máquina estatal, nada disso foi suficiente para lhe abrir os olhos sobre as reais intenções do PT?

Por fim, seu artigo não respondeu a principal acusação que fiz no meu: nem uma palavra sobre a HIPOCRISIA de se pregar o socialismo enquanto se vive do bem e do melhor que só o capitalismo pode oferecer? O senhor realmente não vê nada demais em defender Fidel Castro de Paris, em enaltecer a igualdade material com milhões no banco?

Nesse caso, não posso lhe ajudar muito. Entendo que advogados aprendem a enxergar ambos os lados sempre, e que defender A VERDADE não costuma ser a maior qualidade da profissão. Mas eu, como juiz isento, preciso dar meu veredicto final de forma direta: os ricos defensores do socialismo são uma cambada de hipócritas!

6 comentários:

Anônimo disse...

Os pobres também se beneficiam do capitalismo.Um pobre hoje tem mais conforto que um rico de algumas décadas atrás
TODO defensor do socialismo é hipócrita

Anônimo disse...

Bela resposta a quem tinha mesmo que ouvir. Parabéns! É isso aí!

Anônimo disse...

BRILHANTE no ÚRTIMU!!!!

Uma tática ideológica milenar é fazer-se de vitima quando tendo que encarar o combate (mesmo que intelectual), é o vitimismo, o coitadismo como estratégia. Contudo, qdo em superioridade FISICA não hesita em esmagar quem o ameace e ainda se gabar da força que possui.
Tudo vai do jeito de falar, vai da propaganda moral sempre despresando a coerencia e a lógica (varios pesos e medidas). Por exemplo, antes os atacantes se chamavam CONQUISTADORES, como se valorosos, mas mesmo ainda hje chamdndo-os grandes CONQUISTADORES, o atacante é um malvado. Tudo depende de quem ataca, de quem massacra, de quem é o ditador, de quem é o rico...SIM, tudo é RELATIVO.

O jeito de falar, demosntrando orgulho e potencia como valores ou apelando ao pieguismo clamando pela humildade e inferioridade como valores é que determina o valores, por mais que contraditorios eles valem apenas para o omento e ai a contradição se desfaz. Um rico (se artista) é um talentoso que merece sua riqueza, mas um empresáriorico é um explorador, mas se ele faz o discurso hipocrita ai é um amigo cheio de meritos sobretudo pq dá seu dinheiro aos formadores de oppinião;

A ideologia se especializou no JEITO DE FALAR, no MARKETING, no ARDIL para sustentar o PODER de uns viverem as custas de outros.

Quando as idéias de liberdade como direito inerente começaram a incomodar, clamando pela IGUALDADE NO SENTIDO DE TRATAMENTO EQUANIME por arte do PODER GOVERNAMENTAL...

A reação foi nublar a palavra IGUALDADE, que preconizava IGUALDADE ENTRE OS INDIVIDUOS para transforma-la em IGUALDADE entre aS POSSES dos individuos.
A idéia de justiça, como julgamento objetivo, foi atroprlada pela "justiça social" que nada tem com justça sendo apenas preferencia subjetiva por um estado de coisas (alegada preferencia).

Aquilo que é do governo, governates e funcionalismo, passaram a chamar de PÚBLICO, e não é. Empresass dos governantes e seus agregados, patrimonio deles de fato, tomaram a pecha de "PATRIMONIO PÚBLICO".
Os funcionarios que recebem bons ou maus salarios para pouco trabalho e sentem-se privilegiados e o são de fato, ganharam o nome de SERVIDORES PUBLICOS, mesmo as autoridades que se servem da poppulação se dizem servidores ...como servem a população? ,,,Ah servem-na explorando-a, impondo-lhe a vontade, ESCRAVIZANDO-A literalmente, já que impoem ppela força sua vontade sobre ela: "servidores" que impoem sua vontade aos "servidos"

...e assim q funciona, as palavras tem força por si só e a entonação muiito mais. Por isso as criticas as ideias liberais mais se dão atraves de caretas e histeria para demonstrar indignação, como animais que rostam para mostrar seus sentimentos e não suas razões;

O HOMEM É UM ANIMAL EMOCIONAL!!!

Anônimo disse...

Acho fantástico quando a esquerda caviar defende o socialismo. Tem que ser muito falso e cara de pau.
Governos Socialistas tradicionalmente promovem um desastre financeiro. Os socialistas quase sempre acabam com o dinheiro das outras pessoas. É uma característica deles. (M. Tatcher)
Realmente assim como Marx todo socialista é expert em conseguir viver explorando o povo, os amigos ou o sistema. Sua principal característica e conseguir viver muito bem e ganhar muito dinheiro as custas do trabalho dos outros.
São como parasitas nos intestinos.

rafernandes disse...

Rodrigo,

Vc exagera! O socialismo também livra a cara de pobretões. Veja o caso do Lulinha, estagiário de zoológico (sei lá o que fazia por lá mas pode até ter sido catador de cocô de elefante!)que, após 8 anos na cola do Pápi, se tornou um dos maiores empresários do Bananão.

Thiago disse...

Rodrigo, como me considero de esquerda mas não socialista (e sim socialdemocrata), assino mais uma vez o "dois pesos duas medidas" ao se vetar comentários discordantes mas se permitir generalizações grosseiras como algumas logo acima do tipo 'todo socialista é um hipócrita' e todo servidor público um parasita que se serve da população (e aí falo por mim mesmo e por um monte de colegas servidores públicos decentíssimos e trabalhadores). Se o seu veto evetual tem o condão de 'higienizar' o blog, como você comentou em outro post (em que discutiu com um tal Gustavo Perdomo), caberia também para os direitistas mais figadais e irrefletidos.