sexta-feira, abril 17, 2009

Lula no South Park



Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

O presidente Lula, mais conhecido como “o cara”, fez uma ponta especial no novo episódio do South Park, desenho irreverente com enorme audiência nos Estados Unidos. O South Park é conhecido por seu humor negro que não poupa alvos, desde a esquerda festiva até os conservadores religiosos. Em entrevista para a Reason Magazine, os criadores do desenho, Matt Stone e Trey Parker, reconheceram ser “libertários”. No novo episódio “Pinewood Derby”, o alvo principal são os governantes mais importantes do mundo: os membros do G-20.

Um alienígena aparece na Terra alegando ser um fugitivo intergaláctico, cheio de dinheiro roubado. Ele acaba sendo morto, e o dinheiro é distribuído entre os líderes dos governos, que mentem para a polícia espacial. O governo mexicano começa a gastar muito, chamando a atenção da polícia. O governo da Finlândia resolve revelar tudo, e o país acaba sumindo do mapa, alvo de ataques nucleares do mundo todo. Uma enorme rede de mentiras vai envolvendo o mundo todo, e o fim – manter o dinheiro roubado – acaba justificando quaisquer meios.

Ocorre que tudo não passava de um teste para verificar se os terráqueos estavam aptos a participar de uma federação intergaláctica. Naturalmente, falharam. Ainda tiveram que escutar a lição básica de economia do policial alienígena, pois se sentiram mais ricos apenas por colocar a mão numa montanha de papel sem valor, dinheiro espacial sem lastro concreto algum. Essa lição, por sinal, costuma ser bastante ignorada por muitos economistas, incluindo alguns com Prêmio Nobel, especialmente em tempos de crise como esse.

Em resumo, eis a estréia de Lula no desenho mais famoso americano: faz uma ponta insignificante; quando aparece é para mentir sobre o destino do dinheiro, alegando não saber de nada; e ainda acha que o mundo fica realmente mais rico apenas por ter acesso a uma pilha de papel sem valor.

2 comentários:

samuel disse...

Esses humoristas do South Park parecem conhecer Lula:
1.quando aparece é para mentir alegando não saber de nada; e
2.ainda acha que o mundo fica realmente mais rico apenas por ter acesso a uma pilha de papel sem valor.
Uma interpretação melhor do que aquela que vi no noticiário da Globo hoje (glorificando a participação de Lula)

Morena Flor disse...

Poxa, tô louquinha p/ ver esse episódio, longa vida ao South Park!

ahuehauehauheuaheuaheuahe xD



;)