terça-feira, janeiro 29, 2013

Santa Maria e a Guerra do Vietnã


Milton Pires

Em 1967 a Guerra do Vietnam envolvia um contingente cada vez maior de soldados americanos. A necessidade de atendimento aos feridos graves, entre eles as vítimas de queimadura e intoxicação, demandavam recursos materiais e humanos cada vez mais complexos. Os EUA construíram, na cidade litorânea de Da Nang, um hospital militar com o objetivo de atender suas tropas. Nesta época não existia propriamente a especialidade hoje conhecida como Terapia Intensiva. Foi com espanto que os médicos militares começaram a atender um número cada vez maior de pacientes vítimas de intoxicação em função do chamado “agente laranja” e outras substâncias químicas utilizadas para desfolhamento de florestas e localização dos esconderijos inimigos. As pessoas apresentavam como quadro clínico uma síndrome que envolvia, entre outros sinais e sintomas, acúmulo de líquidos nos pulmões e diminuição da capacidade de oxigenação do sangue.
Essa nova doença ficou conhecida como “Pulmão de Da Nang” e hoje, nós intensivistas, a chamamos de SARA – Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto.
Fiz esta breve introdução para dizer que é isto que pode acontecer com os sobreviventes do incêndio de Santa Maria. Mais; gostaria que ficasse muito claro a todos que este tipo de “coisa” não pode ser atendido (numa situação que envolve um número de pacientes tão grandes) com segurança em nenhuma capital brasileira. Isto ocorre porque simplesmente não há unidades de terapia intensiva em número suficiente nem respiradores artificiais para atender tanta gente.
Em meio a tanto desespero não há um só político ou autoridade da saúde com honestidade suficiente para dizer aquilo que escrevi acima. Há pelo menos quatro décadas assistimos gerações e mais gerações de secretários e ministros da saúde insistindo na ideia de medicina comunitária e prevenção. Pois bem, pergunto agora: o que nós, médicos intensivistas, devemos fazer com as pessoas que sobreviveram ao incêndio de Santa Maria? Encaminhá-las para postos de saúde? Não se constrói um hospital público em Porto Alegre desde 1970! Pelo contrário; vários foram à falência e fecharam!
Que o Brasil inteiro saiba que é MENTIRA a afirmação das autoridades de que Porto Alegre tem leitos de UTI suficientes para atender toda essa gente! A secretaria estadual da saúde pode, se necessário, comprar leitos na rede privada mas mesmo assim é muita sorte haver algum disponível. Com relação aos responsáveis por esta tragédia, deixo aqui a minha opinião – foi o poder público corrupto, negligente e incompetente, quem MATOU todos estes jovens!
É esse tipo de gente que quer entupir o  o Brasil com médicos de Cuba e do Paraguai, que manda médicos para o Haiti e que insiste em saúde “comunitária”, que agora aparece na televisão chorando e abraçando os pais das pessoas que morreram.
Termino aqui; como em toda situação de guerra, a primeira vítima de Santa Maria, assim como em Da Nang, foi a verdade – jamais esqueçam isto !

Milton Pires
Médico Intensivista
Porto Alegre – RS.

9 comentários:

O ANTIPETRALHA disse...

Ótima reflexão do Doutor Milton. O que falhou nesta tragédia foram as leis brasileiras e o principal responsável por isto é o estado, que é responsável pela criação e execução das leis. Mas dizer que é o estado o culpado é muito simplório. É preciso dar nomes aos bois. Os maiores responsáveis são os políticos petralhas, sobretudo a Dilma e o Lula, que estão no controle de tudo há dez anos e, ao invés de terem expulsado os políticos do atraso (Sarney, Maluf, etc.), entregaram tudo a eles.

http://oantipetralha.blogspot.com.br/

O ANTIPETRALHA.

Clovis disse...

Excelente análise

Anônimo disse...

