sábado, setembro 29, 2012

Podcast sobre Mises

Ludwig von Mises nasceu no dia 29 de setembro de 1881. Foi um dos maiores defensores da liberdade individual, e um dos gigantes da Escola Austríaca. Segue minha homenagem a ele, com meu primeiro podcast.

Podcast Mises

12 comentários:

Anônimo disse...

Só uma coisa sobre "anarquia", o experimento de "cidades privadas" em Honduras, pode mostrar que talvez o estado seja desnecessário até em policiamento e o "dono" do local(seja rua, praça, etc), decida quem contratar para segurança.

Sobre a justiça, mesma coisa, duas pessoas podem colocar um "juiz privado" para caso alguma delas quebre o contrato.

Victor disse...

Ao anonimo acima. Como ficaria se um poço de petróleo for encontrado no meio de 2 propriedades, que não assinaram nenhum contrato, ou seja, nenhum juiz tem o "direito" de julgar o "dono" ou quanto cada parte tem direito de explorar. Como resolveríamos este problema, sem uma justiça global?

Eu concordo que deixar um terceiro julgar, quando todos concordam é bom(evita mais demanda pro estado), mas precisamos também de uma justiça "genérica", pois nem todo conflito acontece quando ambas as partes assinam um contrato.

Poderia dar outros exemplos, como herança, em que a pessoa morta não deixou testamento, trabalho informal e acidentes de trânsito(seria bem raro, o acidentado, ter algum contrato com quem provocou o acidente)

André disse...

Não seria melhor ao invés de fazer o podcast fazer vídeos e colocar no YouTube?Além da imagem,o gestual e tudo mais passar muita informação e reforçar as ideias lá a audiência e divulgação das ideias são sem dúvida muito maiores.

Anônimo disse...

Eu vim postar um pedido para que o Rodrigo publique aqui um texto enviado ao Janer Cristal que ele publicou e acabei de ler.
É um dos MAIS GENIAIS, senão o mais, textos que já li, pela capacidade de síntese destacando o principal que qse ninguém menciona. O texto "MENSAGEM DE VALLEJO" é fantásticvo e merece ser repetido em todos os blogs que prezam a liberdade.
O TEXTO "MENSAGEM DE VALLEJO" ...É GENIAL.

Quanto ao Victor que comenta acima, posso dizer que também produziu uma das maiores asneiras que a especie humana é capaz de produzir.
PQP!!! um poço de petroleo entre duas propriedades????
PQP!!! ...rsrs
Como isso é possível? ...os limites da propriedade correspondem à linha que define o diametro do poço???? ...kkkkk!!!
...mil vezes PQP! ...isso é uma tolice de tamanho só possivel de sair de mentes totalmente prejudicadas. Uma forçao de barra com uma hipótese estupida, nem mesmo uma hipótese exagerada, mas burra no úrtimu!!!

Por que diabos alguém furaria um poço no limite entrer duas propriedades??? ...quá quá quá!

Ora, cada um faz seu poço dentro da sua propriedade e estamos resolcvidos, ou será que o pobre Victor acha que o poço só dará petroleo se num ponto especifico milimetricamente.
Porra Victor, assim voce até envergonha seus companheiros tontos. Tentar contrariar com algo não tão estupido, ou haverá quem diga que tal é carqacterística dos socialistas, que sem argumentos apelam para qq estupidez por serem incapazes de formular um sofisma ou uma falacia não tão estúpida.
...KKKKKKKKKK!!! ...PQP!!! Porra! poço no limite de propriedades ...quá quá quá!!!!

...Hei, voces socialistas, estão vendo oque esta canalhice é capaz de fazer com o cerebro humano???? ...Voces podem ficar igual ao Victor, se cuidem!!!! ...kkkk

Victor disse...

Ao anonimo, você pode até ter contra argumentado, um único exemplo meu, mas duvido que você responda os outros.

