quarta-feira, abril 04, 2012

Chega de pacotes!


Rodrigo Constantino

O governo Lula-Dilma anunciou seu oitavo pacote desde 2008, com o intuito de estimular a indústria nacional. Trata-se uma vez mais de medidas paliativas, pontuais, que partem da premissa de que o governo é capaz de selecionar, de cima para baixo, quais são os vencedores e os perdedores na economia. Alguns setores vão receber verdadeiros presentes, enquanto outros terão impostos aumentados para pagar parte da conta.

O BNDES terá aporte de mais R$ 45 bilhões, e deve reduzir a taxa de juros cobrada. Dependendo do setor, o prazo do financiamento será estendido para 120 meses, com taxa de apenas 5%. Ou seja, taxa de juros reais NEGATIVA! Eu também quero pegar dinheiro emprestado pagando juros abaixo da inflação! Eu e a torcida do Flamengo. Mas claro que apenas uma meia dúzia de grandes empresários terá acesso a esta molezinha. É sempre assim no capitalismo de compadres.

O que ameaça de fato nossa indústria? Qualquer economista sabe a resposta. São os velhos e conhecidos gargalos de nossa economia. O país possui mão de obra com baixa qualificação e produtividade. A infraestrutura é caótica. A carga tributária é absurda e complexa, fazendo com que uma média de 2.600 horas sejam necessárias apenas para pagar os impostos. As leis trabalhistas são anacrônicas, datam da Era Vargas com inspiração fascista, concedem privilégios demais e engessam o mercado de trabalho. E, last but not least, o custo do capital ainda é alto em relação ao resto do mundo.

Aqui é preciso dedicar algumas linhas. Por que o custo do capital é alto? Por que banqueiros são gananciosos? Ora, eles são gananciosos no mundo todo! Nossa taxa de juros é alta (e já nem é tão alta assim quando descontada a inflação) porque o governo gasta demais. Nosso Leviatã torra quase 40% do PIB, não deixando muito espaço para a poupança privada. Com estoque menor de capital poupado, claro que o preço deste capital tende a subir. Além disso, o BNDES empresta mais de R$ 150 bilhões por ano a taxas subsidiadas, fazendo com que a taxa de juros do restante da economia tenha que ser maior, para não gerar ainda mais inflação. Em suma, o custo do capital é elevado por culpa do próprio governo!

Mas pergunta se a presidente Dilma pretende fazer alguma reforma estrutural. Pergunta se este governo vai cortar gastos públicos de forma séria. Claro que não! Logo, resta apelar para "pacotes" inúteis, que beneficiam alguns "amigos do rei" enquanto afetam o restante de forma negativa. O governo não cria recursos do além. Para ele conceder privilégios, ele antes precisa tirar de alguém. Alguma dúvida de onde sairá o dinheiro? Basta olhar para seu próprio bolso, leitor.

Este é um governo protecionista, desenvolvimentista, que abraçou com vontade o modelo de capitalismo de estado, que concentra poder excessivo no governo central. A turma que está no poder parece realmente acreditar que pode selecionar vencedores e perdedores por decreto, de forma eficiente. Não pode! Todo modelo capitalista de estado fracassou, e não será diferente desta vez. Ele está sempre fadado ao fracasso. O planejamento central não funciona. A economia de mercado sim! E este governo petista está matando o que resta de livre mercado no Brasil.

A imagem que vem à cabeça com estes pacotes frequentes é daqueles desenhos animados antigos, em que o sujeito tentava estancar um vazamento com a mão direita, depois outro vazamento com a mão esquerda, depois com o pé direito, o pé esquerdo, até faltar membro para impedir o estouro geral do duto. É um governo medíocre, incapaz de compreender o funcionamento adequado da economia. É um governo arrogante, que tem a pretensão de controlar a economia de cima para baixo. Mas, como o cobertor é curto e as reformas não são feitas, quando o governo ajuda um companheiro industrial, ele tira de outro lugar, prejudicando o país como um todo.

Se o governo Dilma quer mesmo ajudar, então chega de tantos pacotes!

27 comentários:

Anônimo disse...

