segunda-feira, fevereiro 13, 2012

O PT e as privatizações

AÉCIO NEVES, FOLHA DE SP

Toda mudança para melhor deve ser saudada. Por isso, devemos reconhecer como positiva, ainda que com o atraso de uma década, a privatização dos aeroportos.

Porém, uma pergunta é inevitável: por que, afinal, esperamos tanto? O governo, por inércia, permitiu que se instalasse o caos nos aeroportos e só reagiu diante da aproximação da Copa, alimentando a ideia de que só age sob pressão e tem na improvisação uma de suas marcas.

Talvez isso explique terem privatizado sem exigir garantias mínimas compatíveis com operações desse porte. Pouco parece importar se há entre os vencedores crônicos inadimplentes em outros mercados ou mesmo quem não tivesse condições de conseguir financiamento junto ao mesmo BNDES, em operação de muito menor porte.

Privatizaram fingindo não privatizar e ignoraram a oportunidade de buscar contrapartidas óbvias que pudessem garantir, em um mesmo lote, a modernização de aeroportos mais e menos rentáveis. Prevaleceu a lógica do maior ágio e do interesse comercial dos grupos privados em detrimento das populações de regiões onde os investimentos serão menos atrativos.

Por tudo isso, é desleal o ataque histriônico do PT às privatizações do governo FHC. Desleal porque em nenhum momento o programa de concessões ou privatizações foi interrompido. São as leis brasileiras que obrigam o uso de concessões em determinados serviços e não a ideologia petista, como tentam fazer crer, em risível contorcionismo verbal, alguns líderes do partido.

No governo FHC também foram feitas concessões como na área de energia elétrica. Da mesma forma que nos aeroportos, ao final do prazo de outorga os ativos retornarão à União. Aliás, é exatamente o que se discute agora -a renovação ou não de outorgas concedidas naquele período.

O episódio da privatização dos aeroportos, no qual serão usados recursos públicos do BNDES e dos fundos de pensão, prática demonizada pelo PT, que neles via um mero instrumento de financiamento do lucro privado, traz à tona uma outra indagação cada vez mais comum entre os brasileiros: afinal, o que pensa e qual é o PT de verdade? O do discurso ou o da realidade? O que lutou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Proer e o Plano Real ou o que os elogia hoje?

O PT dos paladinos da ética ou o do recorde de ministros derrubados por desvios? O que ataca as privatizações ou o que as realiza? O que, na oposição, defende de forma indiscriminada todo tipo de greve ou o que, no governo, reage a elas?

No mais, vale registrar: a insistência do PT em comparar modelos de privatização é bem vinda. Até porque não deixa de ser divertido ouvir o PT discutir quem privatiza melhor.

7 comentários:

Anônimo disse...

Excelente!!
Sem mais comentários, a não ser o de que seja uma pena termos perdido a oportunidade de se privatizar integralmente, pois ficaríamos com os grandes e experientes operadores do mundo. Já imaginaram como ficariam os aeroportos? Claro que a parte operativa e de controle de tráfego aéreo deve andar junto.
Acho cedo demais para comemorar. Aguardemos!

Kleiton disse...

Em última análise, no Brasil não existe esquerda x direita, PT x PSDB, comunistas x neoliberais.

Só o que existe no Brasil hoje é situação x oposição. Partidos e políticos vão trocando os papéis de vez em quando, mas agem sempre da mesma forma quando ocupam o seu papel - seja situação, seja oposição.

rodrigo disse...

Muito se critica a filantropia por aqui. Mas veja o que o mundo civilizado e seus milionários estão fazendo.
http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2012/02/13/bilionarios-dos-eua-doam-a-filantropia-us-106-bi-ou-um-bolsa-familia/

Rodrigo Constantino disse...

Xará, não sei o que tem a ver com o assunto, mas quem critica a filantropia? Ela é um direito do indivíduo! Aliás, o rico faz melhor uso do dinheiro do que o governo quando se trata de filantropia. Além disso, mais eficiente é o rico INVESTIR o capital, em vez de apenas doá-lo. É melhor para os pobres quando ricos investem e criam riqueza e empregos. Por fim, há incentivos tributários para filantropia nos EUA, por isso tanta doação.

Tenho um artigo sobre isso no blog, se interessar.

rodrigo disse...

Xará, não tem nada a ver c/ o (ótimo) assunto do Aécio mas achei interessante comentar! Já li pelo menos uma crítica aqui sim, salvo engano indireta (vc colou um artigo de alguém que acusava o Buffet de falar em filantropia querendo só afagar o próprio ego). Agora vc quer melhor investimento que em CONHECIMENTO? Quando vc fala em "investir ao invés de doar", fica parecendo que eles estão, como o PT, distribuindo bolsa-família (peixe). Eles estão ensinando a pescar (diga-se de passagem, onde já se conhece muito melhor do ofício da pescaria do que aqui né?)

Anônimo disse...

Que bom que o PT resolveu privatizar algo, pois ele DEU a Petrobrás boliviana a Evo Morales e abriu as pernas no caso de Itaipu ao padre serial-fazedor-de- filho paraguaio

rodrigo disse...

E o PT esta prestes a dar tambem fatia da refinaria da BR em Pernambuco ao palhaço de Caracas! Ateh ontem o malandro nao havia depositado as garantias no BNDES para participar do empreendimento. E o Gabrielli sai com um discursinho politicamente correto! Eh muito sangue de barata, sem falar no achatamento do lucro da empresa no fornecimento de combustivel subsidiado para a populaçao torrar no transito caotico de nossas cidades, sem elevar a inflaçao. Crescimento de consumo de combustivel 20% e crescimento da economia de 2%. Isso só ocorre nesse nosso pais maravilhoso.