Se para você, quem defende o capitalismo de livre mercado e estado mínimo é socialista, ok, eu sou socialista. De qualquer forma, reconheço que o estado mínimo não é perfeito e que é difícil blindar o estado e impedir que ele se expanda.

Responda ai, como resolver casos em que há conflitos e nenhuma das partes tem relação alguma com a outra parte, sem usar de uma "justiça global".

Anônimo disse...

Vitor, se você defende o estado mínimo você é anarquista também.Como o Rodrigo é anarquista também: vocês defendem a anarquia entre países.

Eu era minarco, mas andei pensando bem, as coisas não são tão simples.
Isso de 'justiça global' sería um governo único pro mundo todo?
Meio utópico não acha? (engraçado porque é sempre os minarco que acham os anarco utópicos, mas enfim...)

Utópico até porque os poucos (países) que puderam provar da liberdade não vão querer abrir mão nem a pau
E depois se os governos em 'pequena' escala já são uma tortura, imagine um governo com poder de mandar no mundo inteiro!! Aí vai ser politicagem, suborno e propina comendo de esmola!!

Quanto à sua pergunta, se não tem nenhum poder acima, fica um problema sem solução.Mas note que qualquer que seja a anarquia, (entre pessoas ou entre países) isso vai continuar sendo um problema sem solução.

Eu acho que se existe o risco de problema pela frente as pessoas racionais vão escolher voluntariamente alguma justiça privada.Mas se o cara quiser correr o risco também é problema dele!
ntsr.

Anônimo disse...

"Só uma coisa sobre "anarquia", o experimento de "cidades privadas" em Honduras, pode mostrar que talvez o estado seja desnecessário até em policiamento e o "dono" do local(seja rua, praça, etc), decida quem contratar para segurança.

Sobre a justiça, mesma coisa, duas pessoas podem colocar um "juiz privado" para caso alguma delas quebre o contrato."


Aí ó: pode apostar: esse andou assistindo muito filme do tipo MadMax, ou aquela merda 10000ac. Polícia privada, juiz privado.Típico de mundos pós-apocalípticos (ou pré-históricos!) Em outras palavras, cada um por si!!! Esse blog é uma barato mesmo. Obrigado Constantino!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 3:59
Essa é uma velha discussão entre os libertários: estado mínimo vs anarco capitalismo
Existem muitos economistas ancap, não é coisa de filme
O mises.org.br tem mais sobre isso

Anônimo disse...

"Essa é uma velha discussão entre os libertários: estado mínimo vs anarco capitalismo"

Estado menor, ótimo. Estado inexistente é delírio. É coisa de filme sim, pós-apocalíptico. Ausência de estado levaria a aglutinações que descambariam em estado novamente. Novamente e provavelmente pior que o estado originalmente dissolvido, e depois de muito conflito de interesses (em outras palavras, depois de muito sangue). Ou vc não conhece a raça humana???

Anônimo disse...

Ausência de estado pra todo mundo, com certeza levaria.
Mas se os ancaps, e somente eles que querem muito, resolvessem se organizar e tentar o anarco capitalismo?
Na hora que uma só pessoa passasse dos limites iria ser execrada por toda a comunidade

Anônimo disse...

...e a raça humana não é tão ruim assim.Vou falar alguns exemplos reais:Na Suécia uma mãe pode deixar o bebê dentro do berço, na calçada,ir pra casa, fazer comida, e voltar e encontrar o bebê no mesmo canto.Você pode andar nas ruas tranquilo, de noite, sem medo de NADA.Se você perder sua carteira quem achar te devolve sem querer nenhum centavo.Na Inglaterra você pode comprar passagem de ônibus pra ir em pé ou sentado, o povo compra, NÃO TEM NINGUÉM PRA FISCALIZAR, e eles vão em pé mesmo assim.
Tem mil e uma outras histórias como essa, impressionantes pra gente que se acostumou com o jeitinho brasileiro...
Com essas pessoas, sim, o anarco capitalismo seria possível

Anônimo disse...

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=904&comments=true