sexta-feira, setembro 02, 2011

A volta dos que não foram


Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

Hoje se inicia o IV Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores. Segundo noticiado pela imprensa, o PT rediscutirá o projeto defendido por Franklin Martins para a “democratização da imprensa”. Apertando a tecla SAP, temos a seguinte tradução: controle dos meios de comunicação. Alas importantes e até mesmo majoritárias do partido nunca conseguiram abandonar este velho ranço stalinista.

A recente matéria de capa da revista VEJA, mostrando o “quartel” das articulações de José Dirceu num hotel em Brasília, foi o pretexto perfeito para o resgate do assunto. Este sombrio personagem da política nacional, acusado de “chefe de quadrilha” pelo procurador-geral da República, continua atuando com incrível desenvoltura e poder nos bastidores de Brasília. Fazer uma reportagem sobre isso é escandaloso demais. Onde já se viu a imprensa tentar realizar seu trabalho investigativo, levantando parte do manto que oculta as podridões da política?

O “bunker virtual” do PT entrou em ação ainda no final de semana em que saiu a matéria. Na segunda-feira seguinte, minha caixa postal já contava com uma dezena de artigos “isentos” indignados com a postura da VEJA. O “spam” destes personagens fictícios criados pelo PT para inundar os emails dos “formadores de opinião” mostra não apenas falta de educação, mas também o tipo de jogo sujo que esta turma está disposta a fazer. Isso sem falar dos blogueiros mais famosos e totalmente “chapa-branca”, que não têm qualquer vergonha na cara. O PT embrulha o estômago de qualquer pessoa decente.

No “Blog da Dilma” (http://dilma13.blogspot.com), consta que o texto-base da resolução política que o PT aprovará no seu IV Congresso “defende a extinção do Senado Federal e a adoção do sistema unicameral no âmbito da reforma política”. Não sei se a informação procede, mas não fico surpreso se for verdade. O fato é que estamos vendo a volta dos que não foram embora jamais, aqueles “petralhas” que ainda louvam a ditadura cubana e sonham com a “revolução bolivariana” no Brasil. Uma praga que infelizmente se espalhou pelo país todo...

6 comentários:

alexandre disse...

sinceramente não vi nada demais nessa reportagem. o cara é um alto dirigente do pt e se reuniu com ministros e deputados petistas. e até um político da oposição se encontrou com ele. o roberto jefferson foi cassado mas tem influência no ptb. O valdemar costa netto tem influência no pr. o zé dirceu ainda tem influência no pt ! isso não é crime. tanto é verdade que outros órgãos de imprensa (globo, folha de sp, estadão) nem deram bola para a reportagem. não sou petista mas acho que essa reportagem foi um pouco sensacionalista(é um pouco ridículo isso mas com a polarização hoje na internet, se vc critica a revista veja vc é tachado logo como petista). mas isso não desabona as reportagens anteriores da revista veja que derrubaram ministros corruptos. aliás, criticar uma revista não significa ser a favor da censura.

Rodrigo Constantino disse...

Alexandre, criticar uma revista não tem problema; falar em "democratização da imprensa" sim. É autoritarismo puro. Ou vc quer negar que alas do PT pretendem justamente CONTROLAR a imprensa?

alexandre disse...

Até acho que algumas alas do PT querem controlar a imprensa. Mas temos que ser realista. A revista veja utilizou ´métodos ilegais para obter a reportagem . E isso foi testemunhado pelo hotel e por funcionários de lá. É idêntico ao que houve na operação satiagraha contra o Dantas. O dantas é bandido como o zé dirceu é. Isso não discordo. Mas foram utilizados métodos ilegais contra eles. E isso na verdade acaba os favorecendo. Agora o zé dirceu posa de vítima por causa da trapalhada do repórter da revista veja. E sinceramente, por causa de uma reportagem que mostra o que todos já estão cansados de saber. A influência do zé dirceu é grande. Isso foi alguma surpresa para vc ? Para mim, sinceramente, não foi nenhuma.

breno disse...

um comentario tipico de um peteba esquedopata

alexandre disse...

esse fla X flu que virou a política nacional é um saco. no meu comentário fui claro ao chamar o zé dirceu de bandido. mas isso não importou ! criticar a veja, mesmo que num caso pontual, parece um crime ! vc logo é tachado de "peteba esquerdopata". tem que ter uma visão de mundo muito pequena um cara que pensa assim !

Anônimo disse...

Se ele é influente no PT, por que não despachou na sede do partido?

Qual o crime cometido por Veja? violação de domicilio teria ocorrido apenas se o quarto do bandido no hotel tivesse sido invadido.

Um ministro de Estado, em horario de expediente, despachar na surdina com mafioso em escritorio clandestino não tem nada demais? se fosse nos EUA...