segunda-feira, abril 23, 2012

Epidemia carcerária

Meu artigo para o OrdemLivre.org de hoje fala sobre o fracasso da guerra contra as drogas. O consumo cresce sem parar, concomitantemente à população carcerária. Está na hora de repensar o melhor jeito de lidar com o problema das drogas.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vamos liberar numa terra de analfabetos que não sabem cuidar da própria vida?

Rodrigo Constantino disse...

E vc acha que este governo, eleito por este mesmo povo analfabeto, cuida melhor dele?

Pela sua lógica vc deve ser contra o sufrágio universal...

Anônimo disse...

Sou outro anônimo, mas estou de acordo com o primeiro. Se eu sou contra o sufrágio universal? Totalmente. O cara pra votar deveria ter um mínimo de QI e/ou estudo. Nesse caso, um governo péssimo, corrupto, ineficiente como esse não se manteria no poder. Mas o tal sufrágio universal vai nos manter nesse subdesenvolvimento por tempo indeterminado. Sobre a sua reclamação contra a luta contra as drogas, parece um cara vendo outro tentar apagar um incêndio com pouca água, sugerindo jogar gasolina prá ver se funciona!

Ivan disse...

Liberando ou não, um ponto tem que ficar claro, o usuário e o traficante são iguais, as duas faces da mesma moeda. Se liberar o consumo tem que liberar a venda. Ridículo é essa política de que o traficante é o diabo encarnado e o usuário é um anjinho que foi enganado pelo traficante capitalista que só visa o lucro. Obviamente a produção/plantio das drogas também tem que receber o mesmo tratamento.

Anônimo disse...

A pessoa ter um mínimo de QI ou estudo para poder votar me parece uma idéia paternalista.
As pessoas teriam que fazer uma espécie de "enem" para serem "aptas" a votar?
O ideal (e justo) seria aplicar o voto facultativo no Brasil.Assim só votaria quem tem algum interesse por política (e não por "dever cívico").

Sobre as drogas, na minha opinião deveriam legalizar a produção, consumo e venda de drogas leves como a maconha (copiando o modelo holandês) e endurecer a pena para quem vende drogas como o crack e oxi.

Apesar de ser o grande financioador do tráfico de drogas, não vejo sentido em punir criminalmente o usuário, já que se trata de uma questão de saúde pública e não de polícia.

Anônimo disse...

'E vc acha que este governo, eleito por este mesmo povo analfabeto, cuida melhor dele?'

Claro que não, nem eu acredito na democracia das antas, como outro leitor aqui resumiu perfeitamente.

Anônimo disse...

Mas não sei se QI ou estudo fariam diferença.Uma pessoa pode ser inteligente e ter más intenções mesmo assim.
Só sei que com certeza democracia é no máximo no máximo só a ditadura da maioria.Ainda mais uma democracia de antas.