Do alto dos meus mais de 60 anos e mais de 40 de vida economica ativa aprendi que toda vez que o governo fala em pacote, lá vem merda... e a economia está mal. Daí precisa de outro pacote para consertar os estragos do primeiro e depois outro e quando se olha o caos está implantado e aí só se fala em década perdida e por aí vai.
Já foi dito que bebidas, água, refrigerante, cerveja etc vão ter uma carga maior de imposto por conta desse pacote, logo o preço vai aumentar, então a inflação aumenta, consequentemente todo o resto aumenta, os pelegos fazem greve para aumentar o salário, a gasolina aumenta, o povo fala em carestia, o pobre fica cada vez mais pobre e de pacote em pacote a hiperinflação e a stagflação chega num piscar de olhos. Culpa-se as elites e começa a revolução do proletáriado e implanta-se uma ditadura comunista com o chefe da quadrilha como Grande Lider!
Gramsci aplaudiria de pé as manobras do PT nos últimos 20 anos. Alunos aplicados!

Abreu disse...

Estamos precisando é de uma reforma tributária!!

Kleiton disse...

E o pior é ler q a presidenta está com 70 e poucos por cento de aprovação... Estamos nos afundando cada vez mais no buraco, e dona Dilma - ECONOMISTA!!! - só ajuda a afundar mais.

Não quero nem ver o que nos aguarda nos próximos 2 anos de gestão PTista.

Bruno Tôrres de Melo Rêgo. disse...

Perfeito! Só uma correção, o Governo Dilma começou em 1º Janeiro de 2011 e não em 2008.

Anônimo disse...

Agora para fechar o pacote foi anunciado credito farto e facil com juros baixos pelo banco do governo (banco do Brasil). Vai ser uma super farra de consumo! Foi o tiro de misericordia! Deus tenha piedade de nos.

Anônimo disse...

Bruno

Contribuição inteligente a sua. Senti que estava faltando exatamente isso neste espaço. (Ironic mode on)

Anônimo disse...

Até parece os anos de ouro do Brasil em que a cada semana um pacote (ou embrulho) diferente e cortava-se também tres zeros na moeda( e tome cruzado, cruzado novo, cruzeiro, cruzeiro novo) e lá vai o brasil descendo a ladeira....

márcio disse...

Sobre redução do gasto público, o governo aprovou o fundo de pensão do servidor público. E não li nenhum comentário seu sobre isso. E sobre a legislação trabalhista : quais os direitos deveriam ser extintos ?

Rodrigo Constantino disse...

Márcio, aprovou o fundo, parabéns, mas é MUITO pouco. E mais: os gastos públicos têm AUMENTADO! Logo, elogiar o que exatamente? Um governo gastador e irresponsável? Não, obrigado.

Flexibilizar leis trabalhistas, ou seja, retirar os poderes fascistas das centrais sindicais e permitir maior flexibilidade entre patrão e empregado.

Vc pode achar que salário mínimo, férias remuneradas e tantas outras "conquistas trabalhistas" são ótimas, mas isso só porque não entende de economia. Pois se entendesse, saberia que o salário depende da produtividade do trabalhador, e como este será dividido é que depende das regras do governo. Além disso, temos uns 40% da mão de obra na informalidade, POR CAUSA dos encargos que chegam a 100% do salário!

Tenho vários artigos sobre isso. Se vc REALMENTE tiver interesse no assunto, deixando sensacionalismo e demagogia de lado, então basta procurá-los e verá que máfias sindicais não ajudam trabalhadores, apenas sindicalistas.

márcio disse...

Pela primeira vez eu leio um economista liberal com uma proposta concreta de reforma trabalhista. Então vc defende o fim do salário mínimo, das férias remuneradas e de outras conquistas. Pelo menos vc tem coragem de dizer. Eu sou contra a sua proposta e entendo sim de economia. Essa tese neoclássica que salários dependem da produtividade marginal do trabalho é um pouco antiquada e utópica. Há determinadas funções que vc não tem como medir a produtividade. Principalmente no setor de serviços. Qual a produtividade de um porteiro ? telefonista ? vigilante ? Não tem como medir. E sobre as férias remuneradas ? Será que o trabalhador não tem direito a um descanso ? Imagine os lugares que vivem de turismo ? Iriam falir, porque ninguém mais iria passar férias nesses lugares (somente os milionários). Já pensou nessa situação ? Eu defendo uma flexibilização na promoção desses direitos : em vez de limitar a divisão das férias em duas vezes, pequenas empresas poderiam dividir em várias parcelas. E isso poderia se estender ao 13°. Mas sou contra a extinção desses direitos. É a minha opinião e respeito a sua opinião. Só queria conhecer as medidas concretas da sua reforma trabalhista. Os liberais são abstratos nisso. Talvez seja medo da opinião pública.
abs

márcio disse...

