segunda-feira, abril 09, 2012

Ibovespa não sai do lugar


Rodrigo Constantino

O Ibovespa, perto dos 62 mil pontos, volta ao patamar que atingira em maio de 2007. Ou seja, 5 anos oscilando muito, mas sem sair do lugar, em valores nominais! A inflação acumulada no período, medida pelo IPCA, foi de 30%. Em outras palavras, o investidor que comprou o índice de ações brasileiras naquela época e carregou a posição já perdeu quase 30% em termos reais, sem falar do elevado custo de oportunidade (CDI).

O mercado tem sido favorável ao trader que opera esta volatilidade, ou ao stock picker que seleciona bem os ativos e encontra alfa. Mas, em geral, a bolsa não se mostrou um bom investimento nos últimos anos. E, no que depender deste desgoverno, é bom não nutrir tantas esperanças em relação aos próximos anos também...

Neste artigo publicado no jornal Valor, comentei este fenômeno e concluí:

A bolsa brasileira tem sido veículo bom apenas para especuladores ágeis ou aqueles que sabem garimpar muito bem os ativos. Para o típico investidor médio, que compra as "blue chips" e "casa" com elas, tem sido puro sofrimento. O CDI tem dado um banho no Ibovespa, graças basicamente ao governo.

Infelizmente, nada mudou desde então.

4 comentários:

Anônimo disse...

'u ao stock picker que seleciona bem os ativos e encontra alfa'

O que é alfa?

Rodrigo Constantino disse...

De forma resumida, aquilo que o investidor consegue obter acima do mercado, por seleção de ativos. O beta, ao contrário, seria o retorno extra por correr MAIS risco, como alavancagem, por exemplo.

André disse...

Rodrigo,vc usa algum tipo de análise de gráfico nos seus investimentos ou especulações (se é que as tem)?Abraço

Rodrigo Constantino disse...

Só como auxílio, tal como uma termômetro. Mais para níveis importantes do que para contagem de Elliot e coisas do tipo.