Bom desabafo, mas esse é mais conpleto: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/a-licao-de-buenos-aires-ensina-como-interromper-a-contagem-regressiva-para-outro-massacre-disfarcado-de-acidente/

E agora? No Brasil tudo vai continuar a mesma maravilha, até o final dessa semana a depravação moral reinante aqui vai esquecer tudo, mas não dá pra esquecer q até a Argentina foi diferente de nosso cocô habitual.

Anônimo disse...

politização da tragédia é foda. querer utilizar uma tragédia para criticar os inimigos é foda. os culpados são o setor público, que foi ausente na fiscalização, e a ganância dos donos da boate. criticar somente um deles, é proselitismo político

O ANTIPETRALHA disse...

"(...)os culpados são o setor público, que foi ausente na fiscalização, e a ganância dos donos da boate. criticar somente um deles, é proselitismo político"

Concordo. Eles devem responder por isso e, se as leis fossem melhores, a punição provável, de 1 a 3 anos de detenção (homicídio culposo), seria maior. Mas quem deu condições para que essa ganância acontecesse? Os donos da boate não vivem numa bolha e, se houvesse leis rigorosas e elas fossem cumpridas, a tragédia não teria acontecido. Lula, Dilma e seus amigos, que controlam o país há dez anos, devem prestar contas, sim. Aprovam centenas de Projetos de Leis e PECs inúteis, mas não aprovam leis relevantes para o país.

http://oantipetralha.blogspot.com.br/

O ANTIPETRALHA

RivasRevoluta disse...

E os donos da boate, que colocaram isolante acústico inflamável (por ser mais barato que o isolante que não propaga fogo) depois da vistoria, que rebaixaram o teto pra reduzir o barulho, sem autorização, que substituíram os extintores por outros vazios depois que a última vistoria emitiu notificação de irregularidade, que lotaram a casa ao máximo, esses não têm culpa alguma. Muita incoerência pra um texto.

Quem estaria no resgate, helicópteros privados? Bombeiros privados? Hospitais privados? Pra depois cobrarem os olhos da cara pelo serviço às famílias? Seriam apenas abutres esperando que cada vez mais tivessem tragédias como essa, afinal, como lucrariam?

razumikhin disse...

"[...]Com relação aos responsáveis por esta tragédia, deixo aqui a minha opinião – foi o poder público corrupto, negligente e incompetente, quem MATOU todos estes jovens!"

O poder público, no Brasil, é tudo isso mesmo que foi escrito no post e está em destaque aí em cima e mais algumas coisas, mas houve causadores materiais da tragédia em Santa Maria.
Não se mais pode dizer que a culpa pelo crime não é do seu autor, mas de toda sociedade. Isso seria repetir o mantra politicamente correto dos socialistas e quetais que o impõem ad nauseam aos nossos ouvidos para criar as condições ideais da implantação da revolução socialista.
Basta dessa merda.

Anônimo disse...

O pior de tudo, é que temos que esperar uma catástrofe dessas acontecer para que as autoridades iniciem as "fiscalizações" e cobranças. Obrigações que rotineiramente já deveriam estar sendo feitas !
Além disso, como bem colocou Dr. Milton, qual o investimento que fazem no serviço público? Nenhum, somente quando se beneficiam com percentuais sobre as compras. Nesse momento alguém pensa na população? Não , somente em seus bolsos.... Infelizmente esse é nosso país e nossos governantes!

Roberto disse...

Todos sabem que a solução para a interiorização medica e a criação de uma carreira medica, com progressão, educação continuada e remuneração compatível com a vista no poder judiciário, lembrando que a formação medica e maior que a judiciaria e a responsabilidade pelos atos é imediata. Trazer pseudo medicos que cursaram péssimas faculdades sem vestibular, indicados por critérios político ideológicos, que nao passam na simples prova de revalidação, é engodo à sociedade brasileira. Especialidade donhovernonpopulista e demagogo. E somos recordistas em faculdades de medicina, 197, uma vergonha, só perdemos para a Índia com população muito maior. E vem falar que faltam medicos???