sexta-feira, setembro 16, 2011

Assédio dos importados


Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

Em mais uma medida totalmente absurda, sem pé nem cabeça do ponto de vista econômico, o governo Dilma decidiu elevar o IPI de veículos importados. Os preços poderão subir até 28%, penalizando os consumidores brasileiros. Argumenta-se que a intenção é proteger os empregos nacionais. O ministro Guido Mantega afirmou que o Brasil “passou a sofrer o assédio da indústria internacional”. Segundo ele, existe “o risco de exportarmos empregos para o exterior”.

O governo Dilma deixa cada vez mais evidente seu ranço mercantilista. Estas falácias econômicas já foram devidamente refutadas desde o século XVIII. Mas os brasileiros nunca aprendem! Não bastou a “Lei da Informática” para convencer esta gente dos males do protecionismo. Não bastou o país ser obrigado a comprar carroças ao preço de Ferrari antes da abertura comercial. A experiência nunca basta por aqui. É preciso insistir no erro até seu custo ficar alto demais para ser suportado.

Na lógica de Mantega, há muito mais que ser feito para “proteger” os empregos domésticos. Somos “assediados” por eletrônicos importados, como laptops e tablets. Chega da invasão da Apple! Vamos criar reserva de mercado para a Positivo. Somos “assediados” por filmes estrangeiros, especialmente os do “império” americano. Está na hora de aumentar as cotas para cinema nacional e preservar o emprego dos cineastas engajados que fazem filmes horríveis sobre comunistas como Olga e Che. E por aí vai.

Claro que ninguém com um pingo de bom senso cai mais nesse papo de “proteger emprego local”. É história para boi dormir. O dinheiro economizado com a compra do importado mais barato não desaparece, mas é direcionado para outro setor, gerando empregos. O que se deu, na verdade, foi pura pressão do lobby das montadoras, somado ao desejo do governo de aumentar a arrecadação (cumprir a meta fiscal assim é moleza).

No mercantilismo é assim: concentram-se os privilégios e dispersa o custo entre consumidores e pagadores de impostos. Grande modelo econômico!

9 comentários:

Anônimo disse...

Fica cada vez mais claro que somos governados por retardados mentais (alem de picaretas)! Isso nao pode terminar bem...

Começo a ficar com mais medo a cada dia do que nos espera pela frente com um governo desses...

Continue firme nas suas denuncias, a unica coisa que eles nao podem nos roubar é nossa consciencia!

Abs!

Anônimo disse...

Perfeito o seu comentário, penso exatamente o mesmo.

gustavosauer disse...

Se uma taxa de 30% é bom pra economia porque protege emprego, por que parar em 30%? por que não 50, ou 70, ou 100%?

Anônimo disse...

artigo interessante sobre o assunto:
http://www.valor.com.br/opiniao/1008736/como-salvar-industria-brasileira

fejuncor disse...

O Ministro Mantega deve ter comprado um Mercedes importado no final de semana, por isso adiou a medida para hoje.

samuel disse...

Complemento à gustavosauer said... ‘Se uma taxa de 30% é bom pra economia porque protege emprego, por que parar em 30%? por que não 50, ou 70, ou 100%?”
Essa linha de solução aplicada nesse caso, nada mais é do que fazer "MORE OF THE SAME". Agora, liberdade de iniciativa, diminuir a burocracia e desregulamentar o processo produtivo, flexibilizar as relações do trabalho, diminuir os impostos, diminuir os juros bancários, prestigiar o pequeno e médio empreendedor, isso, nem falar, quanto mais fazer...
A Fiesp estimou os empregos diretos e indiretos gerados pelas exportações e perdidos via importações. O cálculo aponta que, em 2008, o comércio internacional rendia à indústria 388 mil empregos. De janeiro a junho deste ano, o resultado foi negativo em 180 mil vagas. O número acima é a soma dos dois valores.
180000/568000 = 0,3169 OU 31,69% DE QUEDA DE EMPREGOS na industria manufatureira.
ver mais em “Indústria parou de crescer há 3 anos”

GUSTAVO MIQUELIN FERNANDES disse...

A ÚNICA MANEIRA DE PROTEGER A INDÚSTRIA NACIONAL É DANDO CONDIÇÕES DE AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE, FLEXIBILIZANDO O AMBIENTE NEGOCIAL E MINORANDO A MORDIDA TRIBUTÁRIA.

QUANDO SERÁ QUE O PT VAI SE DAR CONTA DISSO?

O RESTO É PURO ARTIFICIALISMO PARA FAZER CAIXA PARA O GOVERNO

Aprendiz disse...

"QuaQUANDO SERÁ QUE O PT VAI SE DAR CONTA DISSO?"


Petistas não tem de ser convencidos. Tem de ser desmoralizados e vencidos.

GUSTAVO MIQUELIN FERNANDES disse...

O PROBLEMA, APRENDIZ, É QUE, PENSO, A QUESTÃO VIROU ALGO ULTRAPARTIDARIO, EM QUE O PROBLEMA JÁ NAO MAIS PERTENCE A ESSE OU ÀQUELA SIGLA PARTIDÁRIA, E SIM A TODA A POPULAÇÃO.

EXIJAMOS A CABEÇA DESSES OTÁRIOS COM CURSO TÉCNICO DE ECONOMIA, OU, ESTAREMOS FADADOS A VER ESSA GRANDE NAÇÃO SUCUMBIR.