E sobre a alta informalização no nosso mercado de trabalho, vemos que crescimento econômico resolve esse problema. A informalização diminuiu sem nenhuma reforma trabalhista. O segredo : melhor período para o mercado de trabalho na nossa história recente. Contra fatos não se briga

Rodrigo Constantino disse...

Márcio, não, vc definitivamente não entende nada de economia!

Salário não depende de produtividade? Depende DO QUE então? Vc acha que porteiro na Suíça ganha mais que no Brasil porque lá há mais proteção?

Acorda! Seu discurso é populista e demagógico, mas para o público do meu blog isso não pega. Talvez para discursos inflamados do PT em passeatas, para funcionários públicos, etc.

O Brasil é CAMPEÃO de "conquistas trabalhistas". Vc entendeu? Campeão! Nossos encargos chegam a 100% do salário! Por que sempre tivemos metade do pessoal na informalidade? Responda isso sem fugir. O QUE MUDOU?

Houve alguma redução, e isso se deve ao crescimento impulsionado pela China e crédito. Ou seja, insustentável. Tanto é que já começa a virar.

Americanos não possuem férias remuneradas, alemães, suecos, dinamarqueses e tantos outros não possuem salário mínimo, NINGUÉM tem tantas "conquistas", e no entanto temos salários médios muito inferiores. Como vc explica isso, se não pela baixa produtividade?!

Márcio, eu juro que começo a ficar MUITO desconfiado que vc é um petralha infiltrado aqui. Vários já tentaram poluir o debate no passado, e muitos foram descobertos. Voltavam com nomes novos.

Se vc não consegue entender o mais básico de economia, então só me resta concluir que deve estar a soldo do PT por aqui. Acertei?

márcio disse...

Rodrigo
Primeiramente, muita calma. Não entendo o nervosismo.
Primeiro, informalidade no mercado de trabalho não é uma característica brasileira. Todos os países subdesenvolvidos possuem uma alta informalização. Pela sua lógica, o Brasil é o país que tem a maior "proteção para os trabalhadores". Então seria o de maior informalização. Mas não é o único e não o maior.
Sobre as legislações trabalhistas no mundo, há legislações muito mais generosas do que a nossa, principalmente na Europa.
Nosso salário mínimo é um dos menores da América Latina.
Sobre o porque da nossa informalização ser alta , já falei. Foram duas décadas de estagnação econômica. Isso afeta o mercado de trabalho. É só vc perceber que a informalização está caindo ao mesmo tempo que o mercado de trabalho está aquecido. Será somente coincidência ?
E por último, vc errou. Não sou pago pelo PT. Só quero debater. Há algum mal nisso ??? Será que tenho que concordar sempre com vc ?

márcio disse...

Sobre salários e produtividade. Se o salário fosse sempre igual à produtividade, não haveria diferença no aumento do salário e nas estatísticas da produtividade. O que mais se vê em jornais de economia são estatísticas de aumento do salário na economia e de aumento de produtividade. Se são iguais, porque diferentes estatísticas ? E isso no mundo todo. Na fixação dos salários, entra relação entre demanda e oferta de trabalho, questões culturais, nível geral de preços, crescimento econômico. É muito mais complexo do que o mundo pensado pelos economistas neoclássicos do século XIX.
E a pergunta que não quer calar : como uma pequena empresa mede a produtividade de seu trabalhador ? de um entregador de pizza ? de um porteiro ? telefonista ? e por aí vai !!!!

Rodrigo Constantino disse...

"Sobre as legislações trabalhistas no mundo, há legislações muito mais generosas do que a nossa, principalmente na Europa."

Qual?

Rodrigo Constantino disse...

"Será que tenho que concordar sempre com vc ?"

Não, mas seria muito bom vc apresentar argumentos e fatos, e não apenas sensacionalismo barato e demagogia.

Rodrigo Constantino disse...

"como uma pequena empresa mede a produtividade de seu trabalhador ? de um entregador de pizza ? de um porteiro ? telefonista ? e por aí vai !!!!"

O QUE??? Vc está me dizendo que não é possível medir se compensa ou não pagar X para um entregador de pizza ou Y para outro? Sério mesmo?!

O salário depende da produtividade, isso é BÁSICO! E da oferta de demanda, claro! Mas a riqueza dos trabalhadores está diretamente ligada a produtividade. Explica de uma vez por todas porque o operário brasileiro ganha tão menos que o alemão! Será porque os empregadores aqui são malvados? Será porque o governo aqui é MENOS camarada?

Fala sério, Márcio! O nervosismo vem da sua completa incapacidade de compreensão de coisas básicas em economia. Isso cansa...

márcio disse...

As legislações trabalhistas na Itália e Espanha são bem generosas. Na Espanha , a sesta é cultural.
E nessa reportagem, aparece os "melhores lugares do mundo" para ser desempregado. tudo na Europa.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.forbes.com/2008/06/27/unemployment-benefits-world-forbeslife-cx_mw_0627worldunemployment.html

São fatos e argumentos, e não demagogia e sensacionalismo barato, apesar de não entender o por que de me acusar disso. vai ver vc é acusado disso e resolveu descarregar em mim.

márcio disse...

Operário brasileiro vai ganhar menos do que o alemão por um motivo simples : a Alemanha é um país desenvolvido e o nosso não. Seria estranho se fosse o contrário. Isso é óbvio. Vc acha que o trabalhador chileno ganha mais do que o alemão ?

márcio disse...

Vc acha que o trabalhador chileno ganha mais do que o alemão ? Claro que não.

Rodrigo Constantino disse...

Itália e Espanha? Bons exemplos! Em que mundo vc vive??? hehehe

A Espanha está com mais de 40% de desemprego entre os jovens!!! Só faltou vc citar a Grécia... hehe

A Itália precisa urgentemente de reformas trabalhistas para melhorar sua competitividade. O país não cresce há uma década, e tem 120% do PIB em dívida pública. A economia está engessada, as máfias sindicais são poderosas e até já mataram gente que falou em reforma trabalhista.

Márcio, vc é um piadista!

Rodrigo Constantino disse...

"Operário brasileiro vai ganhar menos do que o alemão por um motivo simples : a Alemanha é um país desenvolvido e o nosso não."

Uau, que ótima resposta! E POR QUE isso? Ah, porque o governo lá deve ter decretado isso! hehe

Márcio, um alemão PRODUZ muito mais valor que um brasileiro. Logo, seu salário TEM que ser maior! Não se aumenta o salário por decreto.

Pergunta de economia básica para vc: se aumentar o salário mínimo não gera mais informalidade e desemprego, então por que não colocá-lo logo de uma vez em R$ 10.000? Responda...

Rodrigo Constantino disse...

"Vc acha que o trabalhador chileno ganha mais do que o alemão ? Claro que não."

Mas o chileno produz MENOS que o alemão, ora bolas! E mais que o brasileiro!

O que vc ainda não entendeu?

Rapaz, esquece seu professor marxista por um minuto, e vamos PENSAR um pouco, ok?

samuel disse...

Sobre o pacotaço de hoje, vou transcrever (sorry, my source is in English) o parecer do 2. Gustavo Franco, Brazil’s former Central Bank president

“The resort to protectionism is unfortunate. It is not only unjustified but it is also inconsistent. The solution to a foreign exchange bonanza is to spend the surplus dollars in the most useful manner. This is the worst possible time for policies like substituting imports by increasing domestic content, for example. That would make sense, albeit with restrictions, on currency board restrictions. The situation we have today is exactly the opposite. There is no war, no currency crisis, or anything. The authorities seem not to be familiar with the real issues. ”

samuel disse...

Para o Márcio ler: http://www.nivaldocordeiro.net/esperando2012
O programa social-democrata é uma mentira política escorada por uma falsa ética, que premia desocupados e penaliza quem trabalha. Seu abandono envolve reduzir abruptamente o Estado e seus clientes. Haverá choro e ranger de dentes

samuel disse...

Para o Márcio se informar: Veja o que ocorre na Espanha quando as medidas protecionistas ao trabalhador, salário mínimo, Justiça do Trabalho, Sindicatos controladores etc...
“A S&P fez o rebaixamento da nota de credito espanhola em dois graus nesta sexta-feira. Anunciou aí uns 30% de chance de haver novo rebaixamento em 2012 ou 2013 caso uma das seguintes condições se verifique:
1- As leis trabalhistas não flexibilizem o mercado de trabalho. Como a Espanha tem 22% de desempregados, flexibilização maior somente poderá ocorrer se... a policia começar atirar para matar.
2- O déficit público não seja controlado. Segundo a agência, austeridade pouca e' bobagem.
3- Os bancos espanhóis requeiram ajuda adicional.
http://blogdoklebers.blogspot.com.br/

márcio disse...

Na Alemanha existe aviso prévio, 13° salário e férias remuneradas de 30 dias. lembra algum país ?