domingo, outubro 16, 2011

Tempos perigosos

Vídeo onde comento os crescentes movimentos de protesto mundo afora, cada vez mais radicais, capturando toda a indignação (em parte legítima) das pessoas contra o "sistema". Alguns culpam o capitalismo, outros Wall Street, e outros o welfare state. O fato é que este clima é propício para "soluções mágicas", revoluções que muitas vezes levam a sistemas ainda piores.

4 comentários:

alexandre disse...

Não precisa de solução mágica. É só acabar com esses ajustes fiscais draconianos (em época de recessão, ajuste fiscal é como "enxugar gelo"), decretar por uma vez por todas moratória na Grécia e quando for ajudar um banco, afastar a direção. Não fazem isso por uma questão política. Os credores e os bancos tem mais acesso ao governo do que desempregados e trabalhadores.

Anônimo disse...

Você está se alarmando à toa, Rodrigo. Esses manifestantes são os mesmos gatos-pingados dos protestos anti-globalização com alguns outros insatisfeitos.

Por mais que gritem, não vão mudar a matemática econômica. Não tem mais pra onde correr. É ajuste e ponto final.

Seria ótimo se esses "indignados" começassem a se suicidar. O mundo agradeceria.

gustavosauer disse...

Também acho que não há nada de diferente nesses protestos. São as mesmas pessoas de sempre, protestando contra as mesmas coisas de sempre (capitalismo, burguesia, wall street, globalização...). A grande diferença é que hoje temos as redes sociais que funcionam como uma espécie de midia popular. Assim, qualquer grupo de pessoas pode fazer parecer que está criando uma revolução se conseguir adeptos suficientes para juntar-se no protesto e manter o movimento vivo. É uma espécie de flashmob sem hora determinada para acabar. Os jovens adoram isso. Fazem se sentir parte de uma tribo virtuosa de revolucionários destruindo "tudo que está aí".

E quando lemos os depoimentos, percebemos o quanto os manifestantes são desprovidos de qualquer conhecimento econômico. Uns chegam a propor comunismo como solução! Seguindo as sugestões dadas, o resultado não pode ser outra a não ser mais governo, mais welfare, mais regulação e menos liberdade. Como liberal, não consigo ter simpatia por esse protesto. Por mais bem intencionados que estejam, erram totalmente o alvo. Pedem mais veneno pra resolver o envenenamento do paciente. Não é a toa que Obama declara apoio ao movimento. Ele sabe que esse tipo de movimento favorece sua agenda de intervenção.

Anônimo disse...

uma coisa é fato: essa politica de imprimir $ e dar bailout pra tudo que eh banco/empresa saqueou $ do americano medio/pobre e concentrou a renda por la... acho que a população tem motivos de sobra pra fazer um movimento e chamar a atenção para o que esta acontecendo...
mas fico mto triste de ver que sempre a esquerda acaba se 'apropriando' dos movimentos e aposto que ela vai vir com sua solução magica para o problema... mais intervençao, mais estado... foi so ver aquele filosofo comunista doido que foi la que ja tirou o pouco da esperança que tinha... alem disso as imagens que tenho visto do acampamento e do pessoal la muito me lembram as inumeras greves das universidades publicas por